Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Colesterol... O vilão.

Ele caiu na boca do povo como uma gordura, mas quimicamente é um álcool.
A confusão tem razão de ser: ele só consegue circular pelo corpo grudado em moléculas chamadas lipoproteínas, que podem ser de dois tipos: LDL o famoso mau colesterol ou HDL (também chamado de bom) que retira o excesso de LDL do sangue.

Como o colesterol provoca doenças?
Quando há muito colesterol no sangue, ele se acumula nas paredes das artérias, levando à aterosclerose. As artérias ficam mais estreitas e o fluxo sanguíneo para o coração é bloqueado ou reduzido. O sangue carrega oxigênio para o coração e, se uma quantidade suficiente não consegue chegar lá, você pode ter dores no peito. Se o suprimento de sangue para uma parte do coração for totalmente bloqueado, a conseqüência é um ataque do coração.
Existem duas formas mais comuns de colesterol: LDL, ou mau colesterol, e HDL, ou bom colesterol. Enquanto o LDL tem baixos níveis protéicos, o HDL tem elevadas quantidades de proteínas.
LDL é a principal causa de placas de coagulação nas artérias. Já o HDL trabalha para retirar o colesterol do sangue.
Triglicérides são outro tipo de gordura no sistema sanguíneo. Pesquisas recentes têm apontado que altos níveis de triglicérides também estão relacionados a doenças do coração.

Quais são os sintomas do colesterol alto?
O colesterol alto por si só não oferece nenhum sintoma, o que explica porque muitas pessoas nem sabem que estão com o colesterol elevado. É preciso descobrir qual o nível do seu colesterol, através de exame apropriado. Se estiver alto, é necessário que o médico prescreva uma medicação, ou em alguns casos, fazer uma reeducação alimentar para que se possa baixar os níveis, o que reduzirá o risco de desenvolver uma doença do coração.
Na próxima postagem, daremos continuidade à matéria, não perca!

0 comentários:

Postar um comentário

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena