Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

JOGOS DE CARTAS AJUDA A MANTER A MEMÓRIA

Cientistas, através de experiências com idosos, começam a descobrir o que o senso comum já sabia a muito tempo: pessoas que exercitam a mente constantemente, isto é, não param de exercitar a mente com forte regularidade na idade senil são menos sujeitas à demência senil. Uma neurologista da Universidade da Califórnia em Irvine, ao estudar uma comunidade de idosos com baixo índice de decadência mental, afirmou que os cientistas acreditam que seja muito importante usar o cérebro, continuar desafiando a mente, mas nem todas as atividades mentais talvez tenham o mesmo efeito. “Estamos obtendo certos indícios de que um componente social pode ter posição crucial.”, disse a neurologista.

Nos últimos anos, os cientistas começaram a se interessar muito pelo que se poderia definir como um clube da supermemória, ou seja, os menos de 0,5% dos seres humanos que passaram dos 90 anos sem apresentar qualquer traço de demência senil. É um grupo que, pela primeira vez, existe em números suficientes para oferecer um vislumbre sobre o cérebro lúcido na mais distante extensão da vida humana, e ajudar os pesquisadores a definir o que, exatamente, é necessário para preservar a acuidade mental até o fim. São pessoas que envelheceram com mais sucesso no planeta, e estão apenas começando a nos mostrar o que é importante, em seus genes, em seus hábitos e em suas vidas aos cientistas interessados em saber a razão do prolongamento da boa atividade cerebral.

As primeiras provas dos estudos realizados com idosos sugerem que as pessoas que dedicam boa porção de seus dias, três ou mais horas, a atividades mentais como jogos de cartas podem sofrer risco reduzido de demência. No entanto, os pesquisadores, demonstrando algum ceticismo crítico, estão tentando descobrir como distinguir entre causa e efeito. Querem saber se as pessoas são ativas porque estão lúcidas ou são lúcidas porque estão ativas?

mais em
http://blig.ig.com.br/o_observador/2009/05/24/atividades-mentais-como-jogos-de-cartas-diminuem-demencia-senil

0 comentários:

Postar um comentário

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena