Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Efeitos do calor na pressão arterial


Na estação mais quente do ano a principal orientação dos especialistas é o uso do filtro solar diariamente. O que muitos desconhecem é que proteger a pele não basta. As temperaturas elevadas provocam variações dentro do corpo, principalmente quando se trata da pressão arterial. Desmaio, cansaço, vista embaçada podem ser sintomas de que algo está fora do normal.

Segundo o diretor do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, Antônio Ribeiro, no verão aumenta a perda de água e sais minerais através da transpiração e da respiração. Uma pessoa adulta pode evaporar mais do que dois litros de sua reserva de água em 24 horas.

− Quando essas perdas não são repostas corretamente, o corpo funciona com dificuldade. As artérias ficam dilatadas, o sangue tem mais espaço para circular exercendo pressão insuficiente nas paredes dos vasos para que o oxigênio e os nutrientes sejam fornecidos aos tecidos, o que chamamos de pressão baixa ou hipotensão − explica Ribeiro.

É por isso que os especialistas recomendam que as pessoas bebam, no mínimo, dois litros de água por dia. Além do calor, o uso inadequado de medicamentos e mudanças bruscas de posição também podem causar queda de pressão. Entre os sintomas estão irritabilidade, cansaço, dificuldade de concentração, dores de cabeça, vertigens e náuseas. O especialista dá a dica para saber o que fazer nesse caso.

− Em primeiro lugar, a pessoa deve tentar medir sua pressão. Caso não haja essa possibilidade, deve sentar em um lugar fresco, tomar bastante água e esperar o mal estar passar. Se a queda de pressão for recorrente, procure um médico para evitar problemas mais sérios. É importante lembrar que a pressão deve ser medida uma vez ao ano, no mínimo − orienta Ribeiro.


Cardiopatas − No verão, cardiopatas que tomam medicamentos para pressão alta muitas vezes têm de passar por uma reavaliação médica para alterar a dosagem dos remédios. Como a tendência natural do corpo é de baixar a pressão no calor, o uso de remédios vasodilatadores pode acentuar ainda mais essa queda, causando uma hipotensão.

Fonte: /www.saude.rj.gov.br
Read More
Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena