Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Mulheres podem apresentar sintomas de derrame (acidente vascular cerebral) diferentes dos apresentados por homens

Ao chegar à emergência de um hospital, as mulheres nem sempre mostram os sintomas clássicos de um acidente vascular cerebral (AVC) descritos pela American Stroke Association (ASA), mesmo tendo este AVC confirmado após atendimento. É o que aponta a conclusão de um estudo apresentado na reunião anual da ASA.

Foram analisados mais de 1700 pacientes com acidente vascular cerebral (AVC) confirmado. As mulheres apresentaram 33% a menos de probabilidade de apresentarem qualquer um dos cinco sintomas clássicos de alerta de um AVC, quando comparadas aos homens. Isso significa que mulheres e homens não se queixam dos mesmos sintomas.

As mulheres que sofrem um AVC são 40% menos prováveis de relatar tonturas, distúrbios da marcha, do equilíbrio ou de coordenação e 20% menos prováveis de relatar problemas visuais.

"Se a queixa principal não se relaciona aos sintomas clássicos de derrame para o atendimento inicial em uma sala de emergência, isso atrasa o diagnóstico e o início do tratamento com um trombolítico", diz Julia W. Gargano, uma das pesquisadoras do estudo. Estes achados são consistentes com o que já foi visto em relação ao infarto do miocárdio e suas diferenças de sintomas em homens e mulheres.

Os registros incluídos no estudo foram de hospitais de ensino, urbanos e rurais, e hospitais da comunidade de 16 grandes centros. A queixa principal de 1724 pacientes, anotada por enfermeiras chefes da triagem desses hospitais, foram avaliadas durante a pesquisa. Todos os pacientes do estudo chegaram a uma sala de emergência e tiveram o AVC confirmado após atendimento.

Significativamente mais mulheres que homens não relataram nenhum dos cinco sintomas tradicionais de derrame descritos pela ASA: 15% versus 10%, odds ratio 1.49, intervalo de confiança de 95% 1.19 a 1.85.

As queixas mais comuns foram:

- Perda de consciência ou desmaio (88 pacientes, 60% mulheres);
- Queixas respiratórias (65 pacientes, 58% mulheres);
- Quedas ou acidentes (32 pacientes, 63% mulheres);
- Dor (30 pacientes, 70% mulheres);
- Convulsão (12 pacientes, 58% mulheres).

Para os sinais de alerta típicos descritos pela ASA foi observado:

- Paralisia ou fraqueza repentina na face, braço ou perna especialmente de um lado do corpo foram descritos tão frequentemente por mulheres quanto por homens (56% versus 58%, OR 0.95, 95% CI 0.77 a 1.17);
- Confusão mental súbita, problemas na fala ou na compreensão foram descritos tão frequentemente por mulheres quanto por homens (33% versus 31%, OR 0.96, 95% CI 0.74 a 1.24);
- Problemas de visão em um ou nos dois olhos tenderam a ser descritos menos frequentemente por mulheres do que por homens (4% versus 6%, OR 0.78, 95% CI 0.60 a 1.01);
- Problemas súbitos para andar, tontura, perda de equilíbrio ou de coordenação foram relatos menos frequentes em mulheres que em homens (11% versus 16%, OR 0.60, 95% CI 0.50 a 0.73);
- Dor de cabeça súbita e severa sem causa definida foi igualmente relatada em homens e mulheres (9% cada, OR 1.23, 95% CI 1.19 a 1.85).

Fonte: http://strokeconference.americanheart.org/portal/strokeconference/sc/

0 comentários:

Postar um comentário

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena