Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

OSTEOPOROSE: O MAL SILENCIOSO

O QUE É
A Osteoporose é uma doença que atinge os ossos, diminuindo a quantidade de massa óssea, ocasionando, assim, a fraqueza dos ossos e quebrando-se facilmente. Nossos ossos, apesar de parecerem bastante duros, são formados de substâncias que sofrem alterações e se modificam ao longo de nossas vidas. As células ósseas estão constantemente sendo substituídas, aproveitando-se as células velhas para se formar um novo tecido ósseo.

COMO SE ADQUIRE
Homens e pessoas da raça negra têm menos chance de serem acometidos pela doença. As mulheres, principalmente as de origem europeia, são as que têm mais chances de serem acometidas pela doença. Algumas pesquisas verificaram que existe uma tendência genética para adquirir a osteoporose.

SINTOMAS
Infelizmente, a osteoporose não se manifesta com sintomas leves ou um sinal para que possa ser prevenida. As fraturas são os sinais mais frequentes. Nas mulheres, o mais comum é sofrer fratura das vértebras da região lombar, provocando uma dor aguda nas costas. Esta fratura pode ser imediata provocando fortes dores ou pode ser de forma gradual, sem muita dor. Outro sinal importante é a fratura da cabeça do fêmur, que ocorre tanto em homens quanto nas mulheres, em geral acima de 65 anos de idade. Além da dor, essas fraturas podem causar deformidades, inclusive com uma diminuição da altura da pessoa, por perda da massa óssea.

COMO PREVENIR
Existe um exame chamado densitometria óssea. Ele mede a densidade mineral de seus ossos, o quanto eles são fortes e pode informar qual a chance que a pessoa terá de sofrer uma fratura óssea nos próximos anos. O exame é relativamente barato, de rápida execução, seguro e não dói.
Além disso, a ingestão de uma alimentação saudável e rica em cálcio ajuda muito. Outros cuidados que precisamos ter, é quanto à ingestão de alimentos que dificultem a absorção do cálcio como fibras em excesso, café e bebidas à base de cola, refrigerantes em geral também prejudicam, o fumo e as bebidas alcoólicas também devem ser evitados.
Você pode cuidar de seus ossos para mantê-los sadios e fortes: ingerir alimentos ricos em cálcio e vitamina D, praticar exercícios regularmente e ter hábitos saudáveis de vida.

0 comentários:

Postar um comentário

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena