Se o sono ainda é um comportamento que nos desafia entender, atualmente podemos conhecer sua estrutura funcional.
Através da análise das ondas elétricas emitidas pelo cérebro durante o sono, já no começo deste século, descobriu-se que o sono é dividido em estágios que se alternam ciclicamente.
Os estágios do sono foram divididos em REM ( Rapid Eyes Moviment) e Não- REM. Um ciclo completo de sono dura em média 1 hora e meia e passa por quatro fases Não-REM, seguidas de uma fase REM.
Conhecendo-se a estrutura e o funcionamento do sono, podemos entender melhor os transtornos do sono, os distúrbios e alterações do sono como a insônia, sonambulismo e outros transtornos.
As ondas cerebrais do tipo beta (produzidas quando estamos acordados) são substituídas por ondas alfa logo após o início do adormecer.
Este estágio indica um estado de profundo relaxamento.
Depois de passado de 5 a 20 minutos nosso corpo e mente estão prontos para o primeiro estágio do sono.
Estágios do Sono Não-REM
Estágio 1:
É um estágio de transição entre a vigília e o sono, também chamado de estado do meio-sono.
Este estágio pode durar de 10 segundos a 10 minutos.
Nesse estágio a respiração fica mais profunda, os músculos começam a relaxar e entramos num leve porém tranqüilo.
É nesse estágio que muitas vezes temos a sensação de queda ou de estar voando quando adormecemos.
Estágio 2:
Este estágio é o começo do sono de verdade. Pode durar de 10 a 20 minutos.
Neste estágio ficamos alheios aos acontecimentos sonoros e visuais do ambiente e esse estágio representa praticamente a metade (50%) de todo o nosso sono.
Estágios 3 e 4:Estes estágios produzem ondas lentas. Esse estágio também é chamado de sono delta e é onde o THS hormônio do crescimento é liberado e a recuperação muscular acontece.Após 20 a 40 minutos no estágio 4, o organismo retorna aos estágios 2 e 3, porém em seguida entra na fase REM.
Sono REM:
Este estágio é o mais profundo. apesar de ocupar apenas 20% do total de horas dormidas, é tão importante que todo o resto do sono foi batizado de não- REM.
Neste estágio acontece o aumento do fluxo sanguíneo, freqüência cardíaca, respiração, temperatura e pressão sanguínea e os olhos se movem rapidamente
Neste estágio acontece o sonho e nosso cérebro fica mais ativo, porém nosso corpo permanece imóvel, pois o córtex cerebral bloqueia as atividades motoras.
O primeiro período REM ocorre de 70 a 110 minutos após o início do sono e tem normalmente 5 a 15 minutos de duração.
Já os quatro a seis estágios REM por que passamos numa noite vão aumentando sua duração progressivamente, enquanto os estágios 3 e 4 ficam menores.
Fonte http://www.psicologiananet.com.br/transtornos-do-sono-a-fisiologia-do-sono-e-os-estagios-do-sono/880/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.
0 comentários:
Postar um comentário