Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

ENVELHECIMENTO DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

Para as mulheres, a menopausa ou interrupção da menstruação é um sinal óbvio de envelhecimento e não é, de modo algum, a única alteração pela qual passa seu sistema reprodutor. Há um período de transição, chamado climatérico, que se prolonga por vários anos antes e depois do último período menstrual.
Para uma mulher, as alterações causadas pelo envelhecimento envolvem níveis hormonais, alterações físicas em todo o aparelho reprodutor feminino e alterações psicológicas. Tais alterações ocorrem na intrincada relação entre os hormônios ovarianos e os que são produzidos pela glândula pituitária (localizada no cérebro).

ALTERAÇÕES CAUSADAS PELO ENVELHECIMENTO
A menopausa é uma etapa normal do processo de envelhecimento da mulher. Os ovários interrompem a liberação de óvulos e os períodos menstruais cessam. A maioria das mulheres passa por esse processo por volta dos 50 anos de idade, embora ele possa ocorrer antes mesmo dos 40 anos em 8% das mulheres. Em geral, os ciclos menstruais tornam-se irregulares antes do início da menopausa.
Os ovários tornam-se menos sensíveis ao estímulo do hormônio foliculo estimulante (FSH) e do hormônio luteinizante (LH). Para tentar compensar essa diminuição na resposta, o organismo produz uma quantidade MAIOR desses hormônios estimulantes dos ovários durante algum tempo, porém o nível desses hormônios acaba por diminuir.
OS hormônios produzidos pelos ovários englobam diversas formas de estrógeno (incluindo o estradiol), progesterona e prolactina, que também sofrem uma diminuição. Os ovários continuam produzindo pequenas quantidades de testosterona e estrógeno.
Devido à diminuição dos níveis hormonais, ocorrem alterações em todo o sistema reprodutor. As paredes vaginais tornam-se menos elásticas, menos enrugadas e mais finas. O tamanho da vagina diminui. Há uma diminuição também do tecido genital externo (atrofia dos lábios) e as secreções tornam-se escassas e aquosas.
Tanto nos homens quanto nas mulheres, as alterações que ocorrem em seus sistemas reprodutores estão estreitamente relacionadas às alterações presentes no sistema urinário.

EFEITO DAS ALTERAÇÕES
Antes da menopausa, a fertilidade varia de acordo com os níveis hormonais. A menopausa ocorre quando tiver passado um ano sem que se apresente um período menstrual e quando ela ocorre, perde-se a capacidade reprodutiva.
Há uma diminuição dos hormônios produzidos pelos ovários e pela glândula pituitária. Os sintomas que acompanham o climatérico variam em gravidade e muitos deles são causados por alterações hormonais. Somente entre 20 e 30% de todas as mulheres apresentam sintomas tão graves a ponto de necessitarem de assistência médica.
Ocorrem alterações no tecido mamário da mulher ao mesmo tempo em que ocorrem outras alterações no sistema reprodutor. A mulher pode apresentar alterações em seu "desejo sexual" (libido) e em sua resposta sexual, porém o envelhecimento não impede que a mulher seja capaz de manter e desfrutar de relações sexuais. Freqüentemente, fatores como a disponibilidade de um companheiro, sintomas de ressecamento vaginal e fatores psicológicos e sociais afetam a resposta sexual da mulher, mais do que as alterações diretamente relacionadas ao envelhecimento.

PROBLEMAS COMUNS
Os músculos púbicos perdem tônus e a vagina, o útero ou a bexiga podem "sair" do lugar (prolapso vaginal, prolapso vesical ou prolapso uterino). O prolapso se qualquer uma dessas estruturas pode aumentar o risco de problemas como a incontinência por estresse (vazamento de urina). A maioria dos prolapsos podem ser tratados.
Pode ocorrer irritação dos genitais externos (prurido vulvar). As paredes vaginais tornam-se mais finas e secas e podem apresentar uma irritação (vaginite atrófica), o que pode tornar a relação sexual incômoda para algumas mulheres (dispareunia).
Os microorganismos vaginais "normais" sofrem alterações e há um aumento do risco de infecções vaginais por leveduras. Os sintomas decorrentes da irritação vaginal ou da infecção vaginal por leveduras podem ser tratados.
O risco de osteoporose é maior nas mulheres de idade avançada. Isso deve-se, em parte, à diminuição do nível de estrógeno.

PREVENÇÃO
A lubrificação adequada (com lubrificante solúvel em água) pode ajudar a prevenir as relações sexuais dolorosas. Em alguns casos, é recomendado o uso de um estrógeno tópico (aplicado dentro da vagina) para ajudar a manter a estrutura dos tecidos vaginais. As alterações sexuais estão relacionadas mais freqüentemente a fatores que nada têm haver com o processo de envelhecimento. A probabilidade de uma mulher se manter sexualmente ativa é maior quando há um companheiro com a mesma disposição e quando a atividade sexual não é interrompida durante a meia idade.
A reposição de estrógenos (por exemplo, adesivos de estrógenos) continua a ser um assunto controverso. Esse procedimento pode reduzir os sintomas da menopausa e o aparecimento de complicações como a osteoporose; entretanto, tem sido associado a efeitos colaterais como a hipertensão. Assim, cada mulher deve discutir os prós e contras da reposição de estrógenos com seu médico.

1 comentários:

  1. COMO EU ME CUREI DO VÍRUS DE HERPES.

    Olá pessoal, estou aqui para dar meu testemunho sobre um herbalista chamado Dr. imoloa. Eu estava infectado com o vírus herpes simplex 2 em 2013, fui a muitos hospitais para curar, mas não havia solução, então estava pensando em como conseguir uma solução para que meu corpo possa ficar bem. um dia, eu estava na piscina, navegando e pensando onde conseguir uma solução. Eu passo por muitos sites onde vi tantos testemunhos sobre o Dr. Imoloa sobre como ele os curou. eu não acreditava, mas decidi experimentá-lo, entrei em contato com ele e ele preparou o herpes para mim, que recebi através do serviço de correio da DHL. tomei por duas semanas depois, em seguida, ele me instruiu a ir para o check-up, após o teste, foi confirmado herpes negativo. sou tão livre e feliz. portanto, se você tiver algum problema ou estiver infectado com alguma doença, entre em contato com ele pelo e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com. ou / whatssapp - + 2347081986098.
    Esse testemunho serve como expressão de minha gratidão. ele também tem
    cura à base de plantas para, FEBRE, DOR CORPORAL, DIARRÉIA, ÚLCERA DA BOCA, FATIGUE DE CÂNCER DE BOCA, DORES MUSCULARES, LÚPUS, CÂNCER DE PELE, CÂNCER DE PÊNIS, CÂNCER DE MAMA, CÂNCER DE PÂNICO, DOENÇA RENAL, CANCRO VAGINAL, CANCER VAGINAL, CANCRO DOENÇA DE POLIO, DOENÇA DE PARKINSON, DOENÇA DE ALZHEIMER, DOENÇA DE BULÍMIA, DOENÇA INFLAMATÓRIA DE DOENÇAS FIBROSE CÍSTICA, ESQUIZOFRENIA, ÚLCERA CORNEAL, EPILEPSIA, ESPETO DE ÁLCOOL FETAL, LICENÇA, CANAL, LITROS, CANCELAMENTO, CANCELAS, COLD

    ResponderExcluir

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena