Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Mais sobre minha pesquisa com idosos do sul do Brasil...

Em depoimento colhido de um colaborador do Grupo de Idosos estudado, soubemos que a Secretaria de Educação do município procura fazer um trabalho de valorização do idoso e inserção na comunidade; com a ajuda dos professores, os idosos são convidados a participar da vida escolar de seus familiares, netos e até bisnetos, contando suas histórias e encantando as crianças com suas memórias.

A professora Orquídea (34 anos)* juntamente com seu irmão Lírio (29 anos)*, nos diz que vê este projeto de uma maneira bastante positiva.

... a história tem que ser preservada até porque o que temos hoje foi construído através de alguém, de uma formação de anos atrás e precisa dar continuidade, passando de uns aos outros e com isso mantém viva esta história. É importante valorizar a história do idoso, da sua contribuição na sociedade, e retomar a iniciativa que foi perdida de contar a história com registros da mesma. As novas gerações vão perder este conhecimento da história antiga, das tradições, é importante que se dê continuidade a isso.

A comunidade, por sua vez, em todas as entrevistas realizadas, foi unânime em dizer que apóia o projeto e que acha muito interessante os idosos terem seu próprio espaço para os encontros.

A opinião é de que se constitui num meio para valorizar a pessoa idosa, uma oportunidade de fazer com que os mesmos tenham meios de relembrar e resgatar seus valores e suas memórias. É uma maneira de aprender a ir em busca de meios para viver mais e melhor. Sugerem também que os encontros são uma forma de descontração e distração, pois muitos passam muito tempo em casa e acabam passando muito tempo sozinhos.

No tocante às vantagens para a comunidade e para os idosos, todos referem-se aos mesmos pontos: a importância de manter a história viva pois se não continuar, as novas gerações ficarão sem o conhecimento do que seus antepassados viveram, das tradições e da cultura de seu povo e mais especificamente, de suas famílias; o reconhecimento de que o idoso deve ser valorizado, e saber que eles têm muito a ensinar; a conscientização do poder público e da comunidade em geral da obrigatoriedade de zelar pelo idoso. Outro ponto de relevante importância observado foi que o idoso, com o projeto dos grupos de convivência, percebeu que tem seu espaço garantido dentro da comunidade e que além de sentir-se valorizado, aprendeu a valorizar a si, em primeiro lugar.

* Nome fictício

2 comentários:

  1. Olá !! Realmente o idoso de hoje tem oportunidades ao lazer, coisa que até poucos anos atrás não existia.......trabalhava durante 50, 60 anos e não tinha tempo disponível ao lazer, somente ao trabalho e sustento da família. Para a sociedade, o idoso deixava de existir, de ser últil.
    Hoje percebemos uma alegria estampada nos rostos de nossos queridos idosos, que aprenderam que sempre é tempo de ser feliz e, que esta é a melhor idade para fazê-lo.
    Parabéns também pela sua iniciativa, de valorizar publicamente e particularmente cada idoso de nossa sociedade. A valorização ainda é a melhor forma de demostrar o amor que sentimos por eles.Da mesma maneira, agradeço por escolher nossa cidade para desenvolver seu projeto, demonstrando assim que nosso povo sabe viver e, viver bem !
    Um grande abraço.
    Maristela Oldoni cason.

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigada pelas suas palavras!!!
    Beijos.
    Mari

    ResponderExcluir

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena