Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

quinta-feira, 19 de julho de 2012

LIBERANDO ALEGRIA

Em nosso organismo, temos diversas fontes causadoras do bem estar. Uma delas é a endorfina.
A endorfina é um neurotransmissor, como a noradrenalia, a acetilcolina e a dopamina. São substâncias químicas utilizadas pelos neurônios (células do sistema nervoso) para a comunicação entre  eles e o restante do organismo. Sua denominação se origina das palavras "endo" (interno) e "morfina" (analgésico).
Existem mais de 10 tipos diferentes de endorfinas no nosso sistema nervoso, sendo a beta-endorfina a mais eficiente. Ela transmite ao cérebro o efeito de euforia. A endorfina é produzida em resposta à atividade física, relaxando e dando prazer, despertando  sensação de euforia e bem estar.
A beta-endorfina possui diversas funções no organismo como:
• Ativar a memória;
• Reforçar a resistência;
• Estimular o bom humor;
• Reforçar o sistema imunológico;
• Melhorar a disposição mental e física;
• Aliviar dores musculares;
• Ativar a concentração;
• Combater os radicais livres, ou seja, age contra o envelhecimento;
• Prevenir os vasos sanguíneos de possíveis lesões.
São muitas as maneiras de estimular a produção da adrenalina no organismo, mas a mais eficaz e garantida é a pratica de atividades físicas; após trinta minutos de exércíco, respeitando-se as limitações de cada um, a substância é liberada no organismo cumprindo a sua função.
Outra maneira de liberar é com o consumo de alimentos como o chocolate, cereais, banana e a pimenta que estimulam a produção.
O sexo é também um contribuinte para que a endorfina e muitos outros hormônios sejam liberados e estimulados no organismo fazendo a prevenção de algumas doenças e garantindo o equilíbrio.  Hábitos de vida saudável são a garantia de uma vida mais equilibrada e feliz.
Read More

terça-feira, 17 de julho de 2012

Como consertar unha quebrada

unha quebradaVocê sabia que tem jeito de consertar uma unha quando quebra?
Estou com as minhas unhas lindas!!! Nunca as tive tão compridas e bonitas... no outro dia fiquei super frustrada quando quebrou uma delas, bem a do indicador.
Bem, eu resolvi meu problema e vou deixar aqui as dicas para ajudar vocês.

Dica Nº 1 - Lave bem as mãos e seque-as com muito cuidado e bem secas. Use uma gota de cola para unhas postiças, colocando com cuidado na parte quebrada da unha, se possível cole entre as bordas quebradas e espalhe um pouco em cima da unha. Por cima da unha, cole um quadradinho de lenço de papel ou de filtro de café. Corte o quadradinho um pouco maior que o 'rasgo' da unha e sobreponha no local quebrado. Agora coloque mais uma gota de cola em cima do quadradinho de papel. Espere secar, lixe com lixa de polir unha e passe o esmalte. Fica muito bom.

Dica Nº 2 - Da mesma forma que na dica anterior, prepare a unha. Use uma cola instantânea, tomando muito cuidado. Melhor usar a cola com a ajuda de um palito. Coloque uma gota numa superfície e use o palito para colocar na unha. Passe a cola pelo local quebrado. Use fiapos de algodão para colar em cima do quebrado. Coloque mais uma gota de cola e deixe secar. Lixe para igualar e passe esmalte.

Ah, esqueci de falar antes que a unha deve estar sem o esmalte.
Outra dica: na hora de lixar precisa tomar cuidado pra não lixar demais e tirar o papel ou o algodão colado.

Espero que tenha ajudado!!!
Read More

TEMPO E IDADE

"A jovialidade e a coragem da vida, características da juventude, devem-se em parte ao facto de estarmos a subir a colina, sem ver a morte situada no sopé do outro lado. Porém, ao transpormos o cume, avistamos de facto a morte, até então conhecida só de ouvir dizer. Ora, como ao mesmo tempo a força vital começa a diminuir, a coragem também decresce, de modo que, nesse momento, uma seriedade sombria reprime a audácia juvenil e estampa-se no nosso rosto. Enquanto somos jovens, digam o que quiserem, consideramos a vida como sem fim e usamos o nosso tempo com prodigalidade. Contudo, quanto mais velhos ficamos, mais o economizamos. Na velhice, cada dia vivido desperta uma sensação semelhante à do delinquente ao dirigir-se ao julgamento.
Do ponto de vista da juventude, a vida é um futuro infinitamente longo; do da velhice, é um passado bastante breve. Desse modo, o começo apresenta-se-nos como as coisas ao serem vistas pela lente objectiva do binóculo de opera; o fim, entretanto, como se vistas pela ocular. É preciso ter envelhecido, portanto ter vivido muito, para reconhecer como a vida é breve. O próprio tempo, na juventude, dá passos bem mais lentos. Por conseguinte, o primeiro quartel da vida é não só o mais feliz, mas também o mais longo, e deixa muito mais lembranças, sendo que cada um poderia contar muito mais coisas sobre ele do que sobre o segundo quartel. Como na primavera do ano, também na da vida os dias acabam por tornar-se incomodamente longos. No outono de ambos, tornam-se mais breves, porém mais serenos e constantes."

Arthur Schopenhauer, in 'Aforismos para a Sabedoria de Vida'
Read More

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Hoje é dia de doce e o doce é.... Bolo de Chocolate molhadinho!

Muito fácil, é prático para a hora do lanche, é perfeito! Não leva gordura na massa, fica tipo pão de ló, bem leve.

Ingredientes
Bolo de Chocolate Molhadinho Receita Ana Maria Braga   Passo a Passo bolo de chocolate molhadinho
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de leite
  • 6 colheres de sopa cheias de chocolate em pó
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 6 ovos
Modo de Fazer
  1. Bata as claras em neve, acrescente as gemas, bata novamente, coloque o açúcar e bata outra vez
  2. Coloque a farinha, o chocolate em pó, o fermento, o leite e bata novamente
  3. Unte uma forma e coloque para assar por aproximadamente 40 minutos em forno médio
  4. Enquanto o bolo assa, prepare a cobertura com  1 copo de açúcar, 2 colheres de chocolate em pó, 1 colher de margarina, meio copo de leite e leve ao fogo até começar a ferver
  5. Jogue quente sobre o bolo já assado
  6. Está pronto! Sirva quente ou gelado, como preferir. 
Read More

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Com que unha eu vou???

As unhas e a escolha da cor dos esmaltes são de grande importância para as mulheres. “Unhas bem-feitas denotam mulheres seguras e bem posicionadas em suas carreiras”, garante o consultor de imagem Alexandre Krizek. Então, aproveite os conselhos para investir nesse detalhe do seu visual:

Entrevista de emprego
Invista nas cores mais claras, como os tons de branco, bege e rosinha. Evite unhas muito detalhadas: seja discreta!
Primeiro dia de trabalho
Unhas para cada ocasiãoAposte em uma base incolor ou um esmalte claro, já que você não sabe qual é o padrão da empresa.
Almoço de negócios
“A opção varia de acordo com a atividade. Empresas conservadoras, por exemplo, pedem unhas mais claras. Se for trabalhar de social, pode arriscar um cinza ou marrom-café, porém, evite os tons de vermelho”, sugere Alexandre Krizek.
Dia a dia no emprego
Observe como as colegas se portam, de acordo com o ambiente de trabalho, tendo sempre bom-senso na escolha dos esmaltes. Se não quiser arriscar, prefira cores neutras.
Encontro romântico
Aproveite a ocasião para utilizar os esmaltes que você mais gosta. “Fique livre com relação às cores: o pretendente tem que gostar de você do jeito que você é”, destaca Krizek.
Festas de casamento ou formatura
De acordo com o consultor de imagem, as festas pedem unhas mais elaboradas e você pode investir nas cores. As francesinhas também são uma boa opção, mas evite strass e adesivos. Escolha uma cor que harmonize com seu vestido.
Barzinho ou balada
Essa é a hora de ousar, investindo em cores, brilho e até glitter sobre os esmaltes, o que é uma tendência. Mas lembre-se de escolher opções que você gosta e que combinam com seu estilo.
Viagem de férias ou final de semana
“Como você provavelmente irá usar várias cores de roupas, esmaltes de cores neutras são ótimas opções, já que nunca irão interferir em seu vestuário”, aconselha o especialista.
Compras ou cinema
A dica é apostar nas mais variadas cores e tipos de esmaltes que lhe agradam. Escolha o que está na moda sem abrir mão do seu estilo pessoal.

Matéria baseada em http://papofeminino.uol.com.br/2011/revistas/malu/unhas-para-cada-ocasiao/
Read More

quarta-feira, 11 de julho de 2012

A ansiedade nos eventos do dia a dia


A ansiedade é uma característica da vida moderna que vem se mostrando cada vez mais e a cada dia, atingindo todas as faixas etárias.

É muita informação recebida num ritmo exagerado. Isso faz com que nosso cérebro se acelere de forma absurda e provoque uma descarga no sistema nervoso, causando excitação e desconforto.

Você já acorda cansado e não entende porque dormiu e não descansou. Estamos vivendo uma época de transição na história da humanidade. Temos tanta coisa disponível aos sentidos do homem. O progresso faz com que tudo se acelere. Aceleramos o ritmo de nossos sentidos diariamente. Isso não faz parte da natureza do ser humano.

Se você está no trânsito, tem uma gama de informações e propagandas que assimila. Olhando para qualquer dos lados, temos informação: seja de placas, figuras ou de informações auditivas que simultaneamente acontecem: buzinas, barulho dos veículos, vozes, motos, sirenes... Isso sem falar no celular que toca quando você mais precisa que ele se cale...

Toda essa aceleração provoca seu cérebro de alguma maneira. O resultado é que ele acaba tendo uma sobrecarga permanente que lhe causa estresse. E ele não dá conta do recado.

Na hora de dormir, se você não está completamente cansado a ponto de quase desmaiar, passa pela nossa cabeça um filme de tudo o que aconteceu e do que poderia ter acontecido durante o dia, de forma que o cérebro continuará trabalhando. A probabilidade de vir uma insônia carregada das incertezas diárias é enorme. Um receio que, dependendo da noite, poderá se transformar no maior dos medos. Seu corpo reage, você sua frio, não acha posição na cama e acorda na manhã seguinte, todo dolorido, além do cansaço.

Para ajudar a relaxar, existem diversas estratégias que podem ser usadas: um banho bem quente, um chá forte de camomila, um livro envolvente. Enfim, cada um busca uma forma de driblar a insônia. Não ligue a TV. Tem coisa pior que um noticiário ou um filme agressivo numa madrugada dessas

Todos nós estamos vivendo essa realidade. Uns com menor, outros com maior intensidade. Faz parte da vida contemporânea. Aí acordamos cansados. Temos a impressão de que não dormimos; a sensação é a de que tudo está atrasado e de que o dia precisaria ter bem mais horas

Vocês já perceberam que é à noite que tudo parece pior? A mim parece que quando clareia o dia, clareia junto alguma possibilidade que eu não havia vislumbrado...

Quando estamos assim, qual seria a possibilidade de diminuir tudo isso, excetuando-se remédios? Remédios só em caso extremo e com acompanhamento médico.

Penso que pessoas muito ambiciosas têm uma dificuldade em grau maior para lidar com a ansiedade. Não é necessário que se deixe de sonhar, mas, como eu sempre digo, “cabeça nas nuvens, pés no chão”. Sonhe, mas dentro da sua realidade, não queira coisas inatingíveis. Um passo de cada vez para chegar ao outro lado. Precisamos viver o agora. O tempo mais importante é o AGORA; nem temos certeza se o amanhã irá chegar.

A questão da ansiedade é real e faz parte do nosso dia a dia. Precisamos encontrar uma forma de conviver com ela sem nos prejudicar. Não existe uma fórmula definida pra isso, cada um de nós precisa encontrar a sua maneira de se adequar.
Read More

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Está de volta a sexta doce!

Para esta volta, um doce especial:

TORTA HOLANDESA

Você vai precisar de :

Creme::
  • 250 g de margarina
  • 180 g de açúcar refinado
  • 600 ml de creme de leite sem soro
  • 80 ml de leite condensado
Base::
  • 200g de biscoito maizena
Cobertura::
  • 200 g de chocolate meio amargo
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 10 g de margarina
Lateral::
  • 1 pacote de biscoito calipso
Modo de fazer

Creme:
  1. Bata na batedeira a margarina e o açúcar até obter um creme claro
  2. Acrescente o leite condensado e continue batendo
  3. Coloque o creme de leite e mexa bem
Cobertura:
  1. Derreta a barra de chocolate no microondas ou em banho-maria até ficar bem derretido, aqueça o creme de leite sem deixar ferver
  2. Misture o chocolate, a margarina e o creme de leite até ficar um creme bem homogêneo
Montagem:
  1. Coloque as bolachas maizena em baixo (forrando o fundo), dos lados da forma coloque os biscoitos calipso ou qualquer outro de sua preferência; deixe espaço entre um e outro, e adicione o creme levemente para que as bolachas não saiam do lugar; 
  2. Espalhe a cobertura. 
  3. Sirva como desejar
  4. Obs: Usar forma de fundo falso
Read More

terça-feira, 3 de julho de 2012

Auto Estima

papel de parede FloresSe um dia alguém fizer com que se quebre a visão bonita que você tem de si,
com muita paciência e amor reconstrua-a!
Assim como o artesão recupera a sua peça mais valiosa que caiu no chão,
sem duvidar de que aquela é a tarefa mais importante,
você é a sua criação mais valiosa.
Não olhe para trás. Não olhe para os lados.
Olhe somente para dentro, para bem dentro de você e faça dali o seu lugar de descanso, conforto e recomposição.
Crie este universo agradável para si.
O Mundo agradecerá o seu trabalho.

Achei linda esta poesia. Encontrei-a no endereço que segue. 
Read More

PRINCIPAIS DOENÇAS PSICOLÓGICAS DA ATUALIDADE

Conheça as principais doenças psicológicas

As doenças psicológicas estão diretamente ligadas aos sentimentos, as emoções. Hoje essas patologias não escolhem idade para aparecer. É preciso ficar atento para poder decifrar os sintomas das doenças psicológicas. Na maioria das vezes as pessoas sofrem por anos e não se dão conta de que há tratamento para essas doenças e que elas podem viver bem melhor se controladas.
Atualmente mais da metade da população mundial sofre com problemas psicológicos causados pela sociedade, seja pelo medo e a insegurança, a falta de estabilidade financeira e muitos outros fatores externos são os principais responsáveis pelo desenlace de um quadro clínico indesejável.

As principais doenças psicológicas da atualidade

Depressão – a depressão hoje afeta milhões de pessoas no mundo todo, por isso ela é considerada prioridade. Os sintomas dessa doença são comuns e fáceis de serem identificados, vejam quais são: tristeza, apatia, ansiedade, choro frequente, angústia, grande irritação, desespero, falta de sentimento, tédio, culpa, fadiga, desânimo, falta de apetite ou apetite exagerado,baixa autoestima, falta de desejo sexual e muitos outros. Os sintomas podem variar conforme cada indivíduo.
A depressão geralmente aparece quando algum caso muito grave acontece na vida da pessoa como: perda do emprego, morte de um ente querido, perda da casa, mudança de status, separação, e muitos outros acontecimentos. A depressão varia conforme a sensibilidade de cada pessoa.
O tratamento é a base de medicamentos controlados que só um médico especialista - psiquiatra - pode receitar mediante diagnóstico, e terapia com um psicólogo para amenizar o trauma.

Ansiedade – a ansiedade é ocasionada diante uma situação de perigo em que a pessoa se encontra em grande excitação. Esse sentimento é denominado ansiedade. A ansiedade está ligada a uma grande quantidade de sentimentos como: medo, apreensão, angústia, inquietação, desassossego que provoca na pessoa mal estar e muita tensão.
A pessoa que sofre de ansiedade tem dificuldade para dormir, o sono pode ser agitado ou leve, fazendo com que a ela se sinta cansada, sem energia, mas também podem ocorrer dores de estômago, perturbações intestinais e má digestão.
Os sintomas mais comuns da ansiedade são físicos. Entre eles estão a taquicardia, tensão muscular, sudorese, dor de cabeça, dor no peito falta de ar e tensão muscular. O tratamento para a ansiedade deve ser feito com acompanhamento médico, para que o paciente possa sentir melhora acentuada através de medicamentos controlados e como os outros transtornos, combinar o tratamento farmacológico com a terapia psicológica.

Transtorno Bipolar – a bipolaridade é uma doença que faz com que a pessoa tenha estados de euforia extrema e de tristeza extrema simultaneamente. O problema da pessoa que tem bipolaridade é que o humor está sempre em constantes mudanças, sem meio termo: é sempre extremo, ou está muito feliz ou muito triste. Quando o bipolar está em crise pode extrapolar e ter reações que fogem do controle e podem gerar muito sofrimento.
Geralmente a pessoa que sofre de bipolaridade está sempre em conflito e pode ter dificuldades em se relacionar com as outras pessoas a sua volta. Por isso o tratamento é indispensável com medicamentos estabilizadores de humor que são prescritos por médicos psiquiatras e é muito importante também o tratamento psicológico.

A cura das doenças psicológicas

É muito difícil avaliar a cura das doenças psicológicas, pois cada pessoa responde ao tratamento de maneira diferente. Alguns podem desenvolver uma crise devido a uma situação extrema e depois do tratamento, nunca mais se repetir. Outros necessitam fazer tratamento por toda a vida para poder viver de forma mais tranquila e saudável.

Os portadores destes tipos de transtorno necessitam de acompanhamento médico e psicológico periodicamente. Todo portador de qualquer tipo de transtorno pode conviver tranquilamente em sociedade e levar uma vida normal, desde que seja feito o acompanhamento por profissional especializado.

Read More
Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena