Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Mousse de Abacaxi.

Muito fácil e prático. Vamos aproveitar esta gostosura que traz muitos benefícios.

Ingredientes
1 abacaxi maduro
1 l de água
2 caixas de gelatina light sabor abacaxi
3 potes de iogurte desnatado

Modo de Fazer
Descasque o abacaxi e pique em pequenos pedaços. Coloque para ferver em uma panela com a água por cerca de 20 minutos. Adicione as gelatinas e misture bem. Se o abacaxi soltou bastante suco, desmanche as gelatinas em 1 copo de água, se ficou pouco, desmanche em um pouco mais. A quantidade de água depende de sua preferência pela consistencia da sobremesa. Deixe esfriar e junte o iogurte. Coloque em taças e deixe gelar.
Read More

Pra quem gosta de bromélias, cultive esta!!!!!


Sim!!!! o abacaxi é uma bromélia!!! Veja que interessante.
Ele é oriundo da América do Sul e pode ser cultivado em qualquer região quente do planeta. O abacaxi tem uma enorme aceitação em toda parte do mundo, desde o natural como industrializado. É um alimento rico em Vitamina C, betacaroteno e Vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, manganês, potássio, ferro e fibras, que são importantes para uma vida saudável. Além disso, contém uma poderosa enzima, chamada bromelina. Esta enzima pode ajudar na redução de inflamações diversas e contribui para uma boa digestão. Sendo rico em fibras solúveis é otimo para controlar os níveis de colesterol no sangue e tem o poder de acelerar a cicatrização dos tecidos; é indicado para pedra nos rins, hipertensão arterial e anemias.
Para quem quer perder peso, o abacaxi é importante por ser diurético e ajuda muito quem tem problemas de retenção de líquidos.
Na culinária, o abacaxi é bem versátil e pode ser usado em vários pratos como mousses, bolos, cremes, sorvetes, saladas, sucos e coqueteis; e nos pratos quentes, também é bastante apreciado em receitas com frango, costelas de porco e nas carnes vermelhas.

VALOR NUTRITIVO
É uma fruta com alto teor de vitamina C.
Além disso, contém celulose, uma substância indispensável para o bom funcionamento intestinal, e bromelina, uma outra substância que facilita a digestão das carnes.

VALORES NUTRICIONAIS-
Porção: 100g
- Kcal: 52.0
- HC: 13.7
- PTN: 0.4
- LIP: 0.2
- Colesterol: 0
- Fibras: 1.4
Além da polpa, as cascas e o miolo do abacaxi podem ser utilizados para a produção de sucos. Previne dores de garganta e resfriados e é bom para a circulação, servindo também como tempero para amaciar carnes.
O abacaxi pode ser consumido in natura, industrializado sob a forma de geléia, vinho, cristalizado, passa ou licor. Ao comprá-lo é bom observar se as folhas da coroa não estão secas nem murchas e se o cheiro está bom. É bom observar também se não existem manchas na fruta.
O melhor período de safra compreende o mês de dezembro a janeiro.
Read More

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

PAVÊ DE MARACUJÁ


Ingredientes

100 gr de chocolate meio amargo ralado
500 gr de chantilly
1 pacote de biscoito maisena

Creme
1 lata(s) de leite condensado
1 lata(s) de creme de leite sem soro
3/4 xícara(s) (chá) de suco de maracujá

Cobertura
1/2 xícara(s) (chá) de água
1/2 xícara(s) (chá) de suco de maracujá
1 xícara(s) (chá) de açúcar
2 colher(es) (sopa) de amido de milho

Montagem: em uma tigela ou em taças individuais.

1a. Camada - um pouco do chantilly.
2a. Camada - bolacha maisena (não colocar muito próximas umas das outras).
3a. Camada - creme de maracujá.
4a. Camada - chocolate ralado.

Repetir as camadas, a última deve ser de creme de maracujá ou chantilly e colocar por cima a cobertura. Levar à geladeira.

OBS: O maracujá pode ser substituído por 1/2 xícara de chá de suco de limão.

Creme
Em uma panela misture o leite condensado e o creme de leite, em seguida leve ao fogo, mexendo bem. Depois acrescente o suco de maracujá. Leve à geladeira por mais ou menos 40 minutos, até ficar cremoso.

Cobertura
Misture tudo. Leve ao fogo até engrossar e depois se quiser acresecente duas colheres de sopa de semente de maracujá.

veja mais receitas como esta em http://cybercook.terra.com.br
Read More

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Psicologia se volta para os idosos no século XXI

Matéria extraída do site http://www.conexaociencia.jex.com.br

Nos últimos anos, os veículos de comunicação têm divulgado dados de que a população idosa do país cresce rapidamente. Esses dados projetam ao Brasil a 6ª colocação até 2025 no ranking dos países mais populosos em idosos no mundo. Um contingente tão considerável de indivíduos nessa faixa de idade fez com que algumas ciências, como a psicologia, direcionassem cada vez mais seus estudos aos idosos no país. A Universidade Estadual de Londrina, por meio do Departamento de Psicologia e Psicanálise da instituição, desenvolve o projeto de pesquisa intitulado "Bem-Estar e Sentido de Vida na Velhice" que mostra a contribuição da psicologia como compreensão e alternativas de intervenção ao indivíduo idoso. A seguir, entrevista com a coordenadora do projeto, professora doutora em educação pela Universidade de Campinas, Meyre Eiras de Barros Pinto:

Conexão Ciência: Hoje existe muito mais preocupação com os idosos e seu bem-estar. A que se deve isso?

Meyre Eiras de Barros Pinto : Deve-se à vários fatores: à explosão demográfica, à melhora da qualidade de vida, à diminuição nos níveis de natalidade. Tudo isso aumentou significativamente a população de idosos na sociedade hoje. Portanto, é preciso que haja uma preocupação com o bem-estar e a qualidade de vida, uma vez que temos um contingente muito significativo desse segmento populacional.

Conexão Ciência: O que a psicologia pode fazer para estimular o "Bem-Estar Subjetivo e o Sentido de Vida na Velhice", nome do projeto na qual a senhora está envolvida?

Meyre Eiras de Barros Pinto : O bem-estar é um campo de atuação da psicologia e para tanto, o psicólogo pode estar inserido em uma comunidade como em instituições de atendimento aos idosos, trabalhando questões específicas do processo de envelhecimento e visando dar um suporte emocional às questões relativas a esse período do desenvolvimento humano. Assim, o profissional da psicologia poderá desenvolver projetos de intervenção no sentido de propiciar uma melhor qualidade de vida.

Conexão Ciência: Por que a psicologia vem sendo cada vez mais utilizada para tratar o idoso da sociedade contemporânea?

Meyre Eiras de Barros Pinto : A psicologia é uma ciência importante para tratar do ser humano, em geral. Quando falamos em ser humano, contextualizamos também essa etapa da vida que é a velhice. A psicologia é uma área emergente, contudo, uma vez que esse contingente de idosos vem aumentando de forma significativa, é preciso redobrar as pesquisas e consequentemente, técnicas e procedimentos específicos para essa faixa da população.

Conexão Ciência: Isso significa que o crescimento dessa fatia da população é diretamente proporcional à quantidade de pesquisas na área em questão?

Meyre Eiras de Barros Pinto : Sim. A grande explosão em termos de estudos e de artigos que se deram nessa área foi na década de 1990 aqui no Brasil, enquanto que, em outros países, os de primeiro mundo em particular, a preocupação de estudos e de intervenção junto aos idosos já acontece há mais de três décadas. Aqui no Brasil essa é uma condição emergente.

Conexão Ciência: É difícil para o idoso encarar a velhice?

Meyre Eiras de Barros Pinto : Não podemos generalizar e dizer que todos os idosos têm dificuldades de lidar com a velhice. Depende da visão que cada um tem do seu processo de envelhecimento. Se observarmos os estereótipos sociais que são postos, vamos verificar que isso cria certa resistência, ou seja, o velho é visto como inútil, sem serventia, enfim, todas as limitações desse processo que são postas de forma genérica como se todos fossem iguais, esquecendo das profundas diferenças de vivência e de comportamento. Com todas essas características negativas ressaltadas, o idoso acaba criando certa resistência para olhar o próprio envelhecimento. Esse processo (de envelhecimento) não pode ter somente uma visão que se relaciona apenas com o envelhecimento biológico, como, por exemplo, uma perda da visão ou da audição. Por trás disso, existe também uma dimensão psicológica e por trás do ponto-de-vista psicológico, tem muito mais ganhos do que perdas. Agora do ponto-de-vista biológico, podemos avaliar tendo mais perdas do que ganhos. Assim temos uma perspectiva dialética de uma relação dialética de perdas e ganhos ao longo do processo de envelhecimento para todos nós.

Conexão Ciência: O que seria o "Bem-estar Subjetivo na Velhice"?

Meyre Eiras de Barros Pinto :O conceito de bem-estar subjetivo acaba tendo três significados conforme descritos na literatura. Tem o significado de virtude e felicidade, satisfação com a vida e aspectos positivos. Esses três conceitos permeiam esse conceito maior de bem-estar subjetivo, ou seja, avaliar como o indivíduo está se sentindo nesta fase da vida, ou seja, se ele tem mais sentimentos positivos, se está satisfeito com o que fez, as perspectivas do que ainda vai fazer; questões que possibilitam realizar uma avaliação do bem-estar subjetivo entre os idosos.

Conexão Ciência: Qual a importância do trabalho o "Sentido na Vida" com os idosos?

Meyre Eiras de Barros Pinto :O que detectamos é que muitos indivíduos, dependendo da visão que tenham em relação ao processo de envelhecimento, de certa forma se prendendo aos estereótipos, acreditam que não tem mais o que fazer a não ser esperar a morte. Então, encontrar um sentido de vida é exatamente conseguir realizar projetos que dêem (aos idosos) e propiciem uma perspectiva de vida. Encontrar um sentido na vida é galgar algo daqui para frente, assim como avaliar a sua própria vida com muitos aspectos positivos.

Crédito da Imagem: Imagem tirada de www.fepar.edu.br/psicologia
Ano 4 - Edição 23 - 14/out/07
Read More
Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena