Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

terça-feira, 26 de maio de 2009

DESABAFO: POR QUE AS COISAS SÃO TÃO DIFÍCEIS?

Hoje acordei de mau humor, com uma noite "maldormida" não tem quem aguente o tranco de bom humor... Parece que a cada dia que passa as coisas habituais e até a nossa rotina, vão ficando cada vez mais difíceis... É salário que não aumenta, é preço no supermercado que cada dia tá diferente e sempre maior... é o trânsito que cada dia tá mais caótico, cheio de "barbeiros", aliás, é no trânsito que vemos a maior falta de respeito com os iguais... nunca vi... em Uberlândia, então, se cai 4 pingos de chuva o povo fica doido, parece que querem sair da rua à força, mesmo que pra isso tenha que matar meia dúzia, credo!!!! É uma loucura só. Não acredita? Saia nas ruas com seu carro num dia que ameaça chuva pra ver... O povo fica louco! To dizendo... mas, enfim, isso nem é o pior...Vi no noticiário esses dias atrás que fizeram uma barbaridade com uma menina de 12 anos: o corpo foi encontrado numa lixeira da Rodoviária Municipal, os braços no Parque do Sabiá e as pernas no lixão... Gente, o que é isso? O que está acontecendo com o ser humano? Será que não é mais Humano? Não entendo, tem coisa que foge à minha capacidade de entender... Acho que nem Deus se atreve a descer mais na nossa tão querida e disputada Terra... Dizem que nada dura para sempre, mas, será que isso um dia tem fim? Vamos pensar nisso e fazer a nossa parte, só a nossa já tá de bom tamanho....
Read More

segunda-feira, 25 de maio de 2009

DICAS MUITO INTERESSANTES

Vale a pena verificar...


1. DIFICULDADE DE PERDER PESO
-O QUE ESTÁ FALTANDO: ácidos graxos essenciais e vitamina A
-ONDE OBTER: semente de linhaça, cenoura e salmão - além de suplementosespecíficos.

2. RETENÇÃO DE LÍQUIDOS
-O QUE ESTÁ FALTANDO: na verdade um desequilíbrio entre o potássio, fósforo esódio.
-ONDE OBTER: água de côco, azeitona, pêssego, ameixa, figo, amêndoa, nozes,acelga, coentro e os suplementos.

3. COMPULSÃO A DOCES
-O QUE ESTÁ FALTANDO: cromo
-ONDE OBTER: cereais integrais, nozes, centeio, banana, espinafre, cenoura +suplementos.

4. CÂIMBRA, DOR DE CABEÇA
-O QUE ESTÁ FALTANDO: potássio e magnésio
-ONDE OBTER: banana, cevada, milho, manga, pêssego, acerola, laranja e água.

5. DESCONFORTO INTESTINA L, GASES, INCHAÇO ABDOMINAL
-O QUE ESTÁ FALTANDO: lactobacilos vivos
-ONDE OBTER : coalhada, iogurte, missô, yakult e similares

6. MEMÓRIA RUIM
-O QUE ESTÁ FALTANDO: acetil colina, inositol
-ONDE OBTER: lecitina de soja, gema de ovo + suplementos.

7. HIPOTIREOIDISMO (PROVOCA GANHO DE PESO SEM CAUSA APARENTE)
-O QUE ESTÁ FALTANDO: iodo
-ONDE OBTER: algas marinhas, cenoura, óleo, pêra, abacaxi, peixes de águasalgada e sal marinho.

8.. CABELOS QUEBRADIÇOS E UNHAS FRACAS
-O QUE ESTÁ FALTANDO: colágeno
-ONDE OBTER: peixes, ovos, carnes magras, gelatina + suplementos

9. FRAQUEZA, INDISPOSIÇÃO, MAL ESTAR
-O QUE ESTÁ FALTANDO: vitaminas A, C, e E e ferro
-ONDE OBTER: verduras, frutas, carnes magras e suplementos.

10. COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS ALTOS
-O QUE ESTÁ FALTANDO: Ômega 3 e 6
-ONDE OBTER: sardinha, salmão, abacate, azeite

11. DESÂNIMO , APATIA, TRISTEZA, RAIVA, INSATISFAÇÃO
-O QUE ESTÁ FALTANDO: Dinheiro, meu filho, dinheiro.
-ONDE OBTER: Quando eu descobrir, informarei.
(por Eduardo Bighelini)

Beijos a todos.
Read More

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Mais sobre minha pesquisa com idosos do sul do Brasil...

Em depoimento colhido de um colaborador do Grupo de Idosos estudado, soubemos que a Secretaria de Educação do município procura fazer um trabalho de valorização do idoso e inserção na comunidade; com a ajuda dos professores, os idosos são convidados a participar da vida escolar de seus familiares, netos e até bisnetos, contando suas histórias e encantando as crianças com suas memórias.

A professora Orquídea (34 anos)* juntamente com seu irmão Lírio (29 anos)*, nos diz que vê este projeto de uma maneira bastante positiva.

... a história tem que ser preservada até porque o que temos hoje foi construído através de alguém, de uma formação de anos atrás e precisa dar continuidade, passando de uns aos outros e com isso mantém viva esta história. É importante valorizar a história do idoso, da sua contribuição na sociedade, e retomar a iniciativa que foi perdida de contar a história com registros da mesma. As novas gerações vão perder este conhecimento da história antiga, das tradições, é importante que se dê continuidade a isso.

A comunidade, por sua vez, em todas as entrevistas realizadas, foi unânime em dizer que apóia o projeto e que acha muito interessante os idosos terem seu próprio espaço para os encontros.

A opinião é de que se constitui num meio para valorizar a pessoa idosa, uma oportunidade de fazer com que os mesmos tenham meios de relembrar e resgatar seus valores e suas memórias. É uma maneira de aprender a ir em busca de meios para viver mais e melhor. Sugerem também que os encontros são uma forma de descontração e distração, pois muitos passam muito tempo em casa e acabam passando muito tempo sozinhos.

No tocante às vantagens para a comunidade e para os idosos, todos referem-se aos mesmos pontos: a importância de manter a história viva pois se não continuar, as novas gerações ficarão sem o conhecimento do que seus antepassados viveram, das tradições e da cultura de seu povo e mais especificamente, de suas famílias; o reconhecimento de que o idoso deve ser valorizado, e saber que eles têm muito a ensinar; a conscientização do poder público e da comunidade em geral da obrigatoriedade de zelar pelo idoso. Outro ponto de relevante importância observado foi que o idoso, com o projeto dos grupos de convivência, percebeu que tem seu espaço garantido dentro da comunidade e que além de sentir-se valorizado, aprendeu a valorizar a si, em primeiro lugar.

* Nome fictício
Read More

terça-feira, 12 de maio de 2009

Dicas e alguns truques úteis na cozinha

A seguir, algumas dicas que são sempre úteis na cozinha dos cozinheiros iniciantes e também dos mais experientes....

- ALHO: Exagerar no alho ao cozinhar e se arrepender depois tem solução: coloque na panela alguns talos de salsinha e leve novamente ao fogo, para que o gosto do alho seja absorvido.

- BOLO QUEIMADO: Se o bolo que deu tanto trabalho queimou, não se desespere: passe um ralador de queijo côncavo na parte queimada até retirar a crosta.

- BATATA FRITA SEQUINHA: Para que as batatas fritas fiquem bem sequinhas, depois de cortadas, coloque-as em água fervendo por alguns minutinhos e, em seguida, em água com gelo. Escorra bem, frite em bastante óleo e escorra em papel-toalha.

- CHEIRO DE FRITURA: Frituras deixam um cheiro desagradável que fica impregnado na cozinha. Para remediar, coloque meia colher (chá) de canela em pó em uma frigideira seca, aqueça e deixe alguns minutos. O cheiro desaparece e o aroma de canela perfuma a casa por um bom tempo.

- PURÊ: Quando o purê fica muito aguado, basta salpicar a mistura com um pouco de leite em pó.

- CONGELAMENTO DE CREPES E PANQUECAS: Intercale-os com papel impermeável, embrulhe em um papel alumínio na quantidade que irá utilizar e congele.

- UNTAR ASSADEIRA: Em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, use aveia , farinha de rosca ou farelo de trigo. Além de saudável, o bolo adquire uma textura diferente.

- DESCONGELAMENTO DA CARNE MOÍDA: Para apressar o descongelamento da carne moída, salgue a quantidade que irá usar. O sal apressa o descongelamento.

- BANANA FRITA: Antes de fritar a banana, passe-a em farinha de trigo. Assim ela não fica encharcada na gordura.

- FARINHA DE TRIGO: Pode ser congelada para manter o mesmo sabor e qualidade. Congele na própria embalagem ou em sacos plásticos.

- FRANGO EMPANADO: Para empanar pedaços de frango sem fazer sujeira, coloque a farinha dentro de um saco plástico. Junte os pedaços de frango e chacoalhe até misturar bem.

- FRITURA: Durante o preparo de frituras, acrescente à massa 1 colher (sopa) de vinagre. Isso impedirá que a massa absorva muita gordura.

- COBERTURA DE BOLO: Uma cobertura de bolo rápida e fácil? Misture partes iguais de creme de leite e iogurte natural. Adoce com açúcar de confeiteiro.

- OVO GELADO: Quando colocado gelado diretamente em água em ebulição, racha pela diferença de pressão. O correto é colocar o ovo em água à temperatura ambiente e levá-lo ao aquecimento lento. Como referência, saiba que, no instante em que a água entrar em ebulição, um terço da clara já esta coagulada.

- CENOURA: A principal riqueza nutritiva da cenoura é o caroteno, um elemento que durante a digestão se transforma em vitamina A, muito importante para os olhos, a pele e as mucosas. Também é um alimento ótimo para regimes porque não tem gorduras. Por ser um legume tão rico, recomenda-se o consumo de pelo menos duas cenouras médias por semana.

- TRIPINHA DO CAMARÃO: Tirar a tripinha preta que envolve o dorso dos camarões não é terefa fácil , mas se você deixá-las de molho por meia hora em água fria com vinagre e limão seu trabalho será menor.

- TOMATES CONGELADOS: Congele os tomates inteiros, um a um. Depois de congelados coloque-os num saco plástico. Quando for usá-los, retire-os do freezer e com uma faca tire a pele imediatamente debaixo de água corrente. É que, assim, ela sairá facilmente e o tomate poderá ser usado para molhos e refogados.

Fonte - retirado parcialmente de www.sertaozinho.com
Read More

sexta-feira, 8 de maio de 2009

DEPRESSÃO DÁ BARRIGA!!!!

Dezenas de pesquisas comprovam: a depressão está associada ao risco de problemas cardiovasculares, como derrames e infartos.

A doença, aliás, já é considerada pelos médicos um estopim para os males que atacam o peito. E esse elo estaria relacionado aos quilinhos a mais que se instalam na região abdominal.É o que confirma um trabalho americano que será publicado na edição de maio do periódico Psychosomatic Medicine.

Mais do que constatar o vínculo entre o transtorno psicológico e as artérias entupidas, pesquisadores do Centro Médico da Universidade Rush, nos Estados Unidos, tentam explicar o mecanismo por trás dele.

Segundo Lynda Powell, que conduziu a pesquisa, a culpa seria de componentes inflamatórios produzidos pelo organismo dos deprimidos. Essas substâncias facilitam o acúmulo da gordura visceral, aquela que fica impregnada entre os órgãos do abdômen. Além disso, a depressão faz subir os níveis do hormônio cortisol, aumentando as taxas de glicose no sangue. Ou seja: muito mais gordura estocada – e risco cardiovascular nas alturas.O pior é que quem sofre do transtorno acaba entrando em um labirinto: a depressão favorece a barriga protuberante, que, por sua vez, ajuda a agravar o quadro depressivo, bagunçando o trabalho de neurotransmissores por trás do bem-estar.

O estudo foi realizado com 409 mulheres que participaram do Women in the South Side Health Project (WISH), um trabalho sobre as alterações que ocorrem no organismo feminino durante a menopausa.

Matéria de Paula Desgualdo (Revista Saúde!)
Read More

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Mais histórias da pesquisa sobre idosos de bem com a vida...

Prosseguindo com as histórias, relato mais algumas memórias dos meus queridos amigos idosos e os colaboradores da comunidade do sul do meu Brasil.

A convivência com os iguais se torna bem mais amena, fica mais fácil quando se têm os mesmos objetivos, o mesmo foco e os mesmos receios.
"A vida ficou mais divertida, a gente não ia mais a bailes, a festas e agora fica mais à vontade junto com o grupo; todo mundo é amigo... hoje em dia o contar de história se perdeu um pouco, antigamente não tinha música, tinha menos barulho e menos opções de lazer, então as histórias surgiam livremente no grupo, hoje o pessoal prefere mais a dança, a diversão e as histórias ficaram um pouco esquecidas. Mas tem muitas coisas boas que acontecem e se preservam as memórias, tem os encontros com outros grupos, de outros municípios, sempre fica na história. Nestes encontros quando visitamos outros grupos, eles vêm nos encontrar na porta e nos levam nas mesas já reservadas pra nós, eles vem com
gaiteiro e nos levam até a mesa com música, cantando e acomodam a gente nos lugares reservados. É muito bom... a gente se sente valorizado" assim falam Dália, 63 anos e seu esposo Crisântemo, 65 anos. *

No caso do grupo estudado, verificamos que o fator bem-estar está intimamente ligado ao fato de sentirem-se valorizados e úteis aos seus familiares e à sua comunidade, e também a uma percepção de suporte social adequado.

Observamos no grupo estudado que eles têm muito orgulho de fazer parte do grupo de idosos, sentem-se felizes de poder realizar viagens com seus contemporâneos, seja para visitar outros grupos de iguais ou para algum ponto turístico da região. Sendo habitantes de um município cuja principal atividade é a agropecuária, formado de pequenas propriedades rurais, muitos destes idosos, antes de fazer parte do grupo de convivência, nunca haviam tido a oportunidade de viajar e conhecer novos lugares, seja pela condição financeira ou mesmo pela falta de iniciativa e de visão de que fora de sua cidade e das cidades vizinhas, havia coisas novas para conhecer e aprender e que seria uma nova forma de aprendizado e de lazer ao alcance de sua mão.

Segundo um dos colaboradores do projeto a interação que o grupo proporciona é muito importante e nos dia que "...o idoso, principalmente os do interior do município, naturalmente, se afastam um pouco da sede, da cidade, e estes encontros do grupo faz com que eles participem mais e se integrem com os demais. Estão saindo um pouco de suas comunidades, porque se não for assim, acaba indo à cidade apenas para retirar sua aposentadoria, isso quando um filho não recebe por procuração. A gente fica um pouco mais tranqüilo porque quando for velho, estamos colaborando para que nossa velhice seja mais tranqüila, com uma qualidade de vida melhor, com os direitos garantidos para se tenha uma vida mais digna. Estou um pouco distante de ser idoso ainda (risos...), mas me preocupo com a questão de como estará este planeta quando estarei idoso, mas, apesar da evolução, o idoso de 20 anos atrás não era tão informado, o de hoje tem muito mais informação (Girassol, 35 anos)*.

* Nome fictício

Aguardem as próximas postagens para saber mais. Caso alguém tenha interesse no conteúdo completo da pesquisa, entre em contato através do meu e-mail.

Beijos a todos. Fiquem com Deus!
Read More
Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena