Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

terça-feira, 29 de junho de 2010

TRATE DO CORAÇÃO PARA AGUENTAR A COPA DO MUNDO

Copa do Mundo sem emoção e torcida, não existe.
O evento que move multidões sempre causa euforia e mesmo os torcedores menos fervorosos, ficam apreensivos esperando pelo gol e pela vitória. As mãos suam frio, dá vontade de chorar e na hora que a bola entra (ou não!), haja coração. Durante a Copa de 2006, uma pesquisa realizada pela Universidade de Munique, na Alemanha, demonstrou que o risco de ataques cardíacos entre os alemães triplicava durante os jogos da Copa.
As mulheres sofreram menos, mas também tiveram um aumento no número de ataque cardíaco, cerca 1,8 vezes a mais do que em períodos sem jogos. O problema é tão grave, que nesta Copa, a Sociedade Brasileira de Cardiologia vai realizar uma pesquisa semelhante a da Alemanha e medir a influência de um jogo dramático de futebol sobre a saúde dos torcedores, durante as partidas da Copa do Mundo de 2010. O total de eventos cardíacos do mês de junho e sua gravidade serão correlacionados com crises de arritmias, angina, infartos e derrames durante os jogos na África do Sul.
Para te ajudar a manter a torcida a todo vapor, separamos uma lista com 10 alimentos que vão blindar seu coração.

Alcachofra: Suas fibras são resistentes à ação de enzimas e por isso apresentam muitas vantagens, entre as quais: diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos ; redução do risco de obesidade e diabetes, fatores de risco para a saúde do coração. Uma porção de 100 g possui apenas 50 calorias.

Aveia: Além das fibras insolúveis, a aveia contém uma fibra solúvel chamada betaglucana, que exerce efeitos benéficos ao nosso organismo. Ela retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade, melhora a circulação, controla a glicemia (açúcar no sangue) e inibe a absorção de gordura (colesterol).

Oleaginosas: Nozes e castanhas apresentam grande quantidade de antioxidantes, responsáveis por combater o envelhecimento celular e prevenir doenças coronárias, além de diversos tipos de câncer. A arginina, também presente em quantidades interessantes nas oleaginosas, atua como importante vasodilatador, contribuindo para a redução do risco de desenvolvimento de doenças do coração.

Peixes: Eles são excelente fonte de ácido graxo ômega 3, um tipo de gordura que não é produzida pelo nosso organismo, chamada de insaturada. A gordura insaturada ajuda na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol total do sangue; reduz o risco de formação de coágulos, além de tornar o sangue mais fluido; sendo uma importante aliada na prevenção das doenças cardiovasculares.

Laranja: Rica em vitamina C, a fruta faz bem ao coração porque diminui o colesterol ruim, que entope as artérias, e aumenta o colesterol bom, que tem a função de retirar o colesterol ruim do organismo.

Azeite: É fonte de ácido oléico, que regula as taxas de colesterol e protege contra doenças cardíacas. Faz bem ao aparelho cardiocirculatório e para controlar o diabetes do Tipo 2, reduzindo a taxa glicêmica. É também uma grande fonte de antioxidantes, como a vitamina E.

Vinho: A ingestão moderada da bebida (uma a duas doses por dia) promove elevação de aproximadamente 12% nos níveis de HDL, colesterol bom, semelhante à encontrada com a prática de exercícios. A maioria dos efeitos protetores do vinho tinto são atribuídos aos flavanoides, que possuem propriedades antioxidantes, vasodilatadoras e anti-coagulante plaquetária.

Farelos e cereais integrais: Ajudam a prevenir a prisão de ventre e a diminuir as taxas de colesterol no sangue. Reduzem o risco de alguns tipos de câncer, especialmente os associados à obesidade (no intestino e no estômago) e fortalecem o sistema imunológico.

Soja: Além de ajudar a controlar problemas hormonais para as mulheres que estão na menopausa, a soja é uma excelente opção para quem quer proteger o coração: ela ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL) e fortalece o organismo de infecções.

Chá: principalmente o chá verde, pois os flavonoides, encontrados nesse tipo de chá, funcionam como antioxidantes e ajudam a prevenir a inflamação dos tecidos. Estas substâncias também podem proteger contra a formação de coágulos, que são as principais causas de ataques do coração.
Saiba mais em http://www.minhavida.com.br/conteudo/11460-10-alimentos-que-ajudam-a-blindar-seu-coracao-durante-a-Copa.htm#fotogaleria=8
Read More

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Ôba!!! Hoje é dia de tortura... doce tortura!!!!

TORTURA DE ABACAXI

Creme:
1 lata de leite condensado
3 gemas
200 ml de leite de coco
1 lata de abacaxi em calda ou uma fruta natural
100 g de coco ralado
2 colheres de maizena

Suspiro:
3 claras
4 colheres de sopa de açúcar
Raspas de limão

Modo de fazer:
Se for utilizar o abacaxi natural, descasque, retire o miolo duro e corte a polpa em pedaços pequenos. Leve ao fogo para cozinhar com açúcar a gosto até ficar num ponto de doce mole. Procure não desmanchar muito os pedaços de abacaxi. Reserve.
Utilize o restante dos ingredientes para o creme e leve ao fogo para fazer um creme básico. Deixe amornar e junte o abacaxi. Despeja num refratário.
Na batedeira, bata as claras com o açúcar para fazer o suspiro. Junte as raspas de limão e espalhe em cima do creme. Leve ao forno para dourar o suspiro.
**Se utilizar o abacaxi em calda, não precisa cozinhar.
*** Se preferir utilizar os suspiros prontos, arrume-os em cima do creme, dispensando o forno.
Read More

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Dicas Interessantes... e como buscar a solução

1. DIFICULDADE DE PERDER PESO
-O QUE ESTÁ FALTANDO: ácidos graxos essenciais e vitamina A
-ONDE OBTER: semente de linhaça, cenoura e salmão - além de suplementosespecíficos.

2. RETENÇÃO DE LÍQUIDOS
-O QUE ESTÁ FALTANDO: na verdade um desequilíbrio entre o potássio, fósforo esódio.
-ONDE OBTER: água de côco, azeitona, pêssego, ameixa, figo, amêndoa, nozes,acelga, coentro e os suplementos.

3. COMPULSÃO A DOCES
-O QUE ESTÁ FALTANDO: cromo
-ONDE OBTER: cereais integrais, nozes, centeio, banana, espinafre, cenoura +suplementos.

4. CÂIMBRA, DOR DE CABEÇA
-O QUE ESTÁ FALTANDO: potássio e magnésio
-ONDE OBTER: banana, cevada, milho, manga, pêssego, acerola, laranja e água.

5. DESCONFORTO INTESTINA L, GASES, INCHAÇO ABDOMINAL
-O QUE ESTÁ FALTANDO: lactobacilos vivos
-ONDE OBTER : coalhada, iogurte, missô, yakult e similares

6. MEMÓRIA RUIM
-O QUE ESTÁ FALTANDO: acetil colina, inositol
-ONDE OBTER: lecitina de soja, gema de ovo + suplementos.

7. HIPOTIREOIDISMO (PROVOCA GANHO DE PESO SEM CAUSA APARENTE)
-O QUE ESTÁ FALTANDO: iodo
-ONDE OBTER: algas marinhas, cenoura, óleo, pêra, abacaxi, peixes de água salgada e sal marinho.

8.. CABELOS QUEBRADIÇOS E UNHAS FRACAS
-O QUE ESTÁ FALTANDO: colágeno
-ONDE OBTER: peixes, ovos, carnes magras, gelatina + suplementos

9. FRAQUEZA, INDISPOSIÇÃO, MAL ESTAR
-O QUE ESTÁ FALTANDO: vitaminas A, C, e E e ferro
-ONDE OBTER: verduras, frutas, carnes magras e suplementos.

10. COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS ALTOS
-O QUE ESTÁ FALTANDO: Ômega 3 e 6
-ONDE OBTER: sardinha, salmão, abacate, azeite

11. DESÂNIMO , APATIA, TRISTEZA, RAIVA, INSATISFAÇÃO
-O QUE ESTÁ FALTANDO: Dinheiro, meu filho, dinheiro.
-ONDE OBTER: Quando eu descobrir, informarei.
Read More

sexta-feira, 18 de junho de 2010

DELICIA LIGHT DE INVERNO


INGREDIENTES

1 caixa de pudim de chocolate light
1/2 litro de leite desnatado
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
3 claras
1 colher (café) de essência de amêndoas
1 colher (café) de café solúvel
200 g de queijo branco light ralado
50 g de chocolate light ralado
Cerejas e folhas de hortelã para decorar.


MODO DE PREPARO

Leve ao fogo o pudim com o leite e o chocolate em pó, mexendo sempre até ferver. Despeje numa tigela e deixe esfriar. Bata as claras em ponto de neve e junte ao creme, acrescente a essência de amêndoas, o café solúvel, o queijo e metade do chocolate ralado, mexendo até obter uma mistura uniforme. Coloque numa forma para bolo inglês, forrada com papel filme, e leve ao freezer por 4 horas. Desenforme, decore com o chocolate ralado restante, com as cerejas e as folhas de hortelã.
- Você também pode usar sua criatividade e servir de um jeito especial , todo seu.
Read More

quinta-feira, 17 de junho de 2010

CUIDADOS COM A PELE NO INVERNO

Com a chegada do inverno precisamos rever os nossos cuidados com a pele. Ela é muito sensível e merece cuidados especiais, afinal está sempre exposta às intempéries como o sol, o frio, o vento, a poluição, entre outras coisas que são agressivas.
O frio faz com que a pele resseque com mais facilidade e por isso as pessoas não devem abrir mão de um bom hidratante corporal e facial que vai proteger a pele, deixando-a mais resistente.
Outra dica é a proteção para os lábios, nos quais deve ser usada a manteiga de cacau, e, para quem não gosta dela, pode usar batom ou gloss, mas procure sempre os que tem filtro solar e ingredientes mais hidratantes.
A limpeza da pele deve continuar como de costume, mesmo no período de inverno, uma vez que mudam as estações, mas a nossa pele continua a mesma, os cuidados também devem continuar. Uma esfoliação é indicada normalmente a cada quinze dias para a retirada das células mortas. Procure conhecer o seu tipo de pele para saber qual é sua real necessidade de fazer a esfoliação, pode ser que no início de um tratamento precise fazer uma vez por semana e depois, a cada 15 ou 20 dias. Se não se sentir preparada para definir, procure a ajuda de um dermatologista.
Manter a pele limpa e hidratada é o melhor cuidado que podemos ter com uma pele sadia.
E não se esqueçam da hidratação interna do corpo: Beber água é indispensável pois é através dela que vem nosso suor e com ele a umidade externa que ajuda a proteger a nossa pele.
Read More

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O DOCE DE SEXTA É DE BEBER!

AMARULA SIMPLES

1 caixinha de leite achocolatado de 1 litro
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 a 2 medidas da lata do leite condensado de vodka ou cachaça

Colocar os ingredientes no liquidificador, e bater por aproximadamente 2 minutos (até ver que misturou bem)
Em seguida levar à geladeira e deixar gelar
Sirva gelado.
Read More

9 alimentos que prolongam a vida



Com o objetivo de chegar aos nove alimentos que mais reúnem vantagens ao organismo, a revista VivaSaúde consultou médicos de diversas áreas, além de nutricionistas. Juntos, eles listaram os ingredientes que você pode consumir regularmente, se quiser garantir mais longevidade e qualidade de vida nos anos que terá pela frente. Eles atuam sobre o corpo todo, mas cada um tem função especial sobre órgãos como o cérebro, o coração, o pulmão, o intestino, o fígado, o estômago, a pele, os ossos e os olhos.
Se usados com frequência, e na medida certa, os alimentos funcionam como verdadeiros medicamentos. É bem verdade que os resultados aparecem em longo prazo. De qualquer forma, esses elementos naturais, como o nome indica, não oferecem contraindicações e podem ser amplamente consumidos. O que significa que você pode começar já a usufruir de todos os benefícios. Basta sentar-se à mesa.

Sardinha - Aliada especial do cérebro
O ômega-3, do qual a sardinha é uma rica fonte, serve para encapar os neurônios, protegendo-os e facilitando a comunicação entre eles; Ideal de consumo: 150 gramas, uma vez por semana.

Azeite de oliva - Aliado especial do coração
O azeite de oliva extravirgem é rico em gordura monoinsaturada, que ajuda a reduzir os níveis do LDL (colesterol ruim) no organismo, minimizando os riscos de um infarto agudo; Ideal de consumo: 1 colher de sopa por dia, pode ser acrescentado às saladas.

Alho - Aliado especial do fígado
Os compostos sulfurosos do alho ajudam no trabalho de desintoxicação feito pelo fígado: ativam enzimas que inibem o crescimento de bactérias e eliminam substâncias a mais; Ideal de consumo: 6 dentes ao dia, adiconados aos pratos do dia.

Laranja - Aliada especial do pulmão
Alimentos ricos em vitamina C são antioxidantes, reduzem a ação dos radicais livres e previnem o envelhecimento precoce das células pulmonares; Ideal de consumo: 1 laranja por dia, ao natural ou em suco.

Aveia - Aliada especial do intestino
Misturada à água, a aveia se transforma em um gel que ajuda a carregar todas as outras substâncias de que nos alimentamos pelo sistema digestório; Ideal de consumo: 2 colheres de sopa ao dia em vitaminas, sucos, papas...

Brócoli - Aliado especial do estomâgo
O sulforafano, encontrado no brócoli, é um composto capaz de destruir a bactéria Helicobacter Pylori, causadora de gastrite; Ideal de consumo: 100 gramas ao dia.

Leite - Aliado especial dos ossos
Ele é fonte de cálcio, substância que tem papel fundamental no processo de mineralização óssea.
O consumo inadequado de cálcio na infância pode provocar sérias consequências em idade mais avançada. Ideal de consumo: 1 litro por dia.

Soja - Aliada especial da pele
A soja contém grande quantidade de proteínas que favorecem a síntese de colágeno e de ácido hialurônico, o que proporciona mais firmeza e elasticidade à pele; Ideal de consumo: 25 gramas ao dia ou 1/4 de xicara de tofu.

Mamão - Aliado especial dos olhos
É fonte de carotenoides, como o betacaroteno, a zeaxantina e a luteína. O mamão tem ação benéfica sobre os quadros de catarata e pode ajudar a prevenir e a cuidar da doença, evitando que progrida de forma acelerada; Ideal de consumo: 1 fatia por dia.

*** Todos os referenciais de consumo são as dosagens mínimas necessárias.

Read More

terça-feira, 8 de junho de 2010

INFORMAÇÕES SOBRE A GRIPE A

INFLUENZA A (H1N1)

Embora a mídia tenha parado de dar tanta ênfase, a gripe ainda continua a fazer vítimas. É preciso ter os mesmos cuidados que foram adquiridos na época mais crítica da situação. Faça a sua parte e não descuide de você, de sua família e nem de seus amigos. Vamos saber um pouco mais sobre essa doença. Você pode acessar esta e outras informações no site http://portal.saude.gov.br

Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada pelo vírus A. Devido a mutações no vírus e transmissão de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas, o Ministério da Saúde traz um série de recomendações.

A ) Aos viajantes que se destinam às áreas afetadas:
• Usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência em áreas afetadas. Substituir as máscaras sempre que necessário.
• Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.
• Evitar locais com aglomeração de pessoas.
• Evitar o contato direto com pessoas doentes.
• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
• Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
• Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes às áreas afetadas.
• Não usar medicamentos sem orientação médica.
B ) Aos viajantes procedentes de áreas afetadas: Viajantes procedentes, nos últimos 10 dias, de áreas com casos confirmados de influenza A (H1N1)em humanos e que apresentem febre alta repentina, superior a 38ºC, acompanhada de tossee/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações, devem:
• Procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima.
• Informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem.

Mesmo que você não se encaixe em nenhum dos casos acima, lembre-se, os cuidados para prevenção de contaminação são necessários sempre. Mantenha seu organismo com a imunidade em alta, alimente-se de forma equilibrada e saudável, mantendo sempre as normas de higiene e tenha uma boa saúde e qualidade de vida.
Read More

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Comidas de Inverno!!!

Com a chegada do inverno aumenta a procura por receitas que ajudam a aquecer o corpo. Porém, a maioria dessas delícias também pode proporcionar um aumento de peso e do colesterol ruim (LDL), pois são compostas por alimentos bastante calóricos e gordurosos. Ter bom senso e moderação na seleção dos ingredientes é o primeiro passo para uma alimentação saudável no inverno. Não podemos nos proibir de comer porque a proibição nos leva a sentir culpa e isso não é bom, mas devemos nos policiar para que a ingestão de alimentos não seja altamente calórica. Sempre podemos substituir alguns ingredientes para diminuir a quantidade de calorias.
Para o nosso dia de sexta, selecionamos uma receita especial.

Fondue diferente

Ingredientes:
1 dente de alho
1 xícara (chá) de caldo de legumes
1 xícara (chá) de vinho branco seco
400 g de cream cheese light
200 g de queijo prato light
1 colher (chá) de amido de milho
Sal a gosto.

Ingredientes para Acompanhar:
Cogumelos refogados com alho, azeite e manjericão
Cubos de frango cozidos ou grelhados
Tomates cereja com orégano
Tiras de salsão e cenoura
Cubos de pão italiano.

Modo de preparo:
Esfregue uma panela de fondue com alho. Bata no liquidificador caldo de legumes, vinho, cream cheese, queijo prato e amido.
Leve ao fogo baixo até encorpar. Passe para a panela e sirva com os acompanhamentos.
Read More

quarta-feira, 2 de junho de 2010

SAIBA MAIS SOBRE A PELE NA TERCEIRA IDADE

A pele dá proteção e regula a temperatura do corpo. É uma barreira protetora impermeável que impede a perda de líquidos e a penetração de substância e de microorganismos. Protege o organismo das radiações ultravioletas do sol e é a sede de reações imunológicas relacionadas com a defesa do organismo.
Na terceira idade todas estas funções da pele decaem tornando-a mais frágil, mais sujeita às agressões do meio ambiente, especialmente no que se diz respeito aos raios solares. A exposição continuada e intensa ao sol acelera o processo de envelhecimento da pele.
A irradiação solar acelera o processo de envelhecimento da pele, podendo produzir queimaduras e desenvolver certos tipos de canceres de pele. Há vários fatores que interferem no processo, que vão desde o tempo de exposição ao sol até o horário do dia , o local geográfico em que se habita e a estação do ano.
A radiação ultravioleta é a mais agressiva à pele e esta ocorre na sua maior parte entre às 11:00 e 14:00 horas, mesmo com céu nublado e ao abrigo da sombra.
A luz solar por outro lado, é fundamental para a produção de vitamina D pela pele, o que leva à necessidade de exposição regular ao sol, que evidentemente deve ser moderada.
A perda de água da pele (desidratação) inicia-se por volta dos 25 anos e é acompanhada do desaparecimento de fibras do colágeno, proteínas que são a base da sua elasticidade.
Com isso a pele tende a se tornar enrugada e mais delgada com o tempo. Há diminuição das glândulas sebáceas e sudoríparas tornando a pele mais seca e com menor capacidade de adaptação às variações de temperatura do meio ambiente.
Ocorre também uma diminuição no número de vasos sangüíneos e também da sua função imunológica, o que facilita as infecções. Com a terceira idade, ocorre diminuição de folículos pilosos com a conseqüente queda no número de cabelos e pelos. Há diminuição no crescimento das unhas que se tornam mais quebradiças.
Na terceira idade também observa-se o aparecimento de angiomas ou manchas avermelhadas e o crescimento de cistos sebáceos localizados no subcutâneo. No processo de envelhecimento há uma diminuição na produção de pigmentos que dão cor aos cabelos. Este fato gera o embranquecimento capilar que não necessariamente significa idade avançada.
Os distúrbios da pele são facilmente reconhecidos e se apresentam através de erupções, eczemas, manchas, bolhas e vesículas, pústulas, urticária, coceiras, nódulos ou tumores.
O exame da pele feita por pessoa experiente traz informações inestimáveis sobre o estado de saúde do organismo indicando vários diagnósticos. O exame da pele basicamente é o visual, sendo complementado por reações laboratoriais muito simples e pela biopsia.
As doenças da pele são muito comuns em qualquer idade. Há inúmeras causas para as manifestações cutâneas que vão desde as alérgicas, até as manifestações cancerosas, passando por irritações devidas a tóxicos, substâncias químicas, medicamentos, raios ultravioletas e infecções. Algumas doenças também apresentam manifestações cutâneas, como por exemplo , o diabetes.
Várias situações de forte emoção também podem levar a manifestações cutâneas. Na terceira idade se destacam as infecções, a escara de decúbito, os tumores de pele e a dermatite ou eczema. A maioria das doenças de pele são acompanhadas de prurido ou coceira que é um sintoma muito freqüente em qualquer idade sendo comum em diversas doenças que podem atingir o idoso, como ocorre na insuficiência renal (devido ao aumento da uréia) e na icterícia (doenças do fígado e da vesícula, por exemplo). O diabetes, a anemia e certos distúrbios da tireóide podem também se acompanhar de coceiras pelo corpo. Alguns tumores malignos como os de pulmão e de mama, em geral, provocam uma sensação desagradável, levando o indivíduo a coçar-se em busca de alívio. Situações psicológicas como o estresse podem ser acompanhadas de coceira severa.
Saiba mais em http://boasaude.uol.com.br/
Read More

terça-feira, 1 de junho de 2010

PEIXE: O SEGREDO PARA VIVER MAIS.

Os japoneses são o povo que mais vive no mundo. Medicina avançada, boa estrutura de saneamento... esses e outros fatores contribuem muito para a longevidade. Mas um ingrediente é essencial: alimentação à base de peixe

É comprovado cientificamente que a redução de calorias prolonga a vida de camundongos. Isso nunca foi testado em humanos, mas, para o homem, uma redução eficiente seria mudar para a tradicional dieta japonesa, em que se consome, por dia, cerca de 1.500 calorias. O peixe desempenha um papel essencial na dieta de baixa caloria. Para se ter uma idéia, a alimentação considerada saudável nos Estados Unidos, país que consome muita carne vermelha e pouco peixe, contém 2,100 calorias.
Os peixes ainda estão por trás de outra característica dos japoneses: a de não envelhecer muito. O baixo consumo de calorias reduz os efeitos negativos dos radicais livres, moléculas que agem no organismo e estão envolvidas nos efeitos degenerativos do envelhecimento. Pelo fato de possuírem baixo colesterol – e permitirem o aumento do colesterol bom, como faz, por exemplo, o salmão –, os peixes também são responsáveis pela pequena taxa de mortalidade por problemas cardíacos entre os idosos japoneses.
“Peixe é um alimento de baixo valor calórico e alto valor nutricional. A ingestão de peixes de água fria, como salmão, atum, arenque e sardinha diminui o risco de doenças coronarianas”, explica a nutricionista Maria Cecilia Corsi.
Quer mais benefícios? O peixe tem a carne mais saudável que existe. O tipo de gordura presente nele faz com que seja um alimento que deve ser ingerido semanalmente. Um adulto precisa, diariamente, de 1g de proteína para cada quilo de seu peso. Se consumir 125 g de peixe, terá 25 g de proteína, o que representa a metade das necessidades diárias para uma pessoa de 50 kg. A outra metade pode vir de proteínas vegetais (verduras, cereais, legumes e frutas).

Mesmo assim, não é aconselhável substituir o consumo de carne vermelha pelo peixe. “A carne vermelha tem uma proteína superior à do peixe. Possui vitaminas do complexo B, que possuem uma função indispensável na formação do sangue”, diz Maria Cecilia. “A dieta deve ser balanceada. No cardápio semanal de refeições principais, o peixe deve entrar de duas a três vezes por semana; a carne vermelha, duas vezes; a do frango também deve ser ingerida duas vezes”, sugere a nutricionista.

Read More
Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena