Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

SEXTA FEIRA!!!! DIA DE DOCE!

Como estamos na safra do abacaxi, hoje vamos postar uma receita com abacaxi. Fica muito bom e além de ser uma receita barata, rende muito. Durante a semana vamos postar matéria sobre os benefícios do abacaxi, mas já vou adiantando que ele é um ótimo auxiliar para quem quer perder gorduras!!!
Vamos à receita!

DELÍCIA DE ABACAXI

1 abacaxi descascado e picado
2 xícaras de chá de açúcar
1 lata de leite condensado
350 ml de leite
2 colheres de sopa de amido de milho
4 gemas peneiradas
1 lata de creme de leite sem soro (pode ser caixinha)
4 claras em neve batidas com 5 colheres de açúcar
2 colheres de chá de essência de baunilha ou raspas de limão

MODO DE FAZER
Em uma panela coloque o abacaxi picado com 2 xícaras de açúcar e deixe cozinhar em fogo médio até virar quase uma geléia. Retire do fogo, coloque em um refratário e reserve. Depois, leve ao fogo em outra panela, o leite condensado, leite, amido de milho e as gemas peneiradas, misture bem e mexa sem parar até cozinhar. Retire do fogo e adicione o creme de leite, misturando bem.
Despeje sobre o abacaxi e reserve.
Na batedeira, bata as claras com as 5 colheres de açúcar e a essência ou raspa (opcional) e bata bem até ficar bem duro, em ponto de suspiro. Despeje o suspiro por cima do creme e leve ao forno médio para dourar por cerca de 20 minutos. Sirva gelado. Rende cerca de 13 porções.

Bom final de semana!!!
Read More

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

BENEFÍCIOS DO AMENDOIM

Ácidos graxos monoinsaturados: Conhecidos como gorduras do bem, os ácidos graxos monoinsaturados contribuem para diminuir a oxidação, aumentar a captação do colesterol ruim (LDL) pelo fígado e elevar as taxas do colesterol bom (HDL). O LDL, em excesso no sangue, provoca aumento na deposição de placas de gordura nas artérias, o que impede o fluxo de sangue; já o HDL tem a função de transportar o colesterol dos tecidos para o fígado. Esse processo é fundamental para evitar o aparecimento de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose (entupimento das artérias).
Gordura: Importante ao corpo por ser fonte concentrada de energia, servir de transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis (insolúveis em água), além de ser precursora de diversos hormônios e proteger as membranas celulares.
Omega-3: Reduz, moderadamente, os níveis de triglicérides no sangue e a pressão arterial. Junto ao Omega-6 previne o envelhecimento, por funcionarem como renovadores celulares.
Magnésio: Importante para a circulação, fortalecimento dos músculos, e para cicatrizações; essencial para o sistema nervoso e para afastar o estresse.
Cálcio: Fortalece a estrutura óssea e previne osteoporose. Deve ser sempre consumido em conjunto com o magnésio.
Vitamina E: Nutriente famoso pela ação de antioxidante, ou seja, de combate ao excesso de radicais livres e prevenção de tumores. E, ainda, é responsável por aumentar a resistência dos músculos ao reduzir dores e preservar o sistema imunológico.
Vitaminas do complexo B: Essenciais ao sistema nervoso são auxiliares na digestão, além de afastarem o mau humor por ajudarem na formação de neurotransmissores como a serotonina, que é sinônimo de bem-estar.
Omega-6: Renovador celular, prevenindo o envelhecimento precoce.
Selênio: Eficácia na redução do estresse celular, físico e emocional.
Ferro: Importante na dieta de gestantes, pois ajuda na formação do sistema nervoso do bebê, bem como no crescimento do feto, além de reduzir infecções comuns na gravidez. Também é extremamente importante ao longo da vida toda, pois é parte das células vermelhas e sua carência é diagnosticada como anemia.
Ácido fólico ou folato: É essencial para a formação correta do sistema nervoso do feto.
Fósforo e Potássio: Ajudam a afastar a fadiga e dão pique total para quem pratica atividades físicas. O fósforo ajuda na formação dos ossos e é fundamental na constituição do rim. Já o potássio, melhora a contração muscular e é um aliado para quem pratica exercícios físicos.
Sem colesterol: Mesmo com alto valor calórico, não contém colesterol por ser de origem vegetal.
Gorduras monoinsaturadas: Ajudam a perder peso, pois são responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável e ativar o metabolismo da queima de gorduras, além de ajudar a converter os estoques de gordura corporal em energia.
Fibras: Geram saciedade e ajudam no emagrecimento.
A favor da beleza: Além de ser um alimento que possui renovadores celulares e proteger contra o envelhecimento precoce, ter ação antiinflamatória e a proteger os vasos sanguíneos, combatem o enfraquecimento de unhas e cabelos, regulando a oleosidade e afastando dermatites e seborréia.

Além de ser muito gostoso para comer 'in natura', torradinho, pode ser consumido em bolos, tortas, batidas, sorvetes, vários doces e onde sua criatividade mandar. Saúde!!!

Fonte: http://www.proamendoim.com.br/amendoim_saude_beneficios.php
Read More

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

PRA ADOÇAR A VIDA

Este pudim é 'divino' e não dá trabalho. Muito fácil e beeem gostoso.

PUDIM DOS ANJOS

Ingredientes
1 caixa de maria mole (sabor coco)
1 vidro de leite de coco (200 ml)
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
4 ovos

Modo de Preparo
Dissolva a maria mole em 1 xícara de água fervente, colocar no liquidificador com todos os demais ingredientes. Bater bem e despejar numa forma para pudim caramelizada. Levar para gelar por no mínimo 4 horas.

Experimente e tenha um ótimo final de semana!!!
Read More

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

TEM DIA QUE É ASSIM....

Hoje não tem nada científico... to meio vazia de idéias, só com uma grande revolta. Tenho 47 anos, trabalho como uma doida pra pagar minhas contas, sustentar meus filhos e ter um pouco de conforto, que todo mundo merece, afinal, ninguém é de ferro. Acredito em Deus, mas às vezes me pergunto se Ele também acredita mim. Sabe, esse cara tá me devendo. Fiz um levantamento de quantas vezes acreditei nele e o saldo, pelos meus cálculos, foi negativo em vários anos, nem ouso contar em meses ou dias.
Na bíblia tá escrito que Jesus disse "tudo que pedirdes ao Pai em meu nome ele vo-lo dará". Será mesmo? Quantas vezes pedi com fervor, e olha que foram coisinhas pequenas, sem valor material, e.... nada!!!! Ajudo todo mundo que precisa e até quem não precisa. Quantas vezes dividi o pouco que eu tinha com quem tinha menos ainda... Quantas vezes deixei de ter meu descanso merecido pra ir ajudar algum necessitado... São tantas as vezes que fiz trabalho voluntário, claro, era voluntário, mas eu achei que era merecido pra quem o recebia.
Agora to eu aqui... revoltada, precisando da Sua ajuda e não consigo ver essa ajuda. Estou insatisfeita com a vida, insatisfeita com o mundo, precisando de paz e... nada de divino!!!! Ou será que eu é que nao estou vendo? Mas se não estou vendo esta ajuda, podia pelo menos estar sentindo, não podia? Mas não sinto que sou especial pra Deus. As coisas vão se atropelando na vida da gente, de uma forma que a gente perde até a Fé. De que me adianta orar, se não consigo me sentir bem? Se isto não está me aliviando o coração? Só aumenta minha revolta e meu sentimento de impotência.
A vida tá difícil, mas o mais difícil ainda é viver neste mundo, viver esta vida... Quem sabe um dia as coisas melhoram? Pelo menos a esperança, essa sim, ainda tá aqui comigo, porque ela é a última que dorme, sim dorme, porque morrer, ela não morre nunca...
Read More

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

OSTEOPOROSE: O MAL SILENCIOSO

O QUE É
A Osteoporose é uma doença que atinge os ossos, diminuindo a quantidade de massa óssea, ocasionando, assim, a fraqueza dos ossos e quebrando-se facilmente. Nossos ossos, apesar de parecerem bastante duros, são formados de substâncias que sofrem alterações e se modificam ao longo de nossas vidas. As células ósseas estão constantemente sendo substituídas, aproveitando-se as células velhas para se formar um novo tecido ósseo.

COMO SE ADQUIRE
Homens e pessoas da raça negra têm menos chance de serem acometidos pela doença. As mulheres, principalmente as de origem europeia, são as que têm mais chances de serem acometidas pela doença. Algumas pesquisas verificaram que existe uma tendência genética para adquirir a osteoporose.

SINTOMAS
Infelizmente, a osteoporose não se manifesta com sintomas leves ou um sinal para que possa ser prevenida. As fraturas são os sinais mais frequentes. Nas mulheres, o mais comum é sofrer fratura das vértebras da região lombar, provocando uma dor aguda nas costas. Esta fratura pode ser imediata provocando fortes dores ou pode ser de forma gradual, sem muita dor. Outro sinal importante é a fratura da cabeça do fêmur, que ocorre tanto em homens quanto nas mulheres, em geral acima de 65 anos de idade. Além da dor, essas fraturas podem causar deformidades, inclusive com uma diminuição da altura da pessoa, por perda da massa óssea.

COMO PREVENIR
Existe um exame chamado densitometria óssea. Ele mede a densidade mineral de seus ossos, o quanto eles são fortes e pode informar qual a chance que a pessoa terá de sofrer uma fratura óssea nos próximos anos. O exame é relativamente barato, de rápida execução, seguro e não dói.
Além disso, a ingestão de uma alimentação saudável e rica em cálcio ajuda muito. Outros cuidados que precisamos ter, é quanto à ingestão de alimentos que dificultem a absorção do cálcio como fibras em excesso, café e bebidas à base de cola, refrigerantes em geral também prejudicam, o fumo e as bebidas alcoólicas também devem ser evitados.
Você pode cuidar de seus ossos para mantê-los sadios e fortes: ingerir alimentos ricos em cálcio e vitamina D, praticar exercícios regularmente e ter hábitos saudáveis de vida.
Read More

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

DORES NAS PERNAS: VEJA O QUE FAZER

Se você tem frequentes dores nas pernas, câimbras, sensação de cansaço ou inchaço após permanecer um período em pé ou sentada(o), isso pode ser um sinal de veias doentes (varizes).
Se você apresenta algum destes sintomas (dores nas pernas) procure um médico Angiologista e Cirurgião Vascular, preferencialmente com título de especialista, para que ele possa lhe avaliar e apresentar um diagnóstico mais preciso.
Caso seja indetificado a necessidade de um tratamento siga as orientações médicas para se previnir de problemas mais graves, pois com o passar do tempo o quadro clinico pode evoluir para uma inflamação das veias, podendo chegar a escurecer a região próxima ao tornozelo e, nos casos mais graves, pode evoluir para ulcera de pernas e trombose. Não deixe uma simples dor nas pernas trazer consequências mais graves a sua saúde.
Quais os tipos de tratamento mais eficazes ?
Cada caso é um caso e somente um Especialista em Angiologia, poderá avaliá-la e indicar o melhor tratamento para suas pernas. Para compreender rapidamente os três tipos de tratamentos para varizes leia o texto abaixo.
A Cirurgia de Varizes é mais conhecida e é realizada em ambiente hospitalar onde na maioria dos casos necessita de anestesia geral podendo ser feita do método convencional através de micro agulhas, e a recuperação pode variar de 1 a 3 dias dependendo do porte da cirurgia.
O segundo método também realizado em ambiente hospitalar é a Cirurgia a laser, método bastante recomendado para veia de safena. Onde não é necessário removê-la.
O terceiro método é a escleroterapia, conhecida também como esclerose com espuma, este tratamento depende do calibre da veia doente. Essa técnica é usada para secar vasinhos (veias avermelhadas). Neste caso o médico especialista realiza o tratamento no próprio consultório.
Texto extraído de http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1382
Read More

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

FIQUEI DEVENDO!!!! HOJE VAI...

Pessoal, esta semana foi muito puxada... fiquei devendo postagens, mas, para compensar, hoje vai uma sobremesa muito gostosa e fácil de fazer... Sorvete para amenizar o calorão que está fazendo...


Sorvete ou creme de chocolate ao licor e nozes

Tempo mínimo de preparo - 3 horas

Ingredientes

1 pacote de pó para pudim sabor chocolate
5 colheres de sopa de leite em pó
400 ml de água
3 colheres de sopa de achocolatado em pó
1/2 barra de chocolate meio amargo
1 caixa de creme de leite
1 cálice de licor de cacau ou chocolate ou Amarula
1 colher de sopa de glucose de milho (tipo karo)
1/2 xícara de nozes picadas
300 g de doce de leite

Modo de Preparo

Misture o pó para pudim, o leite, a água, o chocolate em pó, dissolvendo-os bem.
Leve ao fogo baixo, mexendo sempre e respeite a instrução de cozimento da embalagem (cerca de 3 minutos após fervura). Junte o chocolate picado, mexendo bem até dissolver. Adicione o creme de leite e desligue o fogo. Acrescente o licor e mexa bem. Leve à geladeira por cerca de 3 horas ou até gelar bem. Despeje o conteúdo na batedeira, junto com a glucose de milho e o doce de leite. Bata na velocidade máxima por 10 minutos. Despeje em tacinhas.

Pode ser servido como creme ao licor. Neste caso, a receita está pronta. Sirva bem gelado com calda de cereja ou licor.

Para ser servido como sorvete, leve ao congelador por 3 horas, ou até que esteja bem congelado.
Em seguida bata novamente na batedeira, em velocidade máxima, por mais 10 minutos e misture as nozes picadas. Leve ao freezer até que congele novamente.
Read More

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

HOJE NÃO TEM RECEITA, TEM POEMA ESPECIAL PARA AS MULHERES!

Qual mulher nunca teve:
* Um sutiã meio furado,
*Um primo meio tarado,
*Ou um amigo meio viado?

Qual mulher nunca tomou :
*Um fora de querer sumir,
*Um porre de cair
*Ou um lexotan para dormir?

Qual mulher nunca sonhou :
*Com a sogra morta, estendida,
*Em ser muito feliz na vida
*Ou com uma lipo na barriga?

Qual mulher nunca pensou :
* Em dar fim numa panela,
*Jogar os filhos pela janela
*Ou que a culpa era toda dela?

Qual mulher nunca penou :
*Para ter a perna depilada,
*Para aturar uma empregada
*Ou para trabalhar menstruada?

Qual mulher nunca comeu :
*Uma caixa de Bis, por ansiedade,
*Uma alface, no almoço, por vaidade
*Ou, um canalha por saudade?

Qual mulher nunca apertou :
*O pé no sapato para caber,
*A barriga para emagrecer
*Ou um ursinho para não enlouquecer?

Qual mulher nunca jurou :
*Que não estava ao telefone,
*Que não pensa em silicone
*Que 'dele' não lembra nem o nome?

Só as mulheres para entenderem o significado deste poema!

Desconheço o autor.

Beijos, bom final de semana!!!
Read More

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O QUE DEVEMOS FAZER PARA AJUDAR OS IDOSOS?

Bem, em primeiro lugar, vamos iniciar respeitando a vontade do idoso e perguntar a ele se ele precisa da nossa ajuda ou se ele aprecia a nossa ajuda. Este é o primeiro passo. Não imponha nada. Respeito é fundamental.

Comece olhando para os idosos de seu convívio: seus pais, seus avós, seus bisavôs e seus amigos. Trate-os sempre com carinho, respeito e ajude–os no que estiver ao seu alcance. Mas, lembre-se que fazer as coisas por eles nem sempre é ajudar, às vezes você pode pensar que está ajudando e está privando-o de fazer um pouco de exercício ou de exercer o seu direito à dignidade e a sua independência.

Visite um Lar (antigo asilo) ou se proponha a fazer um trabalho voluntário, utilizando algumas de suas habilidades e conhecimentos para ajudar os idosos, ou, se pensa que não tem nenhuma habilidade específica, converse com eles, ouça-os...
Se puder e quiser, adote um idoso, tem muitos vivendo em Lares que apreciariam ser seu vovô ou vovó, e, não precisa levá-los para sua casa, bastaria apenas o seu compromisso de visitá-los, dar carinho, atenção e alguma doação de material de uso pessoal, se estiver ao seu alcance.

Estes são apenas alguns passos que você pode dar. Preste mais atenção quando estiver andando nas ruas, veja como são as pessoas que andam à sua volta, ao seu lado, preste atenção na idade delas e você vai perceber que nem todos são jovens. Experimente fazer isso, você vai se surpreender.
Faça a experiência, sorria para as pessoas ao andar pela rua, ande feliz, mesmo que você ache que está fazendo papel de tola. Se você encontrar algum conhecido, ele te conhece e sabe que você não é tola, vai pensar que você só está feliz... e quem não te conhece.... bem, não te conhece mesmo...
Read More
Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena