Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

terça-feira, 28 de setembro de 2010

HIPOTENSÃO

Hipotensão é a situação de pressão arterial abaixo do normal (inferior a 105 mmHg e/ou a diastólica inferior a 60 mmHg). Ter uma pressão suficiente para que o oxigênio e os nutrientes sejam fornecidos a todos os tecidos é algo fundamental.
A hipotensão pode ser uma manifestação de enfermidades graves, no entanto, em alguns casos a mesma pode não significar uma doença; somente um médico pode responder essas questões.
Os principais sintomas da hipotensão são: tontura, mal-estar, palidez, sensação de cansaço, escurecimento da visão, enjôo, etc.
A redução do fluxo sangüíneo leva à deficiência de sangue no cérebro, dessa forma, a pessoa pode desmaiar. Quando a situação de pressão baixa é mais grave, é denominada de choque. Nesse caso podem ocorrer manifestações muito sérias, podendo até mesmo causar a morte. A
s causas para uma pessoa apresentar hipotensão são várias. Uma delas, que é muito comum, é o calor, que faz com que as artérias sejam dilatadas, facilitando a circulação do sangue e diminuindo a pressão. Mudanças bruscas de posição também provocam uma diminuição instantânea da oxigenação do cérebro e também resultam na diminuição da pressão arterial. As situações mais graves, ou seja, os choques, podem ser causados por hemorragias externas profusas (abundantes), envenenamentos, intoxicações severas, desidratações, reações alérgicas, entre outros fatores.
A recomendação dada em casos de hipotensão é procurar orientação médica, principalmente se esses sintomas forem freqüentes. Uma medida caseira e equivocada de tentar elevar a pressão sanguínea é a ingestão de sal, entretanto, esse é um diagnóstico errado, podendo até mesmo ser perigoso.
O uso do sal pode reverter a hipotensão momentaneamente, mas não deve ser usado ou pelo menos dever ser estimulado a deixar de ser usado, pois ele usado uma ou outra vez, dificilmente vai fazer mal em pessoas saudáveis, mas em pessoas com outros problemas podem trazer sérios problemas como o AVE - Acidente Vascular Encefálico.
Muitas vezes, conhecemos pessoas que tem o costume de andar com sal no bolso, se ela acostumar a fazer uso deste sal constantemente, depois de vários anos fatalmente ele ajudará a ter enfraquecidos as paredes das artérias por ter colocado as mesmas em sobrepressão por diversos anos, facilitando assim o rompimento das artérias ou levando a quadros crônicos de problemas circulatórios. Temos o costume de usar sal para fazer a pressão subir rapidamente (podemos dar um alimento qualquer no lugar do sal, demora um pouco mais para a pressão subir - isto não vai adiantar na hipotensão pós-prandial ou se for uma hipotensão por intoxicação), mas isto não é corrigir o problema, e sim uma maneira paliativa de aumentar a pressão.
O problema continua, uma hipotensão pode ser causada desde de um má alimentação até mesmo um problema de válvula mitral. Se a pessoa apresenta frequentemente este quadro, deve ser indicada consultar um cardiologista ou um especialista em sistema cardiovascular para investigação detalhada.

0 comentários:

Postar um comentário

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena