Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

sexta-feira, 19 de junho de 2009

BENEFÍCIOS DA AVEIA

Responda rápido: quantas pessoas você conhece que consomem aveia, regularmente? É bem verdade que ninguém dá muita importância ao alimento. Ele andou meio esquecido há algum tempo, mas, graças aos resultados de estudos recentes está voltando com a corda toda.
A ideia partiu do Centro de Medicina de Atividade Física do Esporte da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que resolveu investigar os efeitos da aveia sobre o colesterol. E o resultado é para comemorar: as 120 pessoas que a consumiram (porção equivalente a meio copo) reduziram consideravelmente o índice desse tipo de lipídio. Mas alto lá: é preciso disciplina para sentir os benefícios.
A ação da aveia na baixa dos níveis de colesterol sanguíneo e do risco de doenças coronárias está ligada à presença da fibra betaglucana, de acordo com a nutricionista Solange de Oliveira Saavedra, gerente técnica do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-3). Ela explica que o efeito pode ser atribuído à retenção que a fibra faz dos ácidos biliares (produzidos a partir do colesterol), eliminando essas substâncias com as fezes. A partir daí a quantidade de ácidos diminui e, consequentemente, a absorção de gorduras no intestino, que refletem diretamente na circulação sanguínea.

Os efeitos no organismo

É claro que tudo isso ganha força extra se somada à alimentação adequada e à prática de exercícios físicos. Por mais (e comprovados) benefícios que determinado produto proporcione, o sucesso do equilíbrio do organismo só é 100% garantido com um conjunto de ações em prol da saúde.
Portanto, não se pode generalizar, já que cada organismo responde de maneira diferente às mesmas substâncias. Mas após um mês de consumo regular de aveia e uma dieta saudável, com alimentos de grupos variados, alguns efeitos já serão sentidos, principalmente com relação ao funcionamento intestinal. E depois de seis meses, por todo o corpo.

Pleno equilíbrio

A aveia é uma daquelas opções no cardápio capaz de fazer "milagres" pela saúde. "O cereal possui cálcio, ferro, zinco, manganês, cobre e proteínas, além de vitamina E, ácido fólico, tiamina, carboidratos e fibras", lista a nutricionista Carla Gonzáles Rossini, do Hospital Santa Catarina, em São Paulo. Ela figura em local de destaque na lista dos alimentos considerados funcionais, aqueles que têm o poder de prevenir contra o surgimento de doenças, por exemplo, blinda o organismo contra obesidade, diabetes, hipertensão e câncer de intestino, além do colesterol elevado.

Trânsito intestinal livre

As fibras presentes no cereal são as responsáveis por deixar o órgão funcionando corretamente. E, mais uma vez, destaque para a betaglucana. Por não ser digerida pelo organismo, ela forma um tipo de gel ao entrar em contato com a água. Esta substância torna o bolo fecal maior e mais viscoso, impedindo que a glicose e o colesterol presentes nele sejam absorvidos pelo organismo, já que há menor ação das enzimas digestivas.
Todo este processo, além de evitar a constipação intestinal (prisão de ventre), também exerce uma proteção sobre o cólon (intestino grosso). "Apesar da ação benéfica da betaglucana, deve-se levar em conta a quantidade de fibra ingerida e o consumo de água", ressalta a nutricionista Alessandra Sarmento, da RG Nutri Consultoria Nutricional. A ação de impedir que a glicose chegue ao organismo é um dos trunfos do alimento na prevenção do diabetes.

Balança controlada

Um cardápio saudável é sempre bem vindo para a boa forma. No que depender da aveia, o corpo continuará em perfeita harmonia com os ponteiros da balança. Tudo por causa das fibras, que proporcionam sensação de saciedade, reduzindo a ação da glicose e das gorduras, as culpadas pelo aumento do tecido adiposo (gordura corporal).
Para isso, a melhor forma de consumi- la é em farelo, que contém maior teor da substância na composição. Mas, atente-se: o alimento é coadjuvante da dieta e não é responsável por grandes perdas de peso.

Quantidade necessária

Mais um ponto a favor da aveia: ela pode ser consumida por todos, exceto em casos de alergia a alguma propriedade do cereal. Idosos, crianças e adultos devem lançar mão de seu consumo, sem medo. A recomendação diária é baseada na quantidade de fibras que deve ser consumida: de 20 a 30 gramas, o equivalente a uma colher (sopa) cheia.
Este número, apesar de dificilmente ser atingido pela população, pode ser obtido também pela ingestão de frutas, verduras, legumes e leguminosas.

Teoria na prática

Agora que você já conhece todos os benefícios do alimento, deve estar ansioso para saber como consumi-la. Anote a dica da nutricionista Solange de Oliveira Saavedra: adicione a aveia (principalmente o farelo) sobre frutas, iogurtes, vitaminas, sucos naturais, sopas, bolos, purês e cremes.
Quanto ao melhor horário do dia para degustá-la, Alessandra diz que "é interessante que seja nos intervalos das refeições para aumentar a sensação de saciedade". O café da manhã também é boa pedida, pois é um alimento rico em carboidratos e fibras e que traz energia para o dia.

Artigo retirado da revista Vida Natural - clique sobreo título para acessar a revista.

2 comentários:

  1. Consumo aveia quase todos os dias, amo mingau com leite, mas só uma colher é muito pouco, não dá pra fazer mingau com uma colher.

    ResponderExcluir

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena