Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

SEXTA DOCE!!!

CAMAFEU DE CASTANHAS

Ingredientes

1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de creme de leite
100 g de castanhas trituradas
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1/2 colher de sopa de farinha de trigo
Chocolate (ao leite) picado para banhar

Como fazer

Em uma panela misture o leite condensado, o creme de leite, as castanhas, a mateiga e a farinha de trigo. Leve ao fogo, mexendo sempre até que fique em "ponto de brigadeiro", desgrudando da panela. Coloque em um refrátário untado com manteiga. Deixe esfriar bem, de preferência de um dia para o outro. Enrole em forma de "croquetes". Disponha-os em uma forma untada com manteiga e leve à geladeira por cerca de 15 minutos. Isso facilitará na hora de banhá-los. Derreta o chocolate picado (não precisa dar choque térmico) em banho-maria. Quando estiver levemente morno, banhe os camafeus e os deixe secar em um papel manteiga. Enfeite com pedaços de castanhas ou como preferir.
OBS: É a mesma receita de camafeu de nozes. É só substituir as castanhas por nozes.
Read More

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Retarde o envelhecimento comendo uma castanha por dia

Cabe na palma da sua mão, e ainda sobra um espaço e tanto, a arma que vai superproteger as unidades microscópicas do seu organismo. Em segundos, ao mastigar uma única castanha-do-pará, você recarregará os níveis de um mineral extremamente importante para uma vida longa e saudável: o selênio. A pequena oleaginosa repõe a quantidade do nutriente necessária para dar combate ao envelhecimento celular, causado pela formação natural daquelas incansáveis moléculas que danificam as células, os radicais livres.
Um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, atesta que a ingestão diária de duas castanhas-do-pará recentemente rebatizadas castanhas-do- brasil eleva em 65% o teor de selênio no sangue. Mas provavelmente os neozelandeses não usaram o legítimo produto brasileiro. Ora, nós somos sortudos. É que as castanhas produzidas no Norte e no Nordeste do país são tão ricas em selênio que bastaria uma unidade para tirar o mesmo proveito. A recomendação é de que um adulto consuma, no mínimo, 55 microgramas por dia, diz a nutricionista Bárbara Rita Cardoso, pesquisadora do Laboratório de Minerais da Universidade de São Paulo. E com uma unidade da nossa castanha já é possível encontrar bem mais do que isso de 200 a 400 microgramas do bendito selênio. Aliás, o limite de consumo diário do mineral é de 400 microgramas, portanto, não vá com muita fome ao pote. No caso de uma criança, meia castanha seria suficiente, afirma Silvia Cozzolino, presidenta da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.
E por que toda essa fama do selênio? Ele é essencial para acionar enzimas que combatem os radicais livres, responde Christine Thomson, a pesquisadora neozelandesa que investigou as propriedades da castanha. O selênio se liga a algumas proteínas já existentes em nosso corpo para formar essas enzimas antioxidantes, descreve, completando, Bárbara Cardoso. Na ausência dele, as tais enzimas ficam sem atividade e, então, deixam de combater os radicais e ainda desguarnecem as defesas do organismo.
O mineral da castanha também teria um papel especial na proteção do cérebro. É que, com essa capacidade de acabar com a farra dos radicais livres, as células nervosas seriam preservadas, evitando o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade. Justamente por isso, a pesquisadora Bárbara Rita Cardoso começa a estudar os possíveis benefícios do selênio em portadores do mal de Alzheimer. A gente desconfia que nesses pacientes os radicais façam maiores estragos, diz ela.
A tireóide também funciona melhor na presença do selênio, acrescenta Christine Thomson. Isso porque, se não houver esse elemento, ela não consegue produzir direito seus célebres hormônios. O mineral também está intimamente associado à capacidade de o organismo se livrar de substâncias tóxicas, ajudando-o inclusive a expulsar possíveis metais pesados que se alojam nas células.
Apesar de tudo isso, o badalado selênio deve ser apreciado com moderação. Quando os especialistas recomendam uma castanha diária, é para segui-lo à risca. Acredite: o conselho não é nem um pouco mesquinho. Esse consumo ideal e comedido é que faz todas essas enzimas que dependem do nutriente trabalharem de forma adequada, diz Bárbara. Em excesso, o selênio não vai potencializar sua ação. E o pior: mais cedo ou mais tarde, o exagero rotineiro vai revelar o lado negro da substância. Sim, ele existe: a toxicidade. Ela acontece se a pessoa ingerir mais de 800 microgramas por dia, adverte Silvia Cozzolino. É que o selênio tem efeito cumulativo, emenda Christine Thomson.
Isso não significa que abusar das deliciosas castanhas em uma happy hour com amigos traga grandes ameaças. De vez em quando, dá até para superar a quantidade recomendada. O perigo é comer essas oleaginosas além da conta todo santo dia. Quem experimentar ataques sucessivos de gula poderá sentir dor de cabeça, ficar com as unhas fracas e ver seus cabelos caírem. Mas, em geral, quem come dez castanhas hoje não vai se empanturrar delas amanhã, usa a lógica a expert em nutrição Silvia Cozzolino. No máximo, o preço desse pecado será um mau hálito parecido com o bafo de alho acredite!
Não corre o mesmo risco quem comer, vez ou outra, algum prato que leve a castanha na receita até porque, seja doce ou salgado, dificilmente uma porção reunirá tantas unidades assim. E saiba: nem o fogão nem a geladeira conseguem detonar as reservas de selênio. No dia-a-dia, porém, nada melhor do que a praticidade de botar na mochila, no bolso ou na bolsa a sua estrela solitária. É saúde na medida certa!
Para chegar à quantidade de selênio de uma castanha-do-pará (de 5 gramas), você teria que consumir, em média, o equivalente a...
3 filés de frango (100 gramas cada um)
16 pães franceses (50 gramas cada um)
100 copos de leite (200 mililitros por copo)
10 ostras (33 gramas cada uma)
3 latas de sardinha em conserva (130 gramas cada uma)
Fonte http://saude.abril.com.br/edicoes/0298/nutricao/conteudo_278887.shtml?pag=2


Read More

terça-feira, 23 de novembro de 2010

AUMENTE A PRODUÇÃO DE COLÁGENO

Gelatina contém proteínas que fornecem aminoácidos essenciais para a manutenção de ossos e tecidos A gelatina é extraída do colágeno, especialmente do bovino.
Ela contém uma série de fragmentos de proteínas que fornecem aminoácidos essenciais ao corpo para a manutenção de ossos e tecidos.
O organismo começa a reduzir a produção de colágeno a partir dos 25 anos de idade. Aos 50, produz apenas 35% do colágeno necessário ao organismo.
Sem o colágeno, o tônus muscular sofre uma diminuição, atingindo a saúde dos ossos, pele, unhas e cabelos, fazendo com que se tornem menos resistentes, percam a elasticidade, o brilho e reduzam o crescimento, facilitando o aparecimento de estrias e celulite, levando ao envelhecimento dos tecidos do corpo.
O colágeno reforça os tendões e ligamentos que unem os músculos aos ossos. A gelatina ajuda na nutrição destes tecidos, mantendo a hidratação e integridade das articulações, desempenhando assim um papel importante na prevenção e no tratamento de dores articulares, artrose e osteoporose. É um nutriente isento de gorduras,colesterol ou carboidratos.
Pode ser adquirida em folhas, em pó com sabor, ao natural ou em cápsulas. Mas há diferença entre a gelatina que compramos no supermercado para sobremesa e a gelatina vendida em casas de produtos naturais e suplementos alimentares.
Nestes últimos, geralmente encontramos o colágeno em pó, ou em cápsulas, que é o colágeno em sua forma pura. Já a gelatina que compramos no supermercado, também tem colágeno na composição, porém, em menor quantidade.
Fonte http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1567
Read More

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Oba!!! Hoje é sexta e sexta tem doce!!!

PAVÊ RÁPIDO DE LIMÃO

Ingredientes

pacote(s) de biscoito maisena
1 lata(s) de leite condensado
1/2 caixinha(s) de creme de leite
1/2 xícara(s) (chá) de suco de limão

Modo de Fazer
Misture o leite condensado e o limão. Acrescente o creme de leite e reserve por 10 minutos. Em uma travessa quadrada (não muito grande) disponha camadas de creme e de biscoito. As camadas de creme devem ser bem fininhas, somente o suficiente para cobrir o biscoito. Termine com creme e decore com raspinhas de limão. Leve para gelar por 6 horas.
Read More

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS

Fonte: Medcenter
De nada adianta passar horas na academia ou em clínicas de estética se você não se preocupa com o primordial: sua alimentação!
Manter uma alimentação saudável e equilibrada não significa passar fome e pode fazer verdadeiros “milagres” para sua pele e ser um ótimo aliado para manter a forma física.
O nosso corpo necessita de uma nutrição adequada para satisfazer suas necessidades fisiológicas e metabólicas, que envolvem crescimento, reparo e manutenção do organismo como um todo. Uma dieta equilibrada fornece os nutrientes necessários às nossas células, que por sua vez produzirão várias substâncias internas necessárias à saúde do corpo e da mente, além de atuarem favoravelmente sobre o brilho dos cabelos, na beleza das unhas, na luminosidade da pele, entre tantos outros benefícios.
Infelizmente a maioria das pessoas não ingere o mínimo recomendado de micronutrientes (vitaminas e minerais) e macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras). Para evitar isso, é fundamental manter uma alimentação variada. Uma dica é preparar pratos coloridos.
Segundo os nutricionistas, alimentos da mesma cor possuem propriedades semelhantes:
Cor vermelha: acerola, tomate, maçã, rabanete e melancia são ricos em carotenóides. Fazem bem para o coração, fortalecem olhos e a pele, além de ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer.
Cor verde: alface, agrião, rúcula, escarola, abacate são ricos em cálcio, ferro e fósforo, promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue. Evitam também a fadiga mental e fortalecem ossos e dentes.
Cor roxa: almeirão-roxo, berinjela, repolho-roxo, possuem propriedades antioxidantes, responsáveis pela prevenção de doenças cardíacas, além de auxiliar na saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo.
Cor branca: aipim, banana, couve-flor, graviola, têm grandes quantidades de vitaminas do complexo B, que atuam na proteção das células.
Cor laranja: ajudam a enriquecer a dieta. Assim como os vermelhos, os vegetais da cor laranja são fontes de vitamina C, importante proteção para o sistema imunológico e para saúde do coração. Fazem parte desse rol, frutas regionais como laranja, abóbora, cenoura, mamão, tangerina e pêssego.
Além da falta de consumo de vitaminas e minerais para manutenção da saúde, alguns componentes verificados nas plantas chamados de fitoquímicos foram reconhecidos recentemente como poderosos agentes que oferecem proteção contra doenças como o câncer.
Dicas alimentares para auxiliar no combate da flacidez, gordura localizada, estrias e celulite
Flacidez
Consumir alimentos construtores (protéicos) que aumentam produção de colágeno; reduzir consumo de gorduras que destroem o colágeno.
Gordura localizada
Reduzir consumo de gorduras, frituras, açúcares (alimentos contidos no ápice da pirâmide alimentar); aumentar consumo de frutas e vegetais (alimentos reguladores), fibras e água.
Estrias
Aumentar consumo de alimentos construtores (protéicos) que aumentam produção de colágeno, de frutas e verduras (alimentos reguladores), de cálcio e água.
Celulite
Diminuir consumo de sal, que causa retenção de líquidos e edemas, e de alimentos gordurosos e frituras; reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, cafeinadas e refrigerantes, que diminuem o calibre das artérias, dificultando a circulação; aumentar o consumo de fibras e água/chás.
Saiba onde encontrar nutrientes e componentes ativos de uma dieta antienvelhecimento
Betacaroteno (precursor da vitamina A)
Cenoura, abóbora, batata-doce, damasco seco, vegetais de cor verde-escuro como brócolis, couve, etc.
Vitamina C
Frutas cítricas e vegetais de cor verde-escuro (laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, agrião, pimentão verde, etc).
Vitamina E
Gérmen de trigo (fonte mais importante), óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha-do-pará, gema, vegetais folhosos e legumes.
Selênio
Castanha-do-pará (principal fonte), alimentos marinhos.
Zinco
Carnes magras, peixes e frutos do mar, aves sem pele e leite desnatados. Cereais integrais, feijões e nozes são também boas fontes.
Licopeno
Tomate, molho de tomate e goiaba vermelha.
Bioflavonóides
Frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas, amoras, morango, framboesa, entre outras frutas vermelhas.
Isoflavonas
Soja e seus derivados.
Catequinas
Frutas da família do morango, uva e chá-verde ( green tea ).
Fibras
Cereais integrais (farelo de trigo, aveia, centeio, etc.), frutas e hortaliças de preferência consumidos com cascas e/ou talos.
Ácidos Graxos Ômega 3
Peixes marinhos que vivem em águas frias como sardinha, salmão, cavala, arenque, atum, etc.
Read More

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

DOCE SEXTA FEIRA COM A TORTA MARTA ROCHA!!!!


A receita de hoje é em homenagem à minha amiga Ellen que me convidou pra ir a um café porque estava com vontade de comer essa torta.
A receita não é complicada, não é difícil de fazer e não sai caro! Olha só que maravilha!

INGREDIENTES

Massa:
6 claras
6 gemas
1 xícara (chá) de açúcar peneirado
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de farinha de trigo

Recheio:
2 colheres (sopa) de maisena
1/2 xícara (chá) de leite
6 gemas
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de margarina culinária
meio litro de chantily
crocante de nozes a gosto

Suspiro
6 claras
1 xícara e meia (chá) de açúcar

Para decorar:
cerejas tipo marrasquino

MODO DE FAZER:
Unte e enfarinhe uma assadeira média com margarina e farinha de trigo, reserve. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180ºC). Coloque as claras na batedeira e bata até obter picos firmes. Sem parar de bater, junte as gemas, uma a uma. Acrescente aos poucos o açúcar e o chocolate em pó. Bata até obter uma massa fofa. Retire da batedeira e misture a farinha delicadamente. Coloque a massa na assadeira reservada e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até que, espetando um palito, este saia limpo. Reserve.

Recheio:
Em uma panela, dissolva a maisena no leite. Junte as gemas, o açúcar e a água. Leve so fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo e junte a margarina culinária. Mexa bem e reserve.

Suspiro: (Vou passar o modo de fazer, mas ele pode ser comprado em feiras ou no mercado. Prefira o caseiro que é mais gostoso.)
Unte uma fôrma redonda média e forre-a com papel-manteiga, também untado. Pré-aqueça o forno em temperatura baixa (150ºC). Coloque as claras na batedeira e bata até obter picos firmes. Sem parar de bater, junte o açúcar e bata por cerca de 5 minutos ou até formar um suspiro firme. Coloque o suspiro em um saco de confeitar e faça pequenos discos sobre o papel-manteiga. Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até corar. Reserve.

Montagem:
Corte o bolo em 2 ou 3 partes (formando discos) e recheie, alternando camadas de creme e suspiro, chantilly e crocante. O crocante vc pode comprar pronto ou então faz com uma xícara de açúcar e uma de nozes. Caramelize o açúcar com cuidado para não queimar. Jogue no mármore e quebre em pedaços muito pequenos. Misture uma xícara de nozes picadas. Decore com chantilly e cerejas tipo marasquino. Leve à geladeira por cerca de 2 horas.


Read More

COMO FUNCIONAM OS REPELENTES DE INSETOS?


De maneiras diversas, porém ainda não totalmente explicadas pela ciência. Embora a eficácia de produtos como o DEET (sigla em inglês para o composto N,N-dietil-meta-toluamida) e o óleo de citronela seja comprovada, não há consenso na comunidade científica sobre por que os insetos evitam áreas em que essas substâncias são aplicadas. A seguir você conhece as principais armas para espantar mosquitos, baratas e outros causadores de incômodos para os seres humanos.

Fim da picada
Um arsenal de produtos naturais e industrializados para combater mosquitos e outros insetos

REPELE NA PELE

O principal composto químico presente nos repelentes industriais foi descoberto em 1946 por agricultores, nos EUA. Desde então, já pintaram várias teorias para explicar o funcionamento do produto. A verdade, porém, é muito simples: os insetos se afastam do DEET porque ele... bem, ele fede muito!

NA LATA

Inseticidas para uso doméstico têm como princípio ativo as piretrinas. Elas agem no sistema nervoso dos insetos, causando uma contração descontrolada dos neurônios e paralisando o bicho todinho. Geralmente são diluídas em água e usadas em sprays ou em aparelhos elétricos para plugar na tomada.

IN NATURA

Os óleos essenciais de plantas como citronela, eucalipto e muitas outras são uma boa receita de repelente - embora o DEET seja, pelo menos, mil vezes mais forte contra os insetos. E também não adianta plantar mudinhas em volta da casa, porque a quantidade de essência exalada não espanta inseto nenhum.

VITAMINADAS

Embora ingerir vitaminas do complexo B altere a secreção da pele humana, nunca foi comprovado que isso afugente insetos. Cebola, alho e álcool também mudam as secreções, mas não chegam a incomodar os bichos. Além disso, laboratórios que produzem essas vitaminas não recomendam seu uso como repelente.

OLHA A ONDA

Repelentes ultrassônicos podem ser plugados em tomadas ou acionados por aplicativos de computador e celular. Ruídos não audíveis por humanos imitam um mosquito macho procurando uma parceira. Como só fêmeas grávidas picam alguém - para acumular sangue -, elas fugiriam do som por já estar grávidas.

Sangue fresco
Será que existem pessoas que atraem mais insetos do que outras?

Regiões pouco urbanizadas tendem a concentrar mais mosquitos, que parecem deixar de picar as pessoas de sempre para avançar em quem visita sua área. Na real, os mosquitos seguem atacando todo mundo, sem discriminar. É que, quando alguém é alvo frequente dos insetos, o corpo se acostuma e diminui, aos poucos, a produção de histamina - substância que provoca a coceira na pele após uma picada. Ou seja, as picadas continuam, mas nos turistas elas coçam mais.

Read More

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

SEXTA DOCE!!!



BOLO GELADO DE ABACAXI

Massa
3 clara batidas em neve
3 gemas
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
5 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Recheio
1 abacaxi picado
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água

Creme
1 lata de leite condensado
2 latas de leite
1 colher (sopa) de amido de milho
3 gemas

Cobertura
3 claras em neve
3 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de creme de leite sem soro

MODO DE FAZER

Massa
Na batedeira, bata todos os ingredientes, com exceção das claras e do fermento. Em seguida acrescente o fermento com uma colher.
Por último adicione as claras em neve delicadamente à massa. Leve para assar em assadeira untada em forno pré-aquecido, até quando enfiar um palito na massa e este saia seco.

Recheio
Leve todos os ingredientes ao fogo até cozinhar e deixe esfriar. Depois de frio jogue em cima da massa assada.

Creme
Dissolva o amido de milho no leite, em seguida misture todos os outros ingredientes do creme. Leve ao fogo até ferver. Espere esfriar um pouco e despeje sobre o recheio.

Cobertura
Bata as claras em neve, acrescente o açúcar, bata mais um pouco até o ponto de suspiro. Acrescente o creme de leite e misture sem bater, despeje sobre o creme. Polvilhe o côco ralado sobre o bolo e leve à geladeira até a hora de servir.

Bom final de semana!!!!
Read More

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Células-tronco no dente do siso

Uma pesquisa do Instituto Nacional de Indústria Científica Avançada do Japão mostra que os terceiros molares, nome correto do dente do siso, contêm uma importante reserva de tecidos para criação de células-tronco pluripotentes induzidas (IPS).
A ciência vê nessas partículas o caminho para originar tecidos e regenerar partes do corpo afetadas por diversos tipos de patologias. Criá-las, no entanto, é uma tarefa difícil.
As mais efetivas para esse tipo de produção são de difícil extração, como as que são recolhidas da medula óssea.
A vantagem, obviamente, reside no processo de remoção. Os pesquisadores geraram uma série de linhagens de células-tronco, até cem vezes mais eficientes do que amostras criadas a partir de células da pele.
A extração do siso é um procedimento médico comum e, portanto, cria uma oportunidade perfeita para retirar material. O estudo foi publicado no Journal of Biological Chemistry.
Fonte http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/91/celulas-tronco-no-dente-do-siso-dente-do-siso-contem-189637-1.asp
Read More
Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena