Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

CUIDADOS COM A PELE NO VERÃO

A exposição a períodos de calor intenso constitui uma agressão para as pessoas. Saiba o que fazer para minimizar os efeitos das altas temperaturas sentidas durante as ondas de calor no verão.
É preciso ter cuidado devido as altas temperaturas que se fazem sentir em alguns dias de verão e que comportam elevados riscos para a saúde, sobretudo para bebês, crianças pequenas, idosos, pessoas acamadas, obesas, portadores de doenças crônicas (cardiovasculares, respiratórias, renais, diabetes, obesidade, alcoolismo, doenças mentais, etc.). O perigo também aumenta para todos os que trabalham na rua, diretamente expostos ao sol, e para os que vivem em más condições de habitação.
É certo que quando o calor aumenta durante uma onda de calor o organismo esforça-se para arrefecer o corpo e manter em 37 graus Célsius a temperatura do corpo humano. Para isso produz o suor, que se evapora através da pele e arrefece o organismo. Mas basta que a umidade do ar aumente para que a evaporação do suor não ocorra, a temperatura do corpo suba e a desidratação pelo calor se manifeste. Porque se trata de uma situação que pode provocar “danos irreversíveis ao cérebro ou noutros órgãos ou até mesmo a morte”, como refere a Direcção Geral de Saúde (DGS) na brochura Ondas de Calor, importa conhecer os efeitos do calor e aprender a prevenção.
Os Golpes de Sol (também conhecido como insolação) ocorrem quando o sistema de controle da temperatura do corpo humano deixa de funcionar, deixando de produzir suor para proporcionar o arrefecimento. A temperatura do corpo pode, em dez a quinze minutos, atingir os 39 graus Célsius provocando deficiências cerebrais ou até mesmo a morte se o indivíduo não for socorrido de forma rápida. É assim que a DGS descreve os golpes de calor, uma situação que constitui uma emergência médica.
Atenção aos sintomas: febre alta; pele vermelha, quente e seca, sem suor; pulso rápido e forte; dor de cabeça; tonturas; náuseas, confusão e perda de consciência. Perante esses sinais, a pessoa afectada deve ser colocada em local fresco ou numa sala com ar condicionado e refrescada através da aplicação de toalhas úmidas ou do borrifamento do corpo com água fria. Se estiver inconsciente, não devem ser dados líquidos para ingerir.
O golpe de sol (ou de calor) requer intervenção médica imediata uma vez que do tratamento tardio podem resultar complicações a nível do cérebro, rins e coração.
Esgotamento pelo calor
A exaustão pelo calor ocorre devido à perda excessiva de líquidos e de sal através da transpiração e comporta riscos graves para as pessoas idosas, hipertensas ou com doença cardíaca. Transpiração intensa, palidez, espasmos musculares, cansaço e fraqueza, dor de cabeça, náuseas, vômitos, desmaio, pele fria e úmida, pulso fraco e respiração acelerada e superficial são os sintomas mais frequentes do esgotamento pelo calor. O aparecimento de alguns destes sinais em pessoas mais vulneráveis ou a sua manifestação conjunta em qualquer indivíduo é uma emergência. Enquanto se aguarda o atendimento médico, a pessoa afetada deve ficar em repouso e ser ajudada a fazer arrefecimento e hidratação.
Os espasmos musculares, conhecidos como cãibras, afetam principalmente pessoas que transpiram muito durante a prática de exercício físico intenso, mas também podem manifestar-se só por aumento da temperatura ambiente. Embora menos graves do que os golpes de sol e os esgotamentos pelo calor, podem exigir tratamento médico.
Os espasmos musculares incidem sobretudo nas pernas, braços e abdomen e são especialmente perigosos para as pessoas com doença cardíaca e para as que fazem dietas hipossalinas (pobres em sal). O controlo das cãibras e a diminuição da dor exigem que a pessoa pare com a prática do exercício físico, repouso em local fresco, ingestão de sumos de fruta natural sem adição de açúcar ou de bebidas ricas em electrólitos (as chamadas bebidas para desportistas ou bebidas energéticas). Se as cãibras persistirem uma hora depois, é o caso para procurar ajuda médica.
Durante uma onda de calor nada melhor do que passar umas belas horas na praia para poder refrescar-se e defender-se das altas temperaturas. Os cuidados com a pele no verão são essenciais para a manutenção da boa saúde da pele e assim evitar as terríveis consequências do sol e do calor.
Procure ir à praia em horários fora da hora de pico do sol (das 11h às 16h), mas se isso não for possível procure hidratar a pele e nunca se esqueça do protetor solar. Os cuidados com a pele talvez não se façam sentir agora, mas no futuro com o avançar da idade vão fazer muita diferença na aparência de uma pessoa.
Um bom mergulho também é importante e ajuda-nos na defesa contra as altas temperaturas e auxilia o organismo a baixar a temperatura do corpo humano. Mas cuidado! É sempre aconselhável não entrar na água muito rapidamente. Tente ir-se acostumando com a temperatura da água e assim evitar um eventual choque térmico, que mesmo pouco comum, é de se evitar.
Hidratar é proteger
Deve ser oferecida água em abundância aos recém –nascidos, bebês, crianças, idosos, pessoas doentes e acamadas. Optar por fazer refeições leves, mais frequentes e pouco condimentadas. Nos períodos de calor intenso durante as ondas de calor, é aconselhável ficar em casa ou em locais com ambientes climatizados. Se necessário, tomar um duche de água morna ou fria. As pessoas que sofrem de doença crônica, as que fazem dieta com pouco sal ou com restrição de líquidos devem aconselhar-se com o seu médico.
Fonte: http://dicasuteis.com/onda-de-calor

0 comentários:

Postar um comentário

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena