Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Estrias: o que é e como tratar.

As estrias representam uma das principais preocupações das mulheres. Elas se formam devido ao rompimento das fibras elásticas da pele, formando uma lesão como se fosse um corte. Com o tempo, forma-se uma espécie de "cicatriz" no local. Nas mulheres, os principais locais de surgimento são as nádegas, o quadril, a região lombar, a barriga e os seios. Infelizmente, ainda não existe cura para as estrias, porém com os tratamentos disponíveis atualmente consegue-se suavizar, e muito, essas linhas que deformam a pele.
Os fatores supostamente associados ao desenvolvimento das estrias são os seguintes:
• Genética: a elasticidade e a resistência da pele são características herdadas. Se a mãe ou a avó apresentavam uma pele mais resistente e elástica, a chance de ter estrias diminui.
• Alterações hormonais: os hormônios femininos podem levar a alterações das proteínas da pele, aumentando o risco.
• Gravidez: caso não haja um controle adequado do peso. Os seios são um local muito comum de aparecimento.
• Alterações de peso: o famoso "efeito sanfona" favorece o estiramento da pele, com conseqüente ruptura das fibras elásticas.
• Uso de corticóides: são medicamentos antiinflamatórios. Eles parecem estar associados a redução da elasticidade da pele.
• Musculação: nesse caso, os mais afetados são os homens. Quando exageram nos exercícios, o aumento muscular força as fibras, que se rompem.
As estrias podem ser de dois tipos:
1. Rosadas: são as estrias que se formaram mais recentemente, apresentando essa coloração devido ao rompimento dos vasos sanguíneos da região. Nessa fase, os tratamentos costumam fornecer resultados mais satisfatórios.
2. Nacaradas: são as estrias antigas, nas quais já ocorreu a formação da fibrose (ou cicatriz). Nessa fase, elas são esbranquiçadas. Os tratamentos conseguem promover seu estreitamento ou atenuação.

Antes de falarmos sobre o tratamento, é importante enfatizarmos o papel da prevenção, já que, mesmo com as terapias mais atuais, é impossível eliminar completamente as estrias. Assim, nada melhor que prevenir o surgimento de novas lesões. Porém, mesmo observando todas as recomendações, o risco ainda existe. Mas isso não deve desanimar você! Com certeza, o número e o tamanho das estrias será significativamente menor. As recomendações são as seguintes:
• O principal é manter o corpo bem hidratado. Beba pelo menos 2 litros de água por dia e use um creme hidratante à base de água. Esses cremes devem ser ricos em emolientes à base de colágeno, elastina, lipossomas, alfa-hidróxiácidos, uréia, lactato de amônia e óleos vegetais. A melhor lubrificação melhora a resistência da pele contra a ruptura das fibras.
• Usar sempre protetor solar.
• Evitar oscilações muito grandes no peso.
• Ativar a circulação da pele é importante, com jatos de ducha quente e fria alternados.
• Evitar o uso de roupas apertadas e o tabagismo.
• Praticar atividades físicas regularmente, mas com moderação.
• Utilizar sutiãs adequados, pois ajudam a sustentar o peso dos seios.
• Alimentar-se bem, ingerindo quantidades adequadas de frutas e vegetais frescos. A vitamina C presente nesses alimentos é um importante antioxidante e ajuda na formação das proteínas da pele.
Existem várias técnicas eficientes contra as estrias, mas a maioria dos médicos recomenda a utilização de pelo menos duas delas em combinação. Os resultados são superiores aos conseguidos com uma técnica isolada. Uma exceção seria alguns casos de estrias recentes, quando o uso de apenas uma técnica pode ser bem eficaz.
- Peeling (Esfoliação)
O peeling químico utiliza substâncias que atuam levando à descamação da pele superficial, promovendo o crescimento de uma nova pele. Nas fases iniciais das estrias, o peeling com ácido retinóico pode ser usado com bons resultados, mas nas fases mais tardias recomenda-se o uso dos alfa-hidróxiácidos (também podem ser usados nas recentes). O tratamento é dividido em várias sessões, e pode causar os seguintes efeitos: ardência, coceira, descamação. É importante lembrar que durante o tratamento deve ser evitada a exposição ao sol.
- Microdermatoabrasão
Utiliza-se um aparelho capaz de esfoliar ("lixar") a pele, com uma ponta de cristal ou diamante. Ocorre a descamação da pele que recobre a estria, estimulando sua regeneração. Uma grande vantagem dessa técnica é que ela estimula também a produção da elastina, que é responsável pela firmeza e elasticidade da pele. Segundo alguns dermatologistas, essa técnica pode ser usada antes de outros procedimentos, como o peeling químico ou a intradermoterapia, pois facilita a penetração dos princípios ativos dessas últimas. O tratamento com a microdermatoabrasão é feito em algumas sessões, e os efeitos podem ser os mesmos que os obtidos com o peeling.
- Intradermoterapia
Consiste na injeção de substâncias, como o ácido glicólico, a vitamina C ou outras, que estimulam a formação de uma nova pele. A injeção é feita ao longo de toda a estria, com agulhas finíssimas, melhorando a circulação local e a produção de proteínas da pele. Consegue-se com isso a redução da altura e da espessura das estrias. São necessárias várias sessões, e a aplicação pode ser dolorosa. Assim como nos casos anteriores, a exposição ao sol deve ser evitada.
- Micropunturação + Aplicação de enzimas
Na primeira fase, é utilizado um aparelho próprio que promove a estimulação elétrica na região da estria. Essa estimulação modifica o formato das células, que passa a ser próximo do normal. Na segunda fase, são aplicadas algumas enzimas que fazem com que as células mantenham esse formato. Ao contrário dos tratamentos anteriores, nesse caso indica-se que a paciente exponha-se ao sol por pelo menos 20 minutos durante a semana, pois os raios ultravioleta estimulam a produção das células que fazem a coloração da pele. Com isso, há uma repigmentação da estria, fazendo com que a sua cor esbranquiçada fique próxima à da pele normal. São necessárias várias sessões, e não é indicado para indivíduos que já utilizaram as técnicas com ácidos.
- Laserterapia Vascular
A aplicação do laser leva à redução dos vasos sanguíneos nas estrias, reduzindo sua coloração arroxeada, rósea. Leva também ao aumento das proteínas da pele. São feitas várias sessões, com intervalo de 15 dias. Consegue-se atenuar bem a aparência da estria.
- Laser CoolTouch
Esse tipo de laser não promove a esfoliação da pele, mas age nas camadas profundas da pele estimulando a produção das proteínas da pele. São necessárias algumas sessões, que são rápidas e não causam ardência, vermelhidão e descamação. Também é utilizado no tratamento das rugas.
- Subcisão
Nessa técnica, introduz-se uma agulha grossa e com ponta cortante abaixo da estria, fazendo-se movimentos de vai-e-vem. Isso causa lesões no tecido, levando à formação de novas proteínas que vão preencher os locais onde elas faltavam. Esse tratamento leva à formação de manchas roxas, que representam saída de sangue dos vasos, o que é importante pois também estimula a produção dessas proteínas. Também é usado no tratamento da celulite.
- Hidroxiapatita com metilcelulose
É uma técnica nova e ainda pouco utilizada. Desenvolvida por brasileiros, consiste na injeção dessas substâncias na região da estria, fazendo com que os tecidos ao redor da mesma produzam mais proteínas que vão preencher o espaço morto. O tratamento é indolor e eficaz em até 90% dos casos. Não existem contra-indicações e os efeitos colaterais são mínimos, consistindo apenas em uma vermelhidão local nos dias seguintes à aplicação. São necessárias pelo menos 6 aplicações.
Read More

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Sexta-feira é dia de doce!


Gente, ja imaginaram, pra agora, na sua frente, um quindim, bem amarelinho, delicioso, brilhante,... hmmmm, que delícia... A receita de hoje não é de quindim!!!! É de quindão! Grandão, pra família toda, êba!

Quindão

Ingredientes
4  ovos inteiros
2 gemas
400 g de açúcar
1 coco, médio e ralado
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina

Como Fazer
  1. Misture todos os ingredientes, cuidadosamente sem bater
  2. Coloque em uma forma (de preferência, com furo no meio) untada com manteiga e polvilhada com açúcar
  3. Pré-aqueça o forno e asse em banho  maria por 40 minutos ou até ficar dourado por cima
  4. Para retirar o quindão da forma, segure-o virado para baixo, ainda morno
  5. Solte a borda delicadamente, com uma faca fina
Ótimo final de semana a todos! Beijos & Beijos.
Read More

Bons motivos para beber água

Não existe vida sem água. Assim como a Terra, nosso corpo é formado por 70% desse líquido. Ele é responsável por conservar a nossa saúde, prevenir doenças e proteger o organismo contra o envelhecimento.

Uma atitude tão simples como beber água é a maneira mais barata e eficaz de garantir a pele, as unhas e o cabelo maravilhosos. Quando o corpo está bem hidratado, isso se reflete na sua aparência. Os médicos recomendam a ingestão diária de 1,5 litro de água por dia para suprir as necessidades do organismo.
Mas há pessoas que não conseguem beber água, muitas vezes por falta de hábito. Acabam substituindo-a por refrigerantes e outras bebidas açucaradas, que não fazem o mesmo efeito. Por isso, enumeramos sete bons motivos para você manter a saúde e ficar mais bonita se refrescando com água.
1 Água emagrece
As fibras presentes nas frutas incham em contato com a água, o que dá a sensação de saciedade ao corpo. Isso engana temporariamente o estômago, segurando a fome.
2 Melhora a digestão
A água ajuda a formar enzimas que promovem reações químicas no organismo. Ela também forma o suco gástrico e a saliva, que auxiliam na digestão.
3 Controla a temperatura
Durante os exercícios físicos ou quando faz muito calor, a água liberada pela transpiração reduz a temperatura do corpo.
4 Diminui o inchaço
Quando você está hidratada, o volume de sangue aumenta. As vitaminas e os minerais chegam mais rápido à pele, ao cabelo e às unhas. Com mais água em circulação, o organismo não retém muito sódio, responsável pelo inchaço.
5 Previne a celulite
As toxinas são expulsas do organismo pelo suor e pela urina. Com a ingestão diária de água, a circulação sangüínea melhora e, aliada à eliminação de toxinas, previne o aparecimento da celulite.
6 Melhora a absorção de nutrientesUma boa hidratação garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes (como a glicose e as vitaminas).
7 Reduz infecçõesA água presente no sangue facilita o transporte de minerais como o ferro, que fortalece as defesas do organismo.

Fonte http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/conteudo_272413.shtml
Read More

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

SEXTA DOCE... DE NOVO!!! ÊBAAA... EU GOSTO!

Para complementar a matéria postada na semana, sobre alimentos que ajudam a eliminar líquidos dos nosso organismo - e com ele as toxinas - hoje vamos deixar a receita de uma salada de frutas simples, fácil de fazer e muito saborosa! Bjs a todos e bom final de semana!!!

SALADA DE FRUTAS

  • 2 mamões papaia pequenos

  • 1 laranja média

  • 5 bananas

  • 2 maçãs

  • 5 morangos maduros

  • 1 pêssego

  • 10 grãos de uva (qualquer variedade)

  • 1 caixa leite condensado

  • 10 cubos de gelo

  • 1/2 colher (sopa) canela em pó


  • COMO PREPARAR

    Pique todos os ingredientes a seu gosto. Sugiro que a laranja seja cortada em pedaços bem pequenos, ela solta melhor o suco. Se tiver mais alguma fruta que queira acrescentar, proceda da mesma que o fez com as outras. Coloque tudo em um recipiente fundo; junte o leite condensado, a canela e o gelo. Leve à geladeira por 30 minutos antes de servir. Para quem gosta, o creme de leite ou o chantily é ótimo para decorar a porção individual.
    Read More

    quarta-feira, 17 de agosto de 2011

    Nove alimentos que ajudam a não reter líquidos

    A retenção de líquido é um dos fatores que mais contribuem para o desconforto e o aumento de peso. Alguns alimentos têm propriedade diurética, ou seja, ajudam no funcionamento dos rins. Este órgão é, basicamente, beneficiado pela ingestão adequada de água e alimentos com alto teor do líquido.
    De acordo com a nutricionista Vanessa Naddaf, os rins são responsáveis por filtrar e eliminar as toxinas do organismo. O consumo de água e diuréticos estimula a produção da urina, garantindo essa eliminação com mais frequência.
    “Dê preferência o consumo destes produtos in natura (crus), na forma de sucos ou chás. Assim, a pessoa aproveitará todas as propriedades destes alimentos”, explica a nutricionista.
    Confira quais são os alimentos:
    Abacaxi: rico em vitaminas A, B, C, fósforo, cálcio, potássio e bromelaína. É indicado na má digestão, beneficia o aparelho urinário, a pressão arterial, artrite, bronquite, tosse e obesidade. A bromelaína é uma enzima presente no abacaxi que ajuda na digestão, e ainda pode ser eficaz para dissolver coágulos sanguíneos.
    - Coco: rico em vitaminas A, do complexo B (B1, B2, B5), vitamina C e sais minerais, como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, sódio e cloro. Também é rico em fibras, proteínas, carboidrato e gorduras. São vários os benefícios que a água de coco nos proporciona. Ela ajuda a reduzir colesterol, reduz a pressão arterial, desidratação, diarréia, trata úlcera estomacal e depura o sangue.
    - Melancia: rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio, cálcio, potássio, fósforo e betacaroteno. Ajuda a amenizar os sinais de envelhecimento, previne contra o câncer, auxilia na eliminação de acido úrico, além de limpar o estômago, intestino e obesidade.
    - Cenoura: estimula o metabolismo, carrega minerais, silício e potássio, que ajudam na eliminação dos excessos de líquidos no organismo;
    - Pepino: rico em ferro, enxofre, potássio, fósforo e betacaroteno. O pepino é diurético e ajuda a eliminar o excesso de acido úrico. É muito bom para a pele e o envelhecimento.
    - Salsa: rico em vitaminas A e C, a salsa é anticancerígena, alivia dores de estômago e ajuda na eliminação de gases. É diurético, elimina o excesso de líquidos, da celulite, inflamações das vias urinárias e cálculos renais. Ela também melhora os distúrbios menstruais, refresca o hálito e fortalece a estrutura do colágeno da pele.
    - Beterraba: rica em: açúcar, proteínas, fibras, vitaminas A, do complexo B, vitamina C e sais minerais como: ferro, zinco, sódio, potássio e magnésio. É muito boa para combater anemia, perda excessiva de líquidos e problemas de fígado.
    - Dente de leão: rico em ferro e cobre. Usado nos casos de diabetes, hemorróidas, gota, artrite, ajuda aliviar a retenção de líquidos e reduz a hipertensão arterial.
    - Melão: rico em vitaminas A, do complexo B, vitamina C, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e betacaroteno. Ajuda na desintoxicação alimentar, males dos rins, é um hidratante, também auxilia contra a obesidade.
    Fonte: http://suadieta.uol.com.br
    Read More
    Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

    © VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

    Designed by ScreenWritersArena