Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

sexta-feira, 29 de julho de 2011

VIDA A DOIS - especial de sexta

A vida a dois é difícil. Quando as pessoas são bem jovens, ela pode destruir a ilusão de namoro eterno, com o desgaste do dia-a-dia. E quando as pessoas resolvem passar a viver a dois depois de uma certa idade, alguns hábitos se instalaram nelas e tudo o que é novo vem perturbar isso. Daí tantos choques.
 
 Daí casamentos que não dão certo quando o namoro caminhava maravilhosamente bem.
 
Quando a gente sonha, nunca sonha problemas. Provavelmente é por isso mesmo que são chamados de sonhos. Quando se trata de amor, sonha-se com namoros, momentos a dois, uma harmonia perfeita. Mas chega a vida a dois... e dona realidade entra em cena.
 
Ai!... dona realidade! A gente começa a ver o outro exatamente como é quando se levanta, quando se deita, quando está de mau-humor, cansado. A ilusão do perfeito vai se desfazendo aos poucos. De tanto ver o outro, não há mais espaço para a saudade. Tudo vira tão comum!...
 
Quando atingimos um objetivo, deixamos de lutar por ele. Não passa pela nossa cabeça que é preciso, a cada dia, conservar essa conquista. Um namorado que vira esposo esquece-se do quanto é bom namorar, esquece-se que a Cinderela está ainda bem viva no interior daquela que seu coração escolheu. Uma namorada que vira esposa esquece-se muitas vezes que precisa estar bela para o seu querido.
 
Cada qual consagra mais do seu tempo a outras coisas porque pensa que o que foi adquirido é definitivo. Mas não é. O amor, por mais forte que seja, se desgasta também. Viver a dois é viver a dois e não somente dormir a dois. Se cada um vai procurar satisfações em outros lados, a relação se termina.
É preciso guardar-se um pouco para o outro. É preciso conservar um pouco de mistério, não ser tão comum. É preciso continuar namorando, mesmo se os meses e anos passam. É preciso não estar distante demais para que o outro perceba que pode escolher outros caminhos, nem junto demais para que o outro não se sufoque.
 
É preciso muita maturidade para se viver essas situações. É preciso guardar-se de envolver as famílias nos problemas do casal.
Se você se encontra numa situação assim e precisa conversar com alguém, tenha sabedoria para escolher essa pessoa. Pais e mães, com todo o amor e  respeito que devemos a eles, estão emocionalmente envolvidos demais para que possam ajudar e dificilmente não vão tomar partido, o que ao invés de ajudar, só atrapalha.
 
O próprio nome diz: vida a dois. Problemas a dois. Soluções a dois. Porque a felicidade ou infelicidade é a dois também.
 
E Deus, que é Pai dos dois, saberá dar orientação. É preciso, nesse caso, olhar para Ele, que sabe perfeitamente onde colar os pedaços e dar unidade onde nossos olhos humanos só vêm duas metades separadas e sangrando.
 
(Autoria de Letícia Thompson)
Read More

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Riscos do Botox

O uso de toxinas do botulismo, utilizadas no tradicional tratamento cosmético do Botox, expõe seus usuários a sérios efeitos colaterais que podem levar à morte, alertaram as autoridades sanitárias dos Estados Unidos, sem no entanto proibir sua comercialização.

A agência federal de controle de medicamentos (Food and Drug Administration, FDA) “recebeu relatórios de reações adversas sistemáticas, entre elas, problemas respiratórios e a morte, após o uso da toxina do botulismo”, informou um comunicado da instituição.

“As reações registradas são indicativas do botulismo, o que acontece quando a toxina do botulismo se espalha pelo corpo, além do local onde foi injetada”, segundo a FDA.

Os efeitos secundários foram observados em pacientes crianças e adultos tratados com a toxina para combater condições diversas como espasmos nas pernas, pálpebras e pescoço, além da suavização das linhas de expressão do rosto ou excesso de sudorese.

O relatório se soma a uma série de outros estudos da FDA sobre a segurança do tratamento com toxinas do botulismo, e foi divulgado duas semanas após o pedido de um grupo de defesa dos direitos do consumidor para que o Botox - toxina usada por milhões de pessoas em todo o mundo para “esticar” a pele - seja utilizado com advertências sanitárias mais severas.

O grupo de defesa Public Citizen, fundado pelo ex-candidato à presidência dos EUA Ralph Nader, fez um apelo à FDA no mês passado para que “aumente imediatamente as advertências (...) sobre o uso da toxina do botulismo” devido às “sérias reações adversas, incluindo mortes, associadas a este tratamento”.

O Public Citizen relata que, entre novembro de 1997 e dezembro de 2006, 16 pessoas morreram entre os 658 casos reportados de pacientes que “sofreram efeitos adversos após receber injeções da toxina do botulismo”.

A FDA afirma, no entanto, que ainda “não concluiu se há uma relação causal entre os produtos derivados desta substância e as emergências ocorridas”, e que por isso “não está alertando os profissionais da saúde para que parem de prescrever estes produtos”.

Veneno natural
A toxina do botulismo é um veneno natural, 40 milhões de vezes mais poderoso que o cianureto, encontrado em alimentos em processo de decomposição.

Injetadas superficialmente, pequenas doses da toxina paralisam o músculo e impedem sua contração por entre quatro e seis meses, o que é ideal para eliminar temporariamente rugas faciais. O problema é que pode ser fatal se atingir os músculos errados, como o coração.

Atenção aos sinais
Reações adversas foram registradas tanto em casos de uso aprovado quando em casos de uso não aprovado pela FDA, acrescentou a agência americana. Até que a FDA finalize a revisão, os médicos e pacientes devem ficar atentos para sinais de botulismo no corpo tais como fraqueza e dificuldade para engolir e respirar.

A FDA está revendo os dados sobre segurança nos testes clínicos submetidos
pelos fabricantes do Botox, do Botox Cosmetic e do Myobloc - afirmou o órgão em um comunicado divulgado pela internet.
Veja mais em http://www.gazetanews.com/
Read More

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ansiedade:é bom ou ruim?

Primeiramente buscamos compreender como ela funciona, como nossa mente reage ao entrar em contato com novas situações ou com situações que nos trazem insegurança ou que não temos o controle. Sempre que isso acontece, fazemos suposições, mas não podemos afirmar que assim será. Acabamos por preferir o conforto do que ja conhecemos. Não conhecemos, nos causa desconforto que por sua vez gera a ansiedade. Mas, precisamos realmente controlar o desconhecido? Porque?
O quadro de ansiedade tem início no momento em que sentimos-nos incapazes de controlar, sentimos que não temos as 'rédeas da situação'. A ansiedade pode vir a ser patológica. Tome cuidado para não deixar que isso aconteça
Imagine-se no dia anterior a uma prova de concurso que você quer muito passar. Você está numa cidade que não conhece, precisa ir fazer a prova num local que nem sabe onde fica e para completar, tudo o que estudou parece que evaporou de sua memória. Você apenas acredita que o concurso seja sério e que seja computado de maneira correta, mas será? A dúvida pulsa dentro de você... O que fazer nestas horas? Como lidar com isso? Mas, e se... e se... muitos " e se..." e não chegamos a lugar algum.
A todo este processo damos o nome de ansiedade. Como devemos agir numa situação como esta?


PROCURE DESACELERAR A MENTE

- Procure entender que quando um problema novo aparece, a solução não está na sua mente. Tampouco no seu pensamento. Está no fato em si. Quando for possível, analise o novo e busque entendê-lo. Aumente as informações e o conhecimento sobre ele.
- Admita - e aceite! - que você não possui o controle de tudo e nem precisa disso. Abra mão da prepotência de suamente e entenda que não tem poderes para controlar tudo.
-
- Admita a possibilidade de perder. Perder faz parte da vida e nos ensina muito.
- Aceite conviver com a insegurança quando ela surgir. Não queira se livrar dela, não tenha pressa. Quanto mais você aceitar conviver com a insegurança, mais calmamente ela irá embora e mais a sua mente se acalmará. Quanto mais rápido você tentar se livrar dela, mais ela se tornará ansiedade.
- Reconhecida como especialidade médica, a acupuntura costuma ser uma boa aliada. Massagens terapêuticas, Shiatsu, Do-in e terapias alternativas como a dos Florais, Cromoterapia e Biodança também podem ajudar a desace-lerar.
-Não tenha medo de usar expressões do tipo: "Seja o que Deus quiser", "Dane-se" ou "Estou preparado para o que der e vier".

- Tenha a coragem de experimentar. Tente. Porque não? Pode dar certo.
 Concentre-se no seu objetivo e faça o melhor que estiver ao seu alcance.
- Respire fundo pelo maior tempo que você for capaz. Isto ajuda a desacelerar fisiologicamente o cérebro e, por conseqüência, a mente.
Read More

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Doce sexta feira!!!

A receita de hoje é a da moda!! Bolo de caneca de chocolate.

INGREDIENTES:

- 1 caneca (9 cm de altura x 8 cm de diâmetro, capacidade para 300mL)
 - Gema de 1 ovo grande
 - 4 colheres de sopa rasas de açúcar refinado
 - 1 colher de sopa rasa de manteiga
 - 4 colheres de sopa de iogurte light batido desnatado
- 2 colheres de sopa rasas de chocolate em pó peneirado
 - 5 colheres de sopa rasas de farinha de trigo peneirada
 - 1 colher de café de fermento em pó
 - 1 clara batida em neve (bata à parte, com um garfo)

MODO DE PREPARO:

Coloque na caneca o ovo, o açúcar e a manteiga e bata bem com o auxílio de um garfo, até obter um creme. Acrescente o iogurte e o chocolate em pó e bata por mais algum tempo. Incorpore a farinha de trigo e o fermento e misture muito bem. Por fim, misture a clara em neve, delicadamente, e leve ao microondas por 3 minutos, na potência máxima. Deixe descansar por mais 3 minutos, sem abrir o microondas. Sirva imediatamente.
Read More

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Artrite e Artrose, conheça um pouco mais sobre elas.

Artrite é uma inflamação das articulações (juntas) do joelho, punho, tornozelo, dedos, cotovelo, coluna vertebral.
A artrose é um estágio mais avançado da artrite, nesta fase está iniciada a degeneração (destruição) dos tecidos das articulações. As artrites podem ser:
- osteoartrite - ataca os ossos;
- artrite reumática - ataca as articulações das mãos, braços, pés e pernas.

A artrite pode ainda ser úmida ou seca, aguda ou crônica. Dizemos que é seca quando ocorre o ranger dos ossos nas juntas ou articulações e crônica, quando é de longa duração.

Causas
- uma das causas é a presença Rickéttsias dentro das células, que causam febre alta que deforma os ossos;
- alimentação com excesso de produtos de origem animal, o que provoca o aumento do ácido úrico, o qual desencadeia as artrites e artroses;
- alimentos industrializados, refinados, que perderam o magnésio, que tem a função de fixar o cálcio nos ossos;
- mau funcionamento dos rins e das glândulas supra-renais, deixando escapar o ácido úrico para dentro do organismo;
- focos de infecções no organismo que podem ser resultado de alimentação inadequada, venenos e toxinas;
- falta de vitamina D e B6 e vitamina C;
- muita proteína animal, muito café, chá preto e também bebidas alcoolicas provocam a artrite.
- moluscos, siris, ostras, camarões, caranguejos, em excesso, são fortes causadores de artrites e artroses;
- prisão de ventre prolongada;
- fatores psicológicos também podem ser causas da doença.

O que fazer?

Aconselhamos as pesoas que suspeitam de possuírem a doença, a, sempre, procurar um médico para a realização de um diagnóstico preciso e tratamento eficaz. Para ajudar a aliviar, seguem algumas dicas:
- aplicar argila misturada com o chá de cipó-mil-homens sobre as partes afetadas e deixar por 3 horas ou mais. Porém se a parte afetada estiver fria, aplica-se apenas argila morna ou quente, não fria. Pode-se aplicar diversas vezes ao dia em caso de crise;
- fazer banho de vapor ou sauna diariamente;
- evitar todos os alimentos que causam muito ácido úrico;
- apanhar bastante sol, preferencialmente o da manhã, para poder captar a vitamina D;
- para aplacar a dor pode-se fazer aplicações com bolsa de água quente;
- ingerir alimentos que contenham vitamina B6;
- alimentar-se durante algum tempo somente com alimentos crus dá bons resultados;
- deve-se evitar carnes, queijos, ovos, especialmente miúdos de animais, frutos do mar, chocolate, chá preto, café, bebidas alcoolicas, ervilhas e feijões porque produzem muito ácido úrico.

Lembre-se: Estas dicas podem auxiliar e não, por si só, tratar da doença. O tratamento deve ser feito com orientação médica e no caso de estar em tratamento, consulte seu médico antes de executar qualquer uma destas dicas.
Boa saúde a todos.
Read More

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Dia de doce!

Sabe aqueles dias que dá vontade de comer alguma coisa doce, mas a gente nao tem vontade de perder tanto tempo fazendo?
Então, hoje a receita é de um pavê básico, fácil, prático e rápido.

PAVÊ BÁSICO

  • 2 latas de leite condesado

  • 2 latas de creme de leite sem o soro geladas

  • 1 pacote de biscoito champagne

  • 3 colheres sopa de açucar

  • 1 litro de leite

  • 2 colheres sopa de maizena

  • 3 colheres de sopa de chocolate

  • 3 ovos

  • 3 colher margarina

  • 3 colher de café de essencia de baunilha ou da preferencia

  • 1 lata de refrigerante de guaraná


  • MODO DE FAZER

    Primeira camada:
    Leve ao fogo uma lata de leite condensado com duas gemas passadas na peneira com a essência e a margarina, deixe começar a soltar da panela desligue e coloque no pirex grande e alto, deixe esfriar

    Segunda camada:
    Molhe os biscoitos no refrigerante e arrume-os por cima da primeira camada, reserve

    Terceira camada:
    Leve o leite com a maizena já dissolvida e o chocolate ao fogo e deixe engrossar e desligue, arrume por cima da segunda camada, deixe esfriar bem

    Quarta camada:
    Bata as claras em neve, acrescente o açúcar aos poucos, coloque o creme de leite já gelado, bata so mais um pouquinho, desligue e acrescente por cima da terceira camada

    Leve a geladeira para que fique bem firme
    Se quiser acrescentar algum tipo de fruta, coloque por cima dos biscoitos
    Read More

    Continuando com a matéria sobre celulite: Tratamento

    A gordura acumulada em excesso é relativamente fácil de resolver se optar por um regime alimentar mais rigoroso, mas este tipo de gordura é fixa e, infelizmente, não há dieta que a consiga fazer desaparecer! É muito mais fácil impedir que a celulite se instale do que eliminá-la.
    Hoje em dia, temos ao nosso dispor vários tratamentos, mas a sua eficácia é, por vezes, dúbia. Como não existem fórmulas mágicas, tente não perder a sua capacidade de raciocínio; evite recorrer aos tratamentos que aparecem nos anúncios e ignore os produtos que enganosamente garantem resultados a curto prazo. Será muito mais prudente consultar um médico endocrinologista, de modo a seguir um tratamento adequado ao seu caso. Entretanto, conheça as terapias que são atualmente utilizadas para este problema.

    MASSAGENS
    A aplicação de massagens estimula a circulação sanguínea periférica e tonifica os músculos. Além disso, aumenta a atividade das trocas orgânicas, elimina as células mortas e tem uma ação calmante. As massagens devem ser sempre aplicadas com movimentos superficiais e suaves, porque se forem profundas e enérgicas corre-se o risco de quebrar fibras de tecido conjuntivo e piorar a situação.

    DRENAGEM LINFÁTICA
    Tratamento que consiste em fazer massagens (manuais ou mecânicas) nos locais correspondentes ao sistema linfático. Diz-se que desintoxica os tecidos, regenera as células e ajuda a eliminar a linfa acumulada.

    ULTRA·SONS
    Um aparelho emite vibrações sonoras de alta frequência que estimulam a circulação sanguínea, reduzem a espessura das partículas dos líquidos viscosos e dissolvem-nas.

    LASER
    Ativa a micro circulação da zona a tratar, aumenta a vascularização e permite uma melhor drenagem linfática e venosa.

    LIPOASPIRAÇÃO
    Esta técnica cirúrgica permite a sucção dos tecidos adiposos.
    É uma boa alternativa para o tratamento da celulite, mas ataca apenas os efeitos e não as suas causas. Necessita de tratamentos complementares para a obtenção de bons resultados.
    Créditos: http://www.medicoassistente.com/nutricao/celulite-diagnostico-e-tratamentos
    Read More

    quinta-feira, 7 de julho de 2011

    Celulite: Diagnóstico

    Para confirmar se tem celulite, basta fazer uma prega cutânea: aperte a pele entre os dedos indicadores e polegar. Se verificar nódulos na pele e sentir dores, então a celulite está instalada e é necessário combatê-la imediatamente. A celulite desenvolve-se e atinge quatro principais estados de evolução. Num estado
    primário, em que a ondulação da pele não é perceptível, dá-se um aumento do volume das células adiposas, devido à retenção de gorduras e de líquidos. Ainda não existe constrição dos vasos sanguíneos nem dor, mas pode verificar-se a formação de edemas e um ligeiro aumento da temperatura. Numa segunda fase, já existe constrição sanguínea e são perceptíveis alguns desníveis na pele. Apesar de ainda não existir dor, a zona afetada apresenta-se intumescida, quando sujeita ao toque. No estado seguinte, as irregularidades à superfície da pele começam a ser mais evidentes - adquire o aspecto característico de casca de laranja e a circulação sanguínea fica mais comprometida e começa a surgir a sensação de peso ou de cansaço nas pernas. Por fim, num estado avançado, a celulite instala-se completamente. Os líquidos retidos (linfa) endurecem e tornam-se mais viscosos, chegando mesmo a provocar a deformação dos tecidos de sustentação ( fibrose). Existe sensação de peso, mesmo sem esforço físico, e a pele fica com um aspecto acolchoado.
    Read More

    quarta-feira, 6 de julho de 2011

    Celulite. Quais são as causas?

    Não há, até agora, nenhuma explicação científica indiscutível que nos elucide sobre quais são as causas que fazem desencadear a celulite. No entanto, têm sido levantadas várias hipóteses e é possível que o seu aparecimento se deva a uma série de fatores.
    • Tudo indica que a causa principal da celulite seja uma deficiente circulação sanguínea, que afeta as trocas entre o sangue e as células. As toxinas que deviam ser eliminadas das células e do corpo - como seria normal - ficam retidas, originando a formação dos nódulos celulíticos.
    • Defende-se, também, que são os desequilíbrios das hormonas fcminü1as (estrogéneo e  progesterona) que fazem desencadear esta situação. Estas hormonas interferem no metabolismo dos lípidos e são elas que gerem a distribuição de gordura na barriga, quadris e coxas, para dar ao corpo um aspecto feminino. Existem determinadas fases na vida que são mais propícias ao aparecimento de celulite e parecem estar ligadas ao ciclo hormonal da mulher (o ciclo menstrual, a gravidez).
    • Uma outra tese é a de que existe uma predisposição genética que favorece o aparecimento desta inflamação.
    Constatou-se que as pessoas que têm familiares que sofrem deste problema, apresentam também elas tendência para vir a ter celulite.
    • Os problemas hepáticos podem causar distúrbios no metabolismo e favorecer a acumulação de gorduras, assim como alguns problemas do sistema nervoso e das próprias vias respiratórias.
    Perturbações psicológicas como a  ansiedade e o stress contribuem, em larga escala, para esta alteração física, bem como fatores ambientais (a poluição atmosférica pode causar problemas respiratórios, que impedem uma boa oxigenação das células, favorecendo a acumulação de toxinas nos tecidos).
    Uma alimentação pouco correta (comer excessivamente ou uma dieta rica em gorduras e açúcares) e uma vida sedentária, sem a necessária prática de exercício físico, também são fatores de extrema importância.
    Mas não ficam por aqui as causas prováveis para o aparecimento desta inflamação. O (mau) hábito de fumar, o uso da pílula anticoncepcional e horas de sono e de repouso insuficientes são também fatores que parecem ser responsáveis pelo aparecimento da celulite.
    Na próxima postagem falaremos sobre o diagnóstico.
    Read More

    segunda-feira, 4 de julho de 2011

    Apresentamos: ela... a inimiga das mulheres... a celulite!

    Hoje vamos saber um pouco mais sobre esta inimiga de todas as mulheres. Temida e odiada, sem exceção, todas queremos distância da celulite.
    Mas, o que é a celulite? Porque ela nos persegue? Tem jeito de eliminá-la?
    Vamos saber agora! Como o tema é extenso, vamos por partes...

    O que é?
    O termo celulite designa uma  inflamação nos tecidos subcutâneos.
    Contudo, não é exatamente de uma inflamação que as mulheres se queixam quando empregam este termo, mas sim de uma deposição de gordura subcutânea, com distorção do tecido conjuntivo de suporte. Quase todas as mulheres a desenvolvem, mais cedo ou mais tarde, de forma visível, mesmo aquelas que tentam, a todo o custo, manter o seu corpo magro e em forma. É mais comum aparecer no ventre, nas nádegas, nas ancas, nas coxas e, também, na face interior dos joelhos. Estima-se que, pelo menos, 8 em cada 10 mulheres - inclusive adolescentes - sofram deste problema.
    Porque aparece?
    A numerosa quantidade de células adiposas do nosso organismo são os depósitos de gordura.
    Situam-se entre a epiderme e o músculo e formam um tapete de gordura. A energia fica aí armazenada, para ser utilizada quando é necessária para satisfazer as nossas necessidades metabólicas.
    Quando há um equilíbrio entre as calorias ingeridas e as que são queimadas, esse tapete não é perceptível. Mas se, ao longo do tempo, a energia que adquirimos, através da alimentação, exceder constantemente aquela de que o organismo precisa, esses reservatórios começam a ficar cheios e aumentam de volume, alongando-se. As paredes que circundam os adipócitos são flexíveis, mas não extensíveis. É esta associação de nódulos muito redondos a compartimentos inalteráveis que, à superfície da pele, desenha o conhecido aspecto de casca de laranja, feito de concavidades e de protuberâncias. Na maioria dos casos, também há dificuldades na circulação dos vasos sanguíneos e linfáticos e derrames que complicam a situação.
    A celulite pode aparecer em pessoas com excesso de peso e obesas, mas também é comum em mulheres magras. É vulgar confundir-se esta inflamação com a gordura localizada, talvez porque ambas estão relacionadas com alterações nos tecidos gordos. No entanto, não têm as mesmas características, nem apresentam um aspecto idêntico. Enquanto a celulite resulta de alterações nos tecidos adiposos mais superficiais, junto à pele, a gordura localizada instala-se nos tecidos gordos mais profundos.


    Read More

    sexta-feira, 1 de julho de 2011

    Sexta feira é dia de doce!

    Hoje vi uma reportagem na tv, beeem cedinho, e me deu uma vontade de comer um doce que só tem no sul do Brasil, é a Cuca. Um tipo de doce, mistura de pão doce e bolo, com ou sem recheio que pode ser servido a qualquer hora do dia, como lanche, sobremesa, café da manhã... Por isso, hoje a receita é de

    CUCA ALEMÃ

  • 2 1/2 xicaras de farinha de trigo

  • 6 colheres de açúcar

  • 1 colher de fermento para pão

  • 2 colheres de manteiga sem sal

  • Raspas de limão

  • 250 ml de leite morno

  • 2 ovos

  • 1 pitada de sal


  • Cobertura
  • 1 xícara e 1/2 de farinha

  • 1 xícara e 1/2 de açúcar

  • 1 colher de chá canela em pó

  • 2 colheres de manteiga sem sal


  • Modo de fazer

    Misture o fermento com 1 colher de açúcar e metade do leite e deixe levedar por 30 minutos. Misture os outros ingredientes com o fermento e misture em uma tigela com a farinha, (a massa fica pegajosa).
    Farofa: Misture os ingredientes formando uma farofa.
    Coloque a massa em uma forma untada com auxílio de uma colher, deixe crescer, regue com a farofa e leve para assar por aproximadamente 30 minutos. Se quiser rechear pode colocar creme de chocolate, geléia de frutas ou outro doce de sua preferência em cima da massa, antes de deixar crescer, entre a massa e a farofa. Asse normalmente.
    Read More
    Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

    © VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

    Designed by ScreenWritersArena