Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Pra quem gosta de bromélias, cultive esta!!!!!


Sim!!!! o abacaxi é uma bromélia!!! Veja que interessante.
Ele é oriundo da América do Sul e pode ser cultivado em qualquer região quente do planeta. O abacaxi tem uma enorme aceitação em toda parte do mundo, desde o natural como industrializado. É um alimento rico em Vitamina C, betacaroteno e Vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, manganês, potássio, ferro e fibras, que são importantes para uma vida saudável. Além disso, contém uma poderosa enzima, chamada bromelina. Esta enzima pode ajudar na redução de inflamações diversas e contribui para uma boa digestão. Sendo rico em fibras solúveis é otimo para controlar os níveis de colesterol no sangue e tem o poder de acelerar a cicatrização dos tecidos; é indicado para pedra nos rins, hipertensão arterial e anemias.
Para quem quer perder peso, o abacaxi é importante por ser diurético e ajuda muito quem tem problemas de retenção de líquidos.
Na culinária, o abacaxi é bem versátil e pode ser usado em vários pratos como mousses, bolos, cremes, sorvetes, saladas, sucos e coqueteis; e nos pratos quentes, também é bastante apreciado em receitas com frango, costelas de porco e nas carnes vermelhas.

VALOR NUTRITIVO
É uma fruta com alto teor de vitamina C.
Além disso, contém celulose, uma substância indispensável para o bom funcionamento intestinal, e bromelina, uma outra substância que facilita a digestão das carnes.

VALORES NUTRICIONAIS-
Porção: 100g
- Kcal: 52.0
- HC: 13.7
- PTN: 0.4
- LIP: 0.2
- Colesterol: 0
- Fibras: 1.4
Além da polpa, as cascas e o miolo do abacaxi podem ser utilizados para a produção de sucos. Previne dores de garganta e resfriados e é bom para a circulação, servindo também como tempero para amaciar carnes.
O abacaxi pode ser consumido in natura, industrializado sob a forma de geléia, vinho, cristalizado, passa ou licor. Ao comprá-lo é bom observar se as folhas da coroa não estão secas nem murchas e se o cheiro está bom. É bom observar também se não existem manchas na fruta.
O melhor período de safra compreende o mês de dezembro a janeiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena