Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

sexta-feira, 29 de abril de 2011

O DOCE DE SEXTA!

Para mudar um pouco, hoje a receita é de BRIGADEIRO BRANCO.
Voce vai precisar de:


  • 1 lata de leite condensado




  • 1 lata de creme de leite




  • 1 colher (sobremesa) manteiga




  • 150 g de chocolate branco picado




  • 3 colheres de doce de leite




  • Para fazer o doce:
    1. Misture, em uma panela, todos ingredientes
    2. Leve ao fogo, mexendo sempre, até desprender da panela
    3. Coloque em um refratário, deixe esfriar
    4. Enrole e passe no coco ralado ou chocolate branco ralado.
    Muuuuuito fácil e fica bom demais. Caso não queira enrolar, cozinhe um pouco menos, ficando num ponto de doce mais mole e sirva para comer de colher. Pode servir com frutas, como morango, por exemplo, para 'quebrar' o doce. Fica divino.
    Read More

    quinta-feira, 28 de abril de 2011

    VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

    Pessoal, bom dia.

    Recebi um pedido do Ministério da Saúde para ajudar a divulgar a campanha de vacinação contra a gripe. A Gabriela, do Ministério, escreveu: "A Campanha de Vacinação contra a gripe será realizada do dia 25 de abril a 13 de maio em todo Brasil. Temos uma novidade para este ano: além dos idosos e indígenas, também serão imunizados gestantes, crianças entre 6 meses e menores de dois anos e profissionais de saúde. Proteção para quem mais precisa!"
    Então, pessoal, tá dado o recado! Se cada um se empenhar um pouquinho, a campanha terá mais sucesso do certamente terá!
    Obrigada pelo empenho de todos!!!
    Read More

    terça-feira, 26 de abril de 2011

    Armadilhas que perturbam nosso sono: saiba o que você pode fazer para mudar.

    Ter um sono de qualidade é essencial para a manutenção do bem-estar e da saúde, e por isso, quando a qualidade do sono não é das melhores, o nosso corpo logo dá sinais. Segunda dados da Organização Mundial da Saúde, 40% da população brasileira diz ter problemas para dormir ou classificou o seu sono como de má qualidade. Alguns distúrbios, como bruxismo, síndrome das pernas inquietas e apneia do sono podem ser causadores da dificuldade de dormir.

    Mas muitas vezes é o nosso descuido na hora de preparar o quarto para dormir que afeta o nosso sono. "Existem doenças que atrapalham o sono, mas na maioria das vezes basta um pouco de cuidado antes de deitar, para dormir bem e recuperar as energias para o dia seguinte", diz o especialista em sono, Daniel Inoue, diretor do Instituto do Sono do Hospital Santa Cruz. Veja alguns erros bastante comuns que são cometidos na hora de dormir. 
     
    Luz acesa
    Quando o cômodo em que dormimos está muito claro, o nosso corpo não produz a melatonina, o hormônio responsável pelo sono. "A luz consegue chegar ao nosso globo ocular mesmo quando estamos com as pálpebras fechadas. Sob a influência da claridade, a melatonina é bloqueada e não conseguimos ter uma boa noite de sono. Por isso, quanto mais escuro estiver o quarto, mas rápido uma pessoa dorme e melhor é a qualidade do sono", diz o especialista. 
     
    Barulho
    Além de interromper a ação da melatonina devido a claridade, a televisão também atrapalha por fazer barulho de forma não contínua. "O nosso sono é dividido em fases: o sono superficial e o sono profundo. É apenas na segunda fase que o corpo consegue recuperar as energias. Quando há uma alternância entre sons altos e baixos, o organismo fica em estado de alerta e não conseguimos passar para a fase profunda do sono", diz Daniel Inoue. O mesmo acontece com quem tem mania de ouvir músicas agitadas na hora do repouso.

    Outro ponto negativo da televisão é que, normalmente quando uma pessoa está com insônia, ela vai logo ver um programa na TV."Isso só nos deixa com menos sono ainda", explica o especialista.  
     
    Temperatura
     Deixar o quarto em uma temperatura amena também é importante na hora de dormir. De acordo com Daniel Inoue, o nosso metabolismo fica acelerado quando o cômodo está muito quente e abafado, o que diminui a qualidade do sono. Já um quarto muito frio pode causar tremores e contrações musculares durante a noite, que, assim como a variação do som, faz com que o nosso corpo tenha dificuldade
     de entrar na fase de sono profundo.

    "O ar-condicionado não tem nenhum problema se a pessoa estiver acostumada. Mas ele resseca muito o ambiente. Se realmente for um dia mais seco, em que não houve chuva, aquele lugar vai ter pouca umidade. A dica é colocar alguma vasilha com água ou umidificador e nunca esquecer de que os aparelhos de ar condicionado precisam de manutenção, senão a quantidade de alérgenos e poluentes aumenta", observa o otorrinolaringologista e diretor da Associação Brasileira do Sono, Michel Cahali.
     
    A qualidade do ar
    A qualidade do ar dentro do ambiente é outro fator crucial para a melhora da noite dormida. Um ar seco, cheio de poluentes, afeta a respiração e prejudica o sono. A não circulação do ar no quarto pode deixar a pessoa com o nariz congestionado e a garganta irritada. Por conta disso, há a possibilidade de o indivíduo acordar no meio do pernoite e não conseguir mais dormir. 
     
    Travesseiro
    Escolha bem seu travesseiro! Além de causar torcicolos, escolher errado um travesseiro também diminui a qualidade do seu sono. "De maneira geral, o travesseiro deve ficar entre cinco e 10 centímetros de altura, para que a coluna de quem está dormindo fique em uma posição confortável", explica o médico.  
     
    Colchão
    Assim como o travesseiro, escolher bem um colchão deve ser prioridade na hora de montar um quarto. "Quando uma pessoa acorda com dores pelo corpo constantemente, é provável que o seu colchão não seja o mais indicado. Pessoas com problemas na coluna devem tomar ainda mais cuidados, já que são mais sensíveis a qualidade do colchão onde dormem", diz o especialista em sono Daniel Inuoe. 
     
    Alimentação
    Fazer uma boquinha antes de ir dormir pode ajudar ou atrapalhar o sono, dependendo do que você coloca dentro da boca. De acordo com um estudo feito pela Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, comer alimentos gordurosos pouco antes de dormir, além de engordar mais, diminui bastante a qualidade do sono. Isso acontece porque enquanto digerimos os alimentos, o nosso cérebro continua recebendo estímulos, o que aumenta as chances de pesadelos e insônia.

    De acordo com o estudo, a própria sensação de peso e o metabolismo funcionando para digerir os alimentos já são motivos suficientes para má qualidade do sono. Comer alimentos leves, como sopas e lanches no mínimo duas horas antes de dormir é o mais indicado.  
     
    Animal de estimação
    Dormir com o cachorro ou com o gato na mesma cama pode ser um costume para muitas pessoas, mas isso também atrapalha a qualidade do sono. "Os animais de pequeno porte tem um ciclo de sono mais curto que o nosso, de aproximadamente seis horas. Por isso, eles acordam mais cedo e começam a se mexer, prejudicando a qualidade do sono de quem está dormindo com eles", explica Daniel Inoue.  
     
    Sintéticos

     É aconselhável evitar a utilização de muitos produtos sintéticos na própria mobília e confecção do quarto. A madeira é natural e faz melhor ao organismo, pois acumula baixa quantidade de poeira. A cerâmica no piso também é uma recomendação. Na própria cama, a melhor indicação é a de produtos naturais, como o algodão. Eliminar os sintéticos ajuda no sono e tem influência até no bom humor ao despertar.
    Read More

    segunda-feira, 25 de abril de 2011

    Perigos do excesso de sal na alimentação

    A hipertensão conhecida popularmente como "pressão alta", atinge cerca de 30 milhões de brasileiros, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Segundo a entidade, o excesso de sal na alimentação é uma das causas do problema. O conselheiro da Sociedade Brasileira de Hipertensão, Décio Mion afirma que o brasileiro tem consumido mais que o dobro da quantidade de sal recomendada diariamente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As informações são da Agência Brasil.
    - O brasileiro consome diariamente uma média de 12 gramas (g) de sal nas refeições, quando o recomendado são apenas 5 gramas. É um alerta importante a esse excesso de consumo. O sal está relacionado ao desenvolvimento da hipertensão, e as pessoas com a doença podem ter complicações e aqueles que têm histórico na família se tornam mais vulneráveis - ressalta.
    O médico enfatiza que o sal é usado como conservante em boa parte dos alimentos consumidos diariamente e que por isso é necessário verificar o teor de sal no rótulo de cada um desses produtos. De acordo com a SBC, um pacote de 100g de pão de queijo tem 773 miligramas (mg) de sódio, uma porção de 100g de macarrão instantâneo, 1,516 mg, e um pacote de batata chips industrializada (100g), 607 mg.
    O hipertenso deve ainda evitar alimentos ricos em gordura animal, comidas muito calóricas e bebidas alcoólicas. A SBC recomenda que ele dê preferência a alimentos frescos, verduras, pescados, aves, cereais, frutas, legumes e fibras, além de praticar exercícios físicos.
    A instituição recomenda ainda que a população procure aferir a pressão arterial pelo menos uma vez por ano, com exceção dos que têm histórico de hipertensão na família ou sedentarismo.
    No intuito de alertar a população sobre o teor de sal nos alimentos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apresentará hoje (18) um estudo com 20 categorias de alimentos. Foram avaliados não só o teor de sódio, mas também a variação da quantidade de gordura saturada e açúcares entre uma marca e outra. A ideia é chamar a atenção do consumidor a essas variações e que tipo de implicações podem trazer à saúde.
     
    Read More

    sexta-feira, 15 de abril de 2011

    SEXTA DOCE... DE NOVO!!! ÊBAAA... EU GOSTO!

    Hoje é dia de bolo!!!
    BOLO DE MARACUJÁ

    Massa
    100 gr de margarina ou manteiga
    2 xícaras (chá) de açúcar
    2 xícaras (chá) de farinha de trigo
    1 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado
    1 colher (sopa) de fermento químico em pó
    ovos

    Cobertura
    1 xícara (chá) de polpa de maracujá
    1 xícara (chá) de açúcar
     
    Modo de preparo


    Massa
    Bata a margarina, as gemas e o açúcar. Junte o suco de maracujá, alternando com a farinha. Por último, misture delicadamente as claras em neve e o fermento em pó. Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada. Leve para assar em forno médio, pré-aquecido.
     
    Cobertura
    Leve o açúcar e a polpa de maracujá, com as sementes, ao fogo até formar uma geléia. Espalhe ainda quente sobre o bolo também quente.
    Read More

    quinta-feira, 14 de abril de 2011

    Como saber se estou com Depressão?


    A palavra Depressão está muito vulgarizada nos dias de hoje, se escuta com muita frequência.
    " Eu acho que estou com depressão ..." e assim segue motivos por muitas vezes banais, mas Depressão é muito mais do que querer ficar em casa por exemplo.
    A pessoa que sofre desse mal, apresenta um rebaixamento do humor, redução da energia e diminuição da atividade. Existe alteração da capacidade de experimentar o prazer, perda de interesse, diminuição da capacidade de concentração, associadas em geral à fadiga importante, mesmo após um esforço mínimo. Observam-se em geral problemas do sono e diminuição do apetite.
    O número e a gravidade dos sintomas permitem determinar três graus de um episódio depressivo: leve, moderado e grave, assim, se você se identifica com os sintomas citados e está deixando de viver sua vida normalmente, sente um sofrimento e um vazio interno que parece que nunca vai passar, eu aconselho, você procurar um Psiquiatra ele é o profissional que irá diagnosticar realmente se é Depressão, e irá lhe ajudar a não se sentir assim, "tão estranha".
    Read More

    segunda-feira, 11 de abril de 2011

    Maquiagem para pele madura

    As mulheres de hoje, mesmo as da terceira idade, não deixam de se cuidar e muito menos deixam sua vaidade de lado, mesmo com pouco mais de rugas ou flacidez, entre outras imperfeições - que são resultado do tempo - elas procuram melhorar cada vez mais sua aparencia e consequentemente, sua auto estima. Além da busca da aparencia perfeita, elas tem procurado por cursos atuais, esportes e muito mais para manter a saúde e vitalidade nesta fase. Para garantir uma pele madura mais bonita é preciso apelar por alguns cosméticos e até alguns tratamentos se for necessário. Os processos antienvelhecimento estão cada vez mais modernos. Para oferecer o aspecto rejuvenescedor saudável, não é preciso mais partir para uma mesa cirúrgica. Querendo obter bons resultados, o cuidado vem a partir dos trinta anos onde a mulher necessita de cuidados especiais pois inicia-se a queda dos niveis de hormônios.


    Para disfarçar o aspecto cansado, manchas, sardas, linhas de expressão e olheiras você pode optar pela maquiagem certa, alguns truques e produtos especializados para peles maduras podem ser muito eficientes para deixar você alguns anos mais nova.

    Preparar a pele:

    Utilize uma base liquida ou cremosa, porque esta textura fica mais uniforme com a cor natural do rosto, ela distribui melhor e cobre linhas discretas, use o corretivo apenas nas áreas que realmente precisar como manchas e olheiras, uma dica é passar o corretivo na linha da sobrancelha na testa, nariz e queixo, por ser pouco mais claro que a base ele ilumina o rosto, mas mínimas porções e leves batidinhas, apenas para oferecer um ar mais natural, deixem para carregar o corretivo nas imperfeições. Utilize o pó para retirar o excesso de brilho da testa, queixo e nariz, é essencial ter bom senso para utilizar estes produtos para no final não parecer um boneco de cera. Para que seu rosto receba melhor a maquiagem, lave, tonifique e hidrate antes.

    Olhos:

    As sombras mais escuras como preto e marrom são sempre bem vindas, preenchendo o côncavo e iluminando a parte interior da pálpebra com um tom mias claro, evite o lápis preto, utilize o marrom que evita que a maquiagem fique muito carregada ou simplesmente utilize um lápis nude para abrir o olhas, o lápis preto fecha os olhos. Abuse da máscara de cílios e cuidado com o delineador, sempre que for usar o traço deve ser pouco mais grosso, mas se estiver em dúvida não use. As sobrancelhas deverão ser preenchidas com sombra do tom do seu cabelo e de sua pele ou uma solução para sobrancelhas, um produto que funciona como tinta, mas pode ser removido com o demaquilante e ele é acompanhado por uma escovinha, evita usar o lápis para preencher ou desenhá-la, fica muito artificial.

    Boca:

    Evite contornar a boca com um lápis, além de fora de moda pode ser desastroso, se não conseguir ficar sem o contorno opte por um lápis da cor do batom ou dos lábios, os batons tipo gloss ou muito cremosos também podem ser um desastre, para usá-los a seu favor utilize os mate, com brilho e evite o gloss e opte por tons acima do rosa, como o vermelho, café, marrom, dourado entre outros. Uma dica para os lábios ficarem mais bonito e mais fácil de receber o batom, antes de passá-lo passe pouco de corretivo ou condicionador de lábios.

    Paras finalizar utilize o blush e o iluminador, os tons rosa e pêssegos sempre oferecem “ar” de saúde deixando a pele com aspecto mais novo, o iluminador deve ser aplicado logo abaixo das olheiras ficando entre o blush, os tons perolados ampliam o rosto, oferecendo mais luz.

    Fonte: http://www.blogbrasil.com.br/
    Read More

    sexta-feira, 8 de abril de 2011

    O DOCE DE SEXTA!

    TORTA DE LIMÃO
    Ingredientes
    1 1/2 pacote(s) de biscoito maisena
    quanto baste de margarina 

    Recheio
    1 lata(s) de leite condensado  
    1 lata(s) de creme de leite  
    2 unidade(s) de limão espremido(s)

    Modo de Fazer

    Triture as bolachas no liqüidificador . Numa fôrma redonda de vidro, jogue a bolacha juntamente com a margarina (por volta de 6 a 8 colheres de sopa) até o ponto de poder modelar a massa no fundo e nas bordas da fôrma. Com um garfo, faça furinhos na massa e coloque no forno por cerca de 10 minutos. Reserve.
     
    Recheio
    Bata todos os ingredientes no liqüidificador e, após a massa esfriar, jogue-o todo por cima e o enfeite com raspas de limão. Deixe na geladeira por, no mínimo, 2 horas.
    Read More

    Estresse em idosos eleva índices de queda


    O estresse emocional é um fator de risco para a ocorrência de quedas entre idosos, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Karolinska Institute, da Suécia. Os pesquisadores avaliaram 137 pessoas com mais de 65 anos que estavam hospitalizadas devido a fraturas causadas por quedas e descobriram que as chances de os idosos caírem eram maiores até uma hora após um acontecimento que os deixasse emocionalmente abalados. O risco subia cerca de 20 vezes depois de um incidente estressante. No caso de episódios de raiva, a probabilidade de o idoso cair subia aproximadamente doze vezes. Eventos tristes foram relacionados a um risco seis vezes maior de fraturas decorrentes de quedas. O estudo levantou algumas hipóteses para essa relação. Uma delas é que esses incidentes deixam os idosos mais distraídos, diminuindo a atenção necessária para manter o equilíbrio. Além disso, o estresse também pode afetar a capacidade visual. Os pesquisadores ressaltam a necessidade de mais estudos para confirmar os dados, mas sugerem que, após eventos estressantes, os idosos busquem ficar sentados até se acalmarem. Folha de S.Paulo
    Read More

    sexta-feira, 1 de abril de 2011

    SEXTA DOCE!

    BOLO DE BANANA DELÍCIA INGREDIENTES 3 xícara(s) (chá) de açúcar 2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo 2 colher(es) (sopa) de margarina 4 ovos 2 colher(es) (sopa) de amido de milho 1 colher(es) (sopa) de bicarbonato de sódio 12 bananas MODO DE FAZER Bata, no liquidificador , o açúcar, a margarina, o bicarbonato, as bananas, 1 ovo inteiro, 3 gemas e o amido de milho. Coloque essa massa em uma vasilha, junte as claras batidas em neve e a farinha de trigo. Incorpore bem. Unte uma assadeira com óleo e polvilhe farinha de trigo. Coloque a massa e leve para assar por 30 minutos, aproximadamente, em forno quente.
    Read More
    Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

    © VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

    Designed by ScreenWritersArena