Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

CUIDADOS COM A PELE NO VERÃO

A exposição a períodos de calor intenso constitui uma agressão para as pessoas. Saiba o que fazer para minimizar os efeitos das altas temperaturas sentidas durante as ondas de calor no verão.
É preciso ter cuidado devido as altas temperaturas que se fazem sentir em alguns dias de verão e que comportam elevados riscos para a saúde, sobretudo para bebês, crianças pequenas, idosos, pessoas acamadas, obesas, portadores de doenças crônicas (cardiovasculares, respiratórias, renais, diabetes, obesidade, alcoolismo, doenças mentais, etc.). O perigo também aumenta para todos os que trabalham na rua, diretamente expostos ao sol, e para os que vivem em más condições de habitação.
É certo que quando o calor aumenta durante uma onda de calor o organismo esforça-se para arrefecer o corpo e manter em 37 graus Célsius a temperatura do corpo humano. Para isso produz o suor, que se evapora através da pele e arrefece o organismo. Mas basta que a umidade do ar aumente para que a evaporação do suor não ocorra, a temperatura do corpo suba e a desidratação pelo calor se manifeste. Porque se trata de uma situação que pode provocar “danos irreversíveis ao cérebro ou noutros órgãos ou até mesmo a morte”, como refere a Direcção Geral de Saúde (DGS) na brochura Ondas de Calor, importa conhecer os efeitos do calor e aprender a prevenção.
Os Golpes de Sol (também conhecido como insolação) ocorrem quando o sistema de controle da temperatura do corpo humano deixa de funcionar, deixando de produzir suor para proporcionar o arrefecimento. A temperatura do corpo pode, em dez a quinze minutos, atingir os 39 graus Célsius provocando deficiências cerebrais ou até mesmo a morte se o indivíduo não for socorrido de forma rápida. É assim que a DGS descreve os golpes de calor, uma situação que constitui uma emergência médica.
Atenção aos sintomas: febre alta; pele vermelha, quente e seca, sem suor; pulso rápido e forte; dor de cabeça; tonturas; náuseas, confusão e perda de consciência. Perante esses sinais, a pessoa afectada deve ser colocada em local fresco ou numa sala com ar condicionado e refrescada através da aplicação de toalhas úmidas ou do borrifamento do corpo com água fria. Se estiver inconsciente, não devem ser dados líquidos para ingerir.
O golpe de sol (ou de calor) requer intervenção médica imediata uma vez que do tratamento tardio podem resultar complicações a nível do cérebro, rins e coração.
Esgotamento pelo calor
A exaustão pelo calor ocorre devido à perda excessiva de líquidos e de sal através da transpiração e comporta riscos graves para as pessoas idosas, hipertensas ou com doença cardíaca. Transpiração intensa, palidez, espasmos musculares, cansaço e fraqueza, dor de cabeça, náuseas, vômitos, desmaio, pele fria e úmida, pulso fraco e respiração acelerada e superficial são os sintomas mais frequentes do esgotamento pelo calor. O aparecimento de alguns destes sinais em pessoas mais vulneráveis ou a sua manifestação conjunta em qualquer indivíduo é uma emergência. Enquanto se aguarda o atendimento médico, a pessoa afetada deve ficar em repouso e ser ajudada a fazer arrefecimento e hidratação.
Os espasmos musculares, conhecidos como cãibras, afetam principalmente pessoas que transpiram muito durante a prática de exercício físico intenso, mas também podem manifestar-se só por aumento da temperatura ambiente. Embora menos graves do que os golpes de sol e os esgotamentos pelo calor, podem exigir tratamento médico.
Os espasmos musculares incidem sobretudo nas pernas, braços e abdomen e são especialmente perigosos para as pessoas com doença cardíaca e para as que fazem dietas hipossalinas (pobres em sal). O controlo das cãibras e a diminuição da dor exigem que a pessoa pare com a prática do exercício físico, repouso em local fresco, ingestão de sumos de fruta natural sem adição de açúcar ou de bebidas ricas em electrólitos (as chamadas bebidas para desportistas ou bebidas energéticas). Se as cãibras persistirem uma hora depois, é o caso para procurar ajuda médica.
Durante uma onda de calor nada melhor do que passar umas belas horas na praia para poder refrescar-se e defender-se das altas temperaturas. Os cuidados com a pele no verão são essenciais para a manutenção da boa saúde da pele e assim evitar as terríveis consequências do sol e do calor.
Procure ir à praia em horários fora da hora de pico do sol (das 11h às 16h), mas se isso não for possível procure hidratar a pele e nunca se esqueça do protetor solar. Os cuidados com a pele talvez não se façam sentir agora, mas no futuro com o avançar da idade vão fazer muita diferença na aparência de uma pessoa.
Um bom mergulho também é importante e ajuda-nos na defesa contra as altas temperaturas e auxilia o organismo a baixar a temperatura do corpo humano. Mas cuidado! É sempre aconselhável não entrar na água muito rapidamente. Tente ir-se acostumando com a temperatura da água e assim evitar um eventual choque térmico, que mesmo pouco comum, é de se evitar.
Hidratar é proteger
Deve ser oferecida água em abundância aos recém –nascidos, bebês, crianças, idosos, pessoas doentes e acamadas. Optar por fazer refeições leves, mais frequentes e pouco condimentadas. Nos períodos de calor intenso durante as ondas de calor, é aconselhável ficar em casa ou em locais com ambientes climatizados. Se necessário, tomar um duche de água morna ou fria. As pessoas que sofrem de doença crônica, as que fazem dieta com pouco sal ou com restrição de líquidos devem aconselhar-se com o seu médico.
Fonte: http://dicasuteis.com/onda-de-calor
Read More

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Transtornos do sono

Se o sono ainda é um comportamento que nos desafia entender, atualmente podemos conhecer sua estrutura funcional.
Através da análise das ondas elétricas emitidas pelo cérebro durante o sono, já no começo deste século, descobriu-se que o sono é dividido em estágios que se alternam ciclicamente.
Os estágios do sono foram divididos em REM ( Rapid Eyes Moviment) e Não- REM. Um ciclo completo de sono dura em média 1 hora e meia e passa por quatro fases Não-REM, seguidas de uma fase REM.
Conhecendo-se a estrutura e o funcionamento do sono, podemos entender melhor os transtornos do sono, os distúrbios e alterações do sono como a insônia, sonambulismo e outros transtornos.
As ondas cerebrais do tipo beta (produzidas quando estamos acordados) são substituídas por ondas alfa logo após o início do adormecer.
Este estágio indica um estado de profundo relaxamento.
Depois de passado de 5 a 20 minutos nosso corpo e mente estão prontos para o primeiro estágio do sono.
Estágios do Sono Não-REM
Estágio 1:
É um estágio de transição entre a vigília e o sono, também chamado de estado do meio-sono.
Este estágio pode durar de 10 segundos a 10 minutos.
Nesse estágio a respiração fica mais profunda, os músculos começam a relaxar e entramos num leve porém tranqüilo.
É nesse estágio que muitas vezes temos a sensação de queda ou de estar voando quando adormecemos.
Estágio 2:
Este estágio é o começo do sono de verdade. Pode durar de 10 a 20 minutos.
Neste estágio ficamos alheios aos acontecimentos sonoros e visuais do ambiente e esse estágio representa praticamente a metade (50%) de todo o nosso sono.
Estágios 3 e 4:Estes estágios produzem ondas lentas. Esse estágio também é chamado de sono delta e é onde o THS hormônio do crescimento é liberado e a recuperação muscular acontece.Após 20 a 40 minutos no estágio 4, o organismo retorna aos estágios 2 e 3, porém em seguida entra na fase REM.
Sono REM:
Este estágio é o mais profundo. apesar de ocupar apenas 20% do total de horas dormidas, é tão importante que todo o resto do sono foi batizado de não- REM.
Neste estágio acontece o aumento do fluxo sanguíneo, freqüência cardíaca, respiração, temperatura e pressão sanguínea e os olhos se movem rapidamente
Neste estágio acontece o sonho e nosso cérebro fica mais ativo, porém nosso corpo permanece imóvel, pois o córtex cerebral bloqueia as atividades motoras.
O primeiro período REM ocorre de 70 a 110 minutos após o início do sono e tem normalmente 5 a 15 minutos de duração.
Já os quatro a seis estágios REM por que passamos numa noite vão aumentando sua duração progressivamente, enquanto os estágios 3 e 4 ficam menores.
Fonte http://www.psicologiananet.com.br/transtornos-do-sono-a-fisiologia-do-sono-e-os-estagios-do-sono/880/
Read More

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Nossa sexta doce esta semana é na quinta!

Pessoal, excepcionalmente nesta semana, a receita da sexta doce será na quinta. Estou prevendo que amanhã não terei tempo de postar nada e nem de chegar perto do computador!!! Para não falhar, deixo o post hoje.

Pudim de Natal

Ingredientes:
260 g de pão
250 g de açúcar
100 g de amêdoas
50 g de passas
100 g de frutas cristalizadas
1 colher de chá de canela
suco e raspa de 1 laranja
125 g de margarina derretida
1 cálice de rum
5 ovos
1 colher de leite
margarina para untar a forma
açúcar para polvilhar

Escalde as amêndoas, pele-as e corte-as em fatias ou as compre já prontas. Corte as frutas em pequenos pedaços. Peneire o açúcar. Corte o pão em pedacinhos, acrescente leite fervido. Quando o pão estiver macio, esmague-o bem com uma colher de pau, junte os ovos batidos, todas as frutas, a margarina derretida, o suco e as raspas de laranja, a canela e o rum e misture bem. Unte uma forma com margarina, polvilhe-a com açúcar, leve para cozinhar em banho-maria por cerca de 30 min. Verifique se está cozido e deixe esfriar. Desenforme e sirva.
Fonte: Meu Papai Noel
Read More

FELIZ NATAL!!!!

*
Que
este ano
que se inicia
traga-nos alegria,
muita saúde, paz, luz e
muita sabedoria. Que possa
trazer-nos também, muitos sonhos
e muitas
alegrias.
Dinheiro
sempre
é bom ,
também!
Feliz Natal a todos e obrigada por me acompanharem ao longo deste ano. Que o próximo, se não puder ser melhor, que seja, pelo menos igual!!!
Beijos a todos!!!
Fiquem com Deus.
Read More

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Resenha do livro "Adolescência" de Contardo Calligaris


Esta resenha foi um trabalho solicitado no meu curso de Psicologia. Achei o livro muito interessante e bem atual. Ele serve a todas as idades, traz uma idéia diferente da adolescência, uma outra visão e, no meu ponto de vista, muito coerente. Vale a pena ler.


O livro é bem atual e nele Calligaris aborda a adolescência de uma forma diferente, como uma condição especial em que os jovens modernos passam entre a infância e a fase adulta. Em alguns momentos tratados como crianças e em outros como adultos, os jovens passam por um período de transição em que nada marca o seu início ou fim. Os adolescentes já têm discernimento para perceber alguns valores que começam - além de ficar mais claros – a fazer parte da lista de preferências. Esses valores compreendem sucesso no plano financeiro/social, sexual/amoroso e ainda, seus corpos e suas mentes já atingiram um bom nível de maturação, o que lhes permite buscar esses sucessos, porém a sociedade ainda lhe impõe algumas restrições que acaba criando efeitos colaterais e um comportamento, de certa forma rebelde. Esta fase é um produto da sociedade moderna.
A idealização da adolescência acabou por influenciar também os adultos que querem a todo custo prolongar o período ao máximo, visando cada vez mais se parecer com os jovens. A dificuldade de se encaixar nos padrões de “feliz adolescência”, faz com que se iniciem os períodos depressivos por não conseguir ser “feliz” a atingir os objetivos.
A adolescência não existe no mundo natural, corresponde culturalmente à puberdade, que é um fenômeno produzido pela Natureza, que pode ser definido como o amadurecimento sexual do ser.

Calligaris propõe cinco tipos diferentes de adolescentes:

Os adolescentes gregários são jovens reunidos em certos grupos ou comunidades que exigem um “algo em comum” e onde todos são reconhecidos como iguais. Calligaris comenta sobre uma lei em um dos estados dos EUA que, em certos lugares, permite que jovens de 16 anos possuam licença para dirigir mas proíbe que os mesmos dirijam o veículo com outros jovens até completarem 18 anos. Segundo essa lei, jovens em bando são potencialmente perigosos, pois transgridem para afirmarem-se entre si.

O adolescente delinqüente, quando não consegue ser reconhecido no mundo dos adultos, usa da ignorância e violência, gritando, quebrando coisas, colocando fogo em casas, para tentar ser levado a sério. Os adultos ficam numa situação bastante difícil já que não tem muita coisa a fazer a respeito disso, pois se ignorar, eles acabam fazendo cada vez mais delinqüências e promovendo a rebeldia exagerada e acabam sendo mais violentos pois acham que não estão sendo levados a sério e, se reprimir demais, darão aos adolescente a certeza de que seus gestos não foram interpretados o que provocará mais violência novamente. Por outro lado, Calligaris também trata da delinqüência com conseqüências sexuais. O jovem, não sendo sexualmente aceito como adulto, resolve se impor pela sedução mais violenta para tentar ser aceito como igual.

O adolescente toxicômano, dependente de drogas. Os adolescentes de hoje, herdaram os resquícios da geração “paz e amor” (e sexo e drogas), e vêem isso como uma forma de rebeldia. A droga, além de possuir um certo encanto entre os jovens, tem uma promessa de “satisfação garantida”. Em relação ao fumo e álcool, os jovens vêem como uma maneira de se aproximarem do modo de vida dos adultos que eles conhecem e que de certa forma admiram.

Os adolescentes que se enfeiam são os jovens que inventam um certo padrão estético que desafiam a sociedade. Estão fora do padrão que a sociedade impõe. Segundo Calligaris, esta pode ser uma reação ao medo de não ser aceito por sua beleza nos padrões normais, assim, o adolescente “enfeia” a própria imagem para não correr o risco de ser considerado feio normalmente. Ele se tornou feio e sabe disso, foi por opção e não “feio por natureza”.

Os adolescentes barulhentos são aqueles da “geração MTV“, os adolescentes que transmitem a sua rebeldia através da música, imaginam suas vidas como em filmes ou clipes de suas bandas ou artistas favoritos. Sempre buscando uma maneira de chamar a atenção pelo barulho.Primeiramente, os adultos idolatram as crianças, por serem criaturas naturalmente felizes e por sentirem certa necessidade em deixá-las plenamente felizes em tempo integral. Vêem nelas uma maneira de se perpetuarem, visto a sociedade individualista à qual vivemos, ao longo dos anos, uma luz de esperança na escuridão que é a vida moderna. Porém, aos poucos o olhar que está sobre as crianças vai se desviando para os jovens, por serem mais maduros e mais próximos dos adultos. Os adultos agora vêem que se conseguirem tornar estes jovens permanentemente felizes, protegidos e despreocupados (como as crianças) seria mais gratificante para eles, visto que seria uma felicidade mais próxima do que eles sonham. Com isso o jovem vai se encaixando nesta adolescência idealizada culturalmente e tornando sua moratória, objeto de inveja de crianças e adultos.

Frases e trechos que se destacam no livro:


Um adolescente um pouco sem rumo, estranhando seu próprio comportamento, paradoxalmente desafiador e arrependido, pára você na rua e fala: "Estou só passando por uma fase agora. Todo o mundo passa por fases, não é?" Alguém talvez reconheça sua voz. É Holden, o herói do romance O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger.
Aproveitando-se da situação, atrás e ao lado dele se aglomeram pais e mães de adolescentes. Eles também perguntam: "Então, é assim? Vai passar? É só uma fase?"
Resposta de bolso, caso Holden e os pais o parem na rua: "Não. Não é apenas uma fase. Por isso, nada garante que passe".
A adolescência é o prisma pelo qual os adultos olham os adolescentes e pelo qual os próprios adolescentes se contemplam. Ela é uma das formações culturais mais poderosas de nossa época.
Objeto de inveja e de medo, ela dá forma aos sonhos de liberdade ou de evasão dos adultos e, ao mesmo tempo, a seus pesadelos de violência e desordem.
Objeto de admiração e ojeriza, ela é um poderoso argumento de marketing e, ao mesmo tempo, uma fonte de desconfiança e repressão preventiva.
A Holden e aos pais pode-se responder, assim, que os jovens de hoje chegaram à adolescência numa época que alimenta uma espécie de culto desse tempo da vida. E caberia, então, tentar explicar como isso nos afeta a todos.
O adolescente se olha no espelho e se acha diferente. Constata facilmente que perdeu aquela graça infantil que, em nossa cultura, parece garantir o amor incondicional dos adultos, sua proteção e solicitude imediatas.
Querem que ele seja autônomo e lhe recusam essa autonomia.
Na sociedade pré-moderna, a divisão social era relativamente pacífica, estabelecida. Hoje a divisão social é móvel e a posição de cada um depende, em princípio, do reconhecimento dos outros que se consegue ou não. É normal que ninguém esteja satisfeito com sua situação e que cada um tente melhorá-la.
Quanto mais o adulto se manifesta rigoroso e quer impor sua autoridade recorrendo a uma tradição, tanto mais ela a enfraquece e se enfraquece com ela.
O fato é que a adolescência é uma interpretação de sonhos adultos, produzida por uma moratória que força o adolescente a tentar descobrir o que os adultos querem dele.
O comportamento adolescente é considerado no mínimo anormal, por parecer (e de fato ser) transgressivo, quando comparado ao padrão adulto (o padrão confesso dos adultos).
O adolescente, descobrindo que a nova imagem projetada por seu corpo não lhe vale “naturalmente” o estatuto de adulto, é acuado a agir.
O adolescente transforma assim sua faixa etária num grupo social, ou então num conglomerado de grupos sociais dos quais os adultos são excluídos e em que os adolescentes podem mutuamente se reconhecer como pares.
Outros grupos pedem que a senha de acesso à comunidade seja uma marca duradoura – tatuagem, cicatriz – ou um tipo específico de modificação corporal.
Os jovens gregários transgridem por se bastarem, ou seja, por se reconhecerem entre pares, dispensando os adultos.
Quanto mais o comportamento for transgressor, tanto mais fácil será o reconhecimento: a transgressão demonstra afastamento dos adultos, adesão e fidelidade ao grupo.
“Delinqüência” não é uma palavra excessiva, embora de fato pouquíssimos adolescentes se tornem propriamente delinqüentes. Mas existe uma parceria de adolescência e delinqüência, porque o adolescente, por não ser reconhecido dentro do pacto social, tentará ser reconhecido “fora” ou contra ele – ou, o que dá na mesma, no pacto alternativo do grupo.
Tolerar não é uma opção, visto que o jovem atua justamente para levantar a repressão. A tolerância só o forçará a atuar com mais violência.
Os adolescentes de hoje são os descendentes de uma geração que explicitamente ligou o uso das drogas a todos os sonhos de liberação e revolução (pessoal, sexual, social, etc.) que ela agitou e subseqüentemente abandonou e recalcou.
As drogas que são proibidas para todos têm mais charmes ainda.
Além de serem proibidas (um charme em si), podem representar uma maneira de enriquecer pelo trafico, desmentindo a moratória.
Se a adolescência não existisse, os adultos modernos a inventariam, tanto ela é necessária ao bom desempenho psíquico deles.
Os adolescentes pedem reconhecimento e encontram no âmago dos adultos um espelho para se contemplar. Pedem uma palavra para crescer e ganham um olhar que admira justamente o casulo que eles querem deixar.

Referências
CALLIGARIS, CONTARDO. A Adolescência. São Paulo. Publifolha. 2.000.
Read More

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

HOJE É DIA DE DOCE, EBA!!!!

Para esta sexta feira, optei por Mousse de maracujá. É um doce muito fácil de fazer, refrescante, ideal para o verão e muito gostoso.

Mousse de Maracujá

1 lata de leite condensado
a mesma medida de suco concentrado de maracujá
1 lata de creme de leite
1 maracujá para enfeitar o prato

Coloque todos os ingredientes no liquidifiador e misture bem. Ele ja sai do liquidifiador espesso. Coloque numa taça ou em recipiente de sua preferência. Enfeite com a polpa do maracujá, pode ser in natura ou faça uma calda só com a polpa (com as sementes) e açúcar a gosto. Fica lindo e delicioso.
Read More

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

TRANSTORNO BIPOLAR


No passado, o transtorno bipolar era conhecido pelo nome de psicose maníaco-depressiva, uma doença psiquiátrica caracterizada por alternância de fases de depressão e de hiperexcitabilidade. Nesta fase, a pessoa apresenta modificações na forma de pensar, agir e sentir e vive num ritmo acelerado, assumindo comportamentos extravagantes como sair comprando compulsivamente tudo o que vê pela frente.

Sabe-se que os transtornos bipolares estão associados a algumas alterações funcionais do cérebro que possui áreas fundamentais para o processamento de emoções, motivação e recompensas. É o caso do lobo pré-frontal e da amígdala, uma estrutura central que possibilita o reconhecimento das expressões fisionômicas e das tonalidades da voz. Junto dela, está o hipocampo que é de vital importância para a memória. A proximidade dessas duas áreas explica por que não se perdem as lembranças de grande conteúdo emocional. Por isso, jamais nos esquecemos de acontecimentos que marcaram nossas vidas, como o dia do casamento, do nascimento dos filhos ou do lugar onde estávamos quando o Brasil ganhou o campeonato mundial de futebol.

Outro componente envolvido com os transtornos bipolares é a produção de serotonina no tronco-cerebral (o cérebro arcaico), uma substância imprescindível para o funcionamento harmonioso do cérebro.

Read More

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

QUEIMADURAS EM GERAL: O QUE FAZER?

As queimaduras são os mais comuns acidentes domésticos. Eles podem ser ocasionados por contatos com fogo, objetos quentes, água fervente ou vapor, substâncias químicas, irradiações solar ou choque elétrico.

O que acontece?
As queimaduras leves (de 1º grau) se manifestam com vermelhidão, inchaço e dor. Nas queimaduras de 2º grau a dor é mais intensa e normalmente aparecem bolhas ou umidade na região afetada. Já nas queimaduras graves de 3º grau a pele se apresenta esbranquiçada ou carbonizada e há pouca ou nenhuma dor. Este último é o pior de todos os casos.

Atenção
Se as roupas também estiverem em chamas, não deixe a pessoa correr. Caso seja necessário, derrube-a no chão e cubra-a com um tecido como cobertor, tapete ou casaco, ou faça rolar no chão. Em seguida, procure auxílio médico imediatamente.

O que não fazer
Não toque a área afetada.
Nunca fure as bolhas.
Não tente retirar pedaços de roupa grudados na pele. Se necessário, recorte em volta da roupa que está sobre a região afetada. Deixe que o médico faça isso.
Não use manteiga, pomada, creme dental ou qualquer outro produto doméstico sobre a queimadura.
Não cubra a queimadura com algodão.
Não use gelo ou água gelada para resfriar a região.

O que fazer
Se a queimadura for de pouca extensão, resfrie o local com água fria imediatamente.
Seque o local delicadamente com um pano limpo ou chumaços de gaze.
Cubra o ferimento com compressas de gaze.
Em queimaduras de 2º grau, aplique água fria e cubra a área afetada com compressas de gaze embebida em vaselina estéril.
Mantenha a região queimada mais elevada do que o resto do corpo, para diminuir o inchaço.
Dê bastante líquido para a pessoa ingerir e, se houver muita dor, um analgésico.
Se a queimadura for extensa ou de 3º grau, procure um médico imediatamente.

Queimaduras químicas - o que fazer
Como as queimaduras químicas são sempre graves, retire as roupas da vítima rapidamente, tendo o cuidado de não queimar as próprias mãos.
Lave o local com água corrente por 10 minutos (se forem os olhos, 15 minutos), enxugue delicadamente e cubra com um curativo limpo e seco.
Procure ajuda médica imediata.

Queimaduras solares - o que fazer
Refresque a pele com compressas frias. Se for queimadura leve, passe hidratante e mantenha a pele refrescada.
Faça a pessoa ingerir bastante líquido, mantendo-a na sombra, em local fresco e ventilado.
Caso a queimadura seja mais grave, com bolhas, procure ajuda médica.
Read More

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

SEXTA DOCE!!! OUTRA VEZ SEXTA...

Bom Dia!!!! Fico espantada com a rapidez com que os dias vão passando, não sei se estão passando muito rápido ou se a gente não tem mais tempo pra nada. A gente preenche o tempo de tal forma que não sobra mais tempo, falta espaço pra encaixar tudo o que temos programado, mas... é isso aí... estamos vivos, ativos e isso importa realmente.

A receita de hoje é especial para meu amiguinho Kalebe. Ele vai fazer num jantar de amigos para amanhã. Eu quero, além de ver, provar essa delícia!!! Capricha aí, amigo!!!


DELÍCIA DE CHOCOLATE COM CHANTILLY

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 colher de margarina
3 colheres de achocolatado
1 lata de creme de leite
3 ou 4 colheres de açúcar (conforme o gosto)

Modo de fazer:

Coloque a lata de creme de leite (não pode ser caixinha que o de caixinha não bate chantilly) no freezer por aproximadamente 30 minutos para separar o soro do creme.

Junte os 3 primeiros ingredientes numa panela e deixe cozinhar, mexendo sempre até formar um creme de brigadeiro mole. Coloque num prato de sua preferência ou numa taça grande, se preferir. Deixe espaço para colocar por cima a camada de chantilly.

Retire a lata de creme de leite e separe o soro do creme (vamos utilizar só o creme). Coloque o creme numa batedeira e vá batendo numa velocidade média. Quando começar a fazer ondas, coloque o açúcar. Bata com cuidado na velocidade mínima até formar ondas mais firmes. Quando formar ondas mais firmes, está no ponto. O único cuidado a tomar é não deixar passar do ponto, senão o chantilly vira manteiga, por isso o segredo é bater devagar. Coloque por cima do outro creme ja frio e decore com calda de chocolate, raspa de chocolate ou raspas de limão.

Para quem tem mais prática de cozinha, pode bater 3 claras em neve, acrescentar o açúcar e bater novamente até formar um suspiro firme. Acrescente o creme de leite da forma descrita acima e bata delicadamente para fazer o chantilly.

Read More

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

LINHAÇA E SEUS BENEFICIOS


A linhaça é um alimento super completo e faz o maior sucesso entre aquelas pessoas preocupadas com a saúde e a beleza. A semente do linho já era usada em momentos antigos da história – em mumificações no Egito, vestígios apontam que era usada para tratamento de ferimentos e presentes em rituais.
Considerada um alimento rico em fibras, a casca contém proteínas, minerais e vitaminas. Possui ainda ômega 3 (especialmente a chamada linhaça dourada), ômega 6. Importante lembrar que esses nutrientes (“os ômegas”) contribui muito para a saúde cardiovascular com a redução do LDL (o colesterol ruim).

Não para por aí! Essa sementinha ainda tem vitamina E – que contribui para o bom funcionamento das células. Várias pesquisas apontam que a linhaça contribui para diminuir o risco de algumas doenças, aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular! Tudo isso afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.
Além disso, auxilia no bom funcionamento do intestino, auxilia no emagrecimento e até dá aquela ajuda para melhorar o cabelo e a pele. Embora a linhaça tenha ficado famosa por ajudar a saciar a fome e contribuir com a perda de peso (acelera o metabolismo), pode-se perceber que seus benefícios não são apenas esses e são muitos!
Pesquisas da Universidade de Toronto (Canadá) apontam mais – que a semente de linhaça é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama (evita que esse tipo de tumor se espalhe e tome conta do organismo). Eita sementinha “porreta”! Se você anda com preguiça, coma linhaça que também dá a maior vitalidade!
Não caia de cabeça na sementinha! A inclusão da semente de linhaça na alimentação deve ser feita de forma gradativa e regular. Por isso não pense que é comer apenas um dia e achar que está tudo resolvido! Deve-se comê-la diariamente. Há quem diga que uma colher de sopa por dia é o suficiente!
Prepare-se para incrementar sua vida de forma mais saudável! Coloque mais energia e saúde em sua alimentação com a ingestão de linhaça! Faça a diferença!

Read More

sábado, 4 de dezembro de 2010

Análise, resenha e comentários sobre o filme Laranja Mecânica

Alex, muito bem interpretado por Malcom McDowell, é um jovem rebelde, dono de uma grande inteligência, mora com os pais e seu prazer é sair à noite com seus drugues para praticar a ultra-violência, que consiste em bater em mendigos, em velhos bêbados e invadindo casas. Admirador de Ludwic Van Beethoven, engana seus pais para não ir à escola. Demonstra grande desprezo pelos homens e pela sociedade, fato que fica claro através da violência que pratica e mais ainda por seu cinismo e deboche escrachados em seus atos e em sua face.

Em uma das invasões a casas, em que a gangue bate no escritor, dono da casa, e estupra a esposa diante do mesmo, Alex demonstra grande prazer em praticar a violência e canta e dança enquanto o faz. O fato que o levou à prisão foi a traição de seus colegas, componentes da gangue, num ato de violência em que invade um “SPA” e mata uma mulher. É preso e condenado a 14 anos de prisão. Na prisão ele fica sabendo de uma experiência que está sendo implementada por um médico com a finalidade de curar os presos, os quais teriam a possibilidade de sair de lá em 1 ano e nunca mais voltar. Com seu cinismo habitual, Alex apresenta-se como voluntário do Tratamento Ludovico.

O Tratamento e método do condicionamento operante

Este tratamento consiste em um método de condicionamento com finalidade de afastar a pessoa da violência numa perspectiva de controle social. No tratamento, Alex é obrigado a assistir diversos filmes de violência e sexo. Para auxiliar no tratamento, recebe medicamentos que o fazem sentir-se mal durante as exibições. Assim, ele associa o mal-estar à violência, e toda vez que pensa ou tenta a prática de algum tipo de violência, passa mal, sentindo fortes dores e ânsia de vômito. O tratamento é considerado um sucesso e Alex é devolvido à sociedade – no entender do Estado – totalmente curado.

Penso que a idéia inicial do filme é tratar do tema que compreende o comportamento social e como ele pode -ou não - ser condicionado. A partir daí vemos cenas onde os membros da antiga gangue se tornaram policiais e agora encontram Alex indefeso; têm a oportunidade de “ir à forra” – e vão - vingando-se dos tempos em que foram subjugados por ele enquanto líder da gangue; em outra cena, um mendigo que sofreu violência o reconhece, partindo pro ataque da mesma forma em que foi agredido e várias outras cenas, onde ele sofre a violência sem poder reagir aos ataques.

Embora antigo, o filme é ainda muito atual, mostrando os métodos e estratégias utilizados na política, em nome de ideologias de partido que benefeciam interesses próprios e não de uma sociedade, a guerra pelo poder, a manipulação de informação e a força da mídia, além do abuso de poder da força policial.

Entendemos que Laranja Mecânica se refere à transformação do homem como ser natural, em uma criatura mecânica, condicionada conforme os interesses da sociedade.

Comentário muito pessoal

Vejo esse filme como uma crítica ao behaviorismo, onde busca mostrar os pontos fracos. A experiência com Alex, mantendo-o preso numa camisa de força, com ganchos nos olhos, sem a possibilidade de fechá-los, já é, por si só, uma forma de violência.

Ainda fica o questionamento: Até onde podemos ir com o condicionamento do comportamento humano? Essa prática é ética ou moral? Onde a violência é maior? Nas atitudes dos jovens ou nas do Estado?

Podemos, em nome de quê, combater violência com mais violência?

É uma sátira, não só ao Behaviorismo, mas também à sociedade e seus segmentos familiar, religioso, político e social mesmo, com os seus comportamentos nem sempre éticos ou morais e sempre em nome de algo grandioso e nem sempre verdadeiro ou plausível.

No final, Alex volta ao normal, mostrando a inviabilidade de tal projeto. Talvez, descartando-se a ética e a moral, se houvesse a continuidade do reforço, realmente o tratamento poderia ter sido um sucesso, mas o questionamento feito anteriormente permanece: Podemos combater violência com mais violência? De quem seria a violência maior?

Read More

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

De novo Sexta feira...



Pessoal, peço desculpas a todos que entraram no meu blog nesta semana esperando encontrar coisas novas. Esta semana foi muito corrida, sem contar com os contratempos que tive: semana de provas na Universidade, filho assaltado em Londres (primeiro mundo também tem disso, mas foi só o susto), fechamento de mês na empresa, enfim... cá estamos, com a nossa sexta doce, que esta não pode ficar de fora e hoje vamos aos sucos para ajudar nosso organismo a se livrar das toxinas e ganhar benefícios.

Suco para desintoxicar o organismo

Ingedientes

- beterraba
- cenoura
- pepino
- a quantidade total tem que dar mais ou menos 400ml (o pepino é em menor quantidade)

Modo de Preparo

Passe tudo pela centrífuga ou bata no liquidificador e coe.

Suco para o Fígado, Má Digestão de Gorduras e Problemas Intestinais

Ingedientes

- maçã (com a casca)
- mamão
- abacaxi
- a quantidade total tem que dar mais ou menos 400ml

Modo de Preparo
Passe tudo pela centrífuga ou no liquidificar.

Suco Para Desoxicação (liberação dos radicais livres

Ingedientes

- 750 ml de laranja
- 4 colheres (sopa) de maracujá ( com as sementes )
- 1 ou 2 inhames

Modo de Preparo

Bata tudo no liquidificador. Só tome cuidado para não triturar muito os caroços do maracujá.
Read More
Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena