Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS

Fonte: Medcenter
De nada adianta passar horas na academia ou em clínicas de estética se você não se preocupa com o primordial: sua alimentação!
Manter uma alimentação saudável e equilibrada não significa passar fome e pode fazer verdadeiros “milagres” para sua pele e ser um ótimo aliado para manter a forma física.
O nosso corpo necessita de uma nutrição adequada para satisfazer suas necessidades fisiológicas e metabólicas, que envolvem crescimento, reparo e manutenção do organismo como um todo. Uma dieta equilibrada fornece os nutrientes necessários às nossas células, que por sua vez produzirão várias substâncias internas necessárias à saúde do corpo e da mente, além de atuarem favoravelmente sobre o brilho dos cabelos, na beleza das unhas, na luminosidade da pele, entre tantos outros benefícios.
Infelizmente a maioria das pessoas não ingere o mínimo recomendado de micronutrientes (vitaminas e minerais) e macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras). Para evitar isso, é fundamental manter uma alimentação variada. Uma dica é preparar pratos coloridos.
Segundo os nutricionistas, alimentos da mesma cor possuem propriedades semelhantes:
Cor vermelha: acerola, tomate, maçã, rabanete e melancia são ricos em carotenóides. Fazem bem para o coração, fortalecem olhos e a pele, além de ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer.
Cor verde: alface, agrião, rúcula, escarola, abacate são ricos em cálcio, ferro e fósforo, promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue. Evitam também a fadiga mental e fortalecem ossos e dentes.
Cor roxa: almeirão-roxo, berinjela, repolho-roxo, possuem propriedades antioxidantes, responsáveis pela prevenção de doenças cardíacas, além de auxiliar na saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo.
Cor branca: aipim, banana, couve-flor, graviola, têm grandes quantidades de vitaminas do complexo B, que atuam na proteção das células.
Cor laranja: ajudam a enriquecer a dieta. Assim como os vermelhos, os vegetais da cor laranja são fontes de vitamina C, importante proteção para o sistema imunológico e para saúde do coração. Fazem parte desse rol, frutas regionais como laranja, abóbora, cenoura, mamão, tangerina e pêssego.
Além da falta de consumo de vitaminas e minerais para manutenção da saúde, alguns componentes verificados nas plantas chamados de fitoquímicos foram reconhecidos recentemente como poderosos agentes que oferecem proteção contra doenças como o câncer.
Dicas alimentares para auxiliar no combate da flacidez, gordura localizada, estrias e celulite
Flacidez
Consumir alimentos construtores (protéicos) que aumentam produção de colágeno; reduzir consumo de gorduras que destroem o colágeno.
Gordura localizada
Reduzir consumo de gorduras, frituras, açúcares (alimentos contidos no ápice da pirâmide alimentar); aumentar consumo de frutas e vegetais (alimentos reguladores), fibras e água.
Estrias
Aumentar consumo de alimentos construtores (protéicos) que aumentam produção de colágeno, de frutas e verduras (alimentos reguladores), de cálcio e água.
Celulite
Diminuir consumo de sal, que causa retenção de líquidos e edemas, e de alimentos gordurosos e frituras; reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, cafeinadas e refrigerantes, que diminuem o calibre das artérias, dificultando a circulação; aumentar o consumo de fibras e água/chás.
Saiba onde encontrar nutrientes e componentes ativos de uma dieta antienvelhecimento
Betacaroteno (precursor da vitamina A)
Cenoura, abóbora, batata-doce, damasco seco, vegetais de cor verde-escuro como brócolis, couve, etc.
Vitamina C
Frutas cítricas e vegetais de cor verde-escuro (laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, agrião, pimentão verde, etc).
Vitamina E
Gérmen de trigo (fonte mais importante), óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha-do-pará, gema, vegetais folhosos e legumes.
Selênio
Castanha-do-pará (principal fonte), alimentos marinhos.
Zinco
Carnes magras, peixes e frutos do mar, aves sem pele e leite desnatados. Cereais integrais, feijões e nozes são também boas fontes.
Licopeno
Tomate, molho de tomate e goiaba vermelha.
Bioflavonóides
Frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas, amoras, morango, framboesa, entre outras frutas vermelhas.
Isoflavonas
Soja e seus derivados.
Catequinas
Frutas da família do morango, uva e chá-verde ( green tea ).
Fibras
Cereais integrais (farelo de trigo, aveia, centeio, etc.), frutas e hortaliças de preferência consumidos com cascas e/ou talos.
Ácidos Graxos Ômega 3
Peixes marinhos que vivem em águas frias como sardinha, salmão, cavala, arenque, atum, etc.

0 comentários:

Postar um comentário

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena