Caros amigos:
Por ser interessante e ter despertado interesse dos leitores, estou postando novamente a matéria sobre câimbras.
Câimbras são caracterizadas por contrações musculares involuntárias, acompanhadas de fortes dores. Ocorrem principalmente nos braços e pernas. As mais freqüentes são as câimbras nas panturrilhas (batatas das pernas).
As causas mais comuns são a perda de água e sal no organismo através de suor excessivo, conhecido como câimbras de calor, a diminuição de cálcio no sangue determinada por diversas doenças, entre as quais, distúrbios das glândulas supra-renais, fadiga muscular, posições incômodas de pernas e braços e varizes nas pernas.
Se a câimbra aparece esporadicamente durante exercícios muito intensos, provavelmente trata-se da chamada "câimbra do esportista", que pode ser causada por excesso de ácido láctico ou fadiga aguda das fibras musculares. As câimbras muito freqüentes merecem uma cuidadosa investigação médica. Elas podem ser de origem vascular (por uma isquemia local), neuromuscular (por uma miopatia alcoólica) ou de origem metabólica (intoxicação por cafeína, hipoglicemias, intoxicação por colchicina, etc.).
O que fazer:
1) Tome um copo de água com sal se o caso for de câimbra de calor e se não tiver problemas de pressão alta.
2) Para câimbras na barriga da perna, apóie o pé no chão e ande apoiando o peso do corpo nos calcanhares.
3) Para câimbras no dedão do pé e no polegar, peça para que alguém dobre o dedo no sentido contrário.
4) No caso de câimbra no braço, peça para alguém que dobre o antebraço até formar um ângulo reto com o braço.
5) Para câimbras no abdômen, flexione as pernas.
6) Procure fazer alongamentos.
7) Procure alimentar-se com muitas frutas e legumes que contêm minerais.
Fonte: http://www.orientacoesmedicas.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.
Olá amigo que postou comentário ontem. Com referência à sua avó, cada caso é diferente do outro e precisa ser analisado em separado, mas, via de regra, a pressão arterial alta ou baixa, por si só, não tem relação com as cãimbras. Precisa observar se as cãimbras são frequentes ou esporádicas. No caso de ser frequente, seria interessante uma consulta com seu médico de confiança e solicitar um exame para verificar os índices de ácido láctico no organismo. Caso esses não estejam alterados, é possível que seja fadiga muscular, e, neste caso, repousar a musculatura é interessante, bem como hidratação (para manter a homeostase) e uma alimentação adequada. Obrigada por sua visita e comentário e melhoras à sua avó.
ResponderExcluir