Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

RESENHA SOBRE O FILME O ESCAFANDRO E A BORBOLETA

Assisti esta semana este filme e achei muito interessante, embora tenha me deixado um tanto incomodada... Jean-Dominique Bauby, jornalista,  sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e entrou em coma profundo. Quando saiu do coma foi atingido pela rara Síndrome do encarceramento, a qual  não permite mexer-se, comer, falar e respirar sem ajuda de aparelhos. A única parte de seu corpo que se movimentava era seu olho esquerdo.
Com auxílio de profissionais, conseguiu algum progresso, mínimo, como mexer minimamente a cabeça e os lábios .
O corpo estava praticamente todo paralisado, mas sua mente era de uma lucidez extraordinária, ele mantinha o bom humor e o filme retrata a vida e os pensamento dentro de uma espantosa realidade, com os reflexos mentais e a libido intactos.
Toda comunicação de Jean-Dominique era feita com ajuda de um alfabeto, adaptado para facilitar a formação de palavra através do piscar do olho. Falando o alfabeto, quando chegava na letra que ele queria, piscava o olho e ia formando as palavras. Escreveu o livro que deu origem a este filme.  

Fiquei impressionada com a direção que foi dada ao filme, fazendo com que olhássemos o mundo a partir da visão de Jean-Dominique. 
Com isso podemos refletir sobre como somos pequenos e como por vezes deixamos de fazer as coisas por medo do enfrentamento. Temos tudo: vida, liberdade, o poder do movimento, inteligência...
Vamos fazer nossa parte e contribuir para que nossa vida seja melhor. Não faça pelos outros, faça por você.
Vale a pena assistir. Recomendo.


0 comentários:

Postar um comentário

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena