Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

terça-feira, 7 de julho de 2009

PRESSÃO ARTERIAL: AFINAL, COMO ACONTECE ISSO?

Pessoal, hoje vou falar de um assunto que afeta todas as pessoas. Todos têm pressão arterial, senão não estariam vivos, não é?

Bem, nem todos têm problemas com ela. Mas, a maioria das pessoas não costuma medir sua pressão com regularidade e acaba sendo pega de surpresa com pressão muito alta ou muito baixa que também é prejudicial à saúde.

Vamos discorrer um pouco a respeito desse assunto e ver o que é normal e o que não é, bem como, quais são as precauções a tomar.

A intensidade da pressão arterial é estabelecida no chamado centro circulatório situado numa parte do cérebro e adapta-se a cada situação através de mensagens enviadas aos centros nervosos. A pressão arterial ajusta-se através de alterações na intensidade e freqüência do ritmo cardíaco (pulsações) e no diâmetro dos vasos circulatórios.
Este último efeito ocorre através de músculos finíssimos situados nas paredes dos vasos sanguíneos.
A pressão arterial altera-se ciclicamente no curso da atividade cardíaca. Atinge o seu valor máximo (pressão sangüínea sistólica), durante a “expulsão” do sangue (sístole) e o seu mínimo (pressão arterial diastólica), quando o coração termina o “período de repouso” (diástole). Para evitar certas doenças, estes valores devem manter-se entre limites normais específicos.

Quais são os valores considerados normais?

A pressão arterial é considerada elevada se, em repouso, a pressão diastólica for superior a 90 mm/Hg e/ou a pressão arterial sistólica for superior a 140 mm/Hg . Basta UMA das duas estarem fora deste padrão. Se este for o caso você deve procurar imediatamente um médico.

O prolongamento destes níveis de pressão arterial podem fazer perigar a sua saúde, pois causam o progressivo deterioramento dos vasos sangüíneos do organismo.

Deve também consultar o seu médico se os valores da pressão arterial sistólica estiverem entre 140 mm/Hg e 160 mm/Hg, e/ou os valores da pressão diastólica estiverem entre 90mm/Hg e 95 mm/Hg. Deverá também proceder regularmente a medições de auto-controle.
Se os valores forem demasiados baixos, isto é, se a pressão sistólica for inferior a 105 mm/Hg e/ou a diastólica inferior a 60 mm/Hg, deverá também fazer uma visita ao médico cardiologista.

Se a maioria dos valores é normal em repouso, mas excepcionalmente elevada em condições de esforço físico ou psicológico, é possível que estejamos em presença de uma situação de hipertensão lábil ou instável (popularmente conhecida como pressão "variada"). Se você suspeitar que esse pode ser o seu caso, consulte o seu médico; Valores de pressão arterial diastólica (mínima) superiores a 120 mm/Hg, provenientes de uma medição correta, requerem tratamento médico imediato.
Há certas medidas que podem ser tomadas, não só para reduzir a pressão arterial comprovada pelo médico, mas que podem também ser adotadas para a sua prevenção. Estas medidas dizem respeito ao seu modo de vida.
Hábitos alimentares:
· Tente manter um peso equilibrado para a sua idade. Livre-se do excesso de peso;
· Evite o consumo excessivo de sal;
· Evite os alimentos gordos.
Doenças anteriores:
Siga cuidadosamente as instruções do médico para o tratamento de doenças tais como:
· Diabetes (diabetes mellitus);
· Disfunções do metabolismo;
· Gota.
Consumo de substâncias nocivas:
· Deixe de fumar;
· Modere o consumo de bebidas alcoólicas;
· Reduza o consumo de cafeína (café).

Forma física:
· Pratique esportes regularmente - após ter feito um check-up médico;
· Escolha esportes que requeiram resistência física e não força;
· Não se esforce até atingir o seu limite da forma física;

Se sofre de alguma doença e/ou tem mais de 40 anos, antes de iniciar qualquer atividade desportiva, você deve consultar o médico, que lhe recomendará o tipo de esporte adequado ao seu caso, e a intensidade com que o deve praticar.
Vamos observar melhor nossa atividade corpórea para termos uma saúde e qualidade de vida muito melhor!!!
Matéria mais completa pode ser obtida em http://www.portalbrasil.net/medicina_pressao.htm

0 comentários:

Postar um comentário

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena