Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

QUEDA DE CABELO: O QUE FAZER.


Vivemos em uma época onde a imagem é muito importante. O aspecto físico é valorizado acima de tudo. E, se estamos bem conosco mesmos, se nos gostamos, nossa estima melhora muito, evitando tristezas e depressão.
O nosso cabelo é a 'moldura do rosto', principalmente para as mulheres e conta muito para melhorar a auto estima. Mas, com o passar do tempo, os cabelos também vão enfraquecendo e começa uma leve diminuição dos fios.
As causas são diversas e variam conforme o caso. Algumas causas são temporais e não devemos nos preocupar com elas; outras, são ligadas à exposição do cabelo no dia a dia e às varias agressões que o cabelo está sujeito. Outro aspecto muito importante que pode originar falhas no cabelo é sem dúvida o aspecto genético. Um das causas mais comuns e que normalmente não se dá a devida importância é a agressividade com que se penteia. Tem de ter cuidado neste aspecto. A má alimentação, pobre em proteínas, pode originar problemas. Faça uma alimentação equilibrada, consulte um nutricionista se necessário. Doenças como anemia, ou até mesmo febres ou infecções pode também ser prejudicial. A falta de cuidado ao utilizar certos produtos para o cabelo também contribui de maneira significativa para a queda do mesmo. Leia sempre o folheto do produto que utiliza. No caso das mulheres, pode ocorrer uma maior perda de cabelo durante a gravidez e pós-parto, mas isto é normal e quase sempre passageiro. Neste caso não tem que se preocupar. Alguns medicamentos também podem contribuir para que este problema se agrave. Mais uma vez, neste aspecto não tem que se preocupar, pois quando acabar com a medicação volta tudo à normalidade. Evite a todo o custo o tabaco e o álcool. O secador, quando usado muito frequentemente também contribui para a queda de cabelos.

Conselhos úteis

Previna o desgaste diário do seu cabelo
O seu couro cabeludo está sujeito a diversos desgastes devido à exposição ao sol, à poluição, ao stress... Tente evitar ao máximo este tipo de agressões. No fim do dia lave o cabelo de uma maneira suave e seque-o também dessa maneira. Evite usar o secador diariamente.
Use um bom shampoo e condicionador
Hoje em dia falar da enorme importância de um bom shampoo já nem é necessário. Tem apenas de ver o que melhor se adapta a si. Quanto ao condicionar, este pode dar brilho ao seu cabelo além de deixar mais sedoso e hidratado.
Penteie com cuidado e muito carinho
Tenha cuidado na hora de pentear. Não o faça com força, nem demasiadas vezes. Tem de encontar um equilibrio. Também neste aspecto um condicionador pode ajudar para que o desgaste do pentear não seja tão grande.
Tenha um cabelo forte
Ao usar um shampoo e condicionador com proteínas, a intenção é que estas penetrem no cabelo fortificando-o. E um cabelo forte enfrenta muito melhor as agressões diárias.
Cuidado com o sol
Sol em excesso faz com que o cabelo perca a força. Evite a todo o custo, pois fica muito mais quebradiço e poderá até ter queda de cabelo. Se necessário recorra à utilização de um boné ou chapéu e deixe-o sempre hidratado.
Cuide da sua alimentação
Faça sempre, em todas as refeições, uma alimentação equilibrada.
Veja o seu tipo de cabelo
Seco, colorido, normal, misto ou oleoso? Veja o produto que se adequa a seu tipo e não exagere na utilização do shampoo. Utilize a quantidade certa. E antes de por no cabelo passe-o primeiro pelas suas mãos. Utilize os dedos e não as unhas. A água deverá ser morna ou fria, nunca muito quente.

5 comentários:

  1. Grata ao "Anônimo" pela dica. Ja está consertada a grave (e vergonhosa)falha.

    ResponderExcluir
  2. Achamos interesante sua postagem e inserimos em nosso site: http://www.link.dequalidade.com.br/?p=247

    Quando achar interessante, nos envie um link.

    Felicidades

    ResponderExcluir
  3. Mari, uma dermatologista me recomendou o uso do AVIS. O resultado deste produto foi excelente, mas tem um odor bem desagradável. Andei procurando um outro produto (tão bom quanto!) pra substituí-lo e confesso que não entendi nada de coisa nenhuma. Até chegar ao seu blog. Existiria outra alternativa? Meu endereço é ju.cappel@gmail.com. Aguardo sua resposta.
    Detalhes: Embora pareça ter bem menos idade, já vou fazer 66 anos e não aceito queda de cabelo, pois não pretendo ficar como essas velhinhas semi-carecas. Socorro!

    Um abração, Ju (Jurema Cappelletti)

    ResponderExcluir
  4. Oi. A minha mãe tem 59 anos de idade. E ela está com essa problema de queda do cabelo. E eu estou muito triste por ver E não poder ajudá-la. pois eu estou desempregado e não posso no momento. Levar ela num especialista. Ou seja dermatologista por falta de grana. Alguém pode me ajudá ????
    Existe cremes , algum produto natural que possa restaurar o cabelo dela. Ou minimiza a queda pelomenos.

    ResponderExcluir
  5. Orientações excelentes sobre como cuidar dos cabelos.

    ResponderExcluir

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena