Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

quarta-feira, 11 de julho de 2012

A ansiedade nos eventos do dia a dia


A ansiedade é uma característica da vida moderna que vem se mostrando cada vez mais e a cada dia, atingindo todas as faixas etárias.

É muita informação recebida num ritmo exagerado. Isso faz com que nosso cérebro se acelere de forma absurda e provoque uma descarga no sistema nervoso, causando excitação e desconforto.

Você já acorda cansado e não entende porque dormiu e não descansou. Estamos vivendo uma época de transição na história da humanidade. Temos tanta coisa disponível aos sentidos do homem. O progresso faz com que tudo se acelere. Aceleramos o ritmo de nossos sentidos diariamente. Isso não faz parte da natureza do ser humano.

Se você está no trânsito, tem uma gama de informações e propagandas que assimila. Olhando para qualquer dos lados, temos informação: seja de placas, figuras ou de informações auditivas que simultaneamente acontecem: buzinas, barulho dos veículos, vozes, motos, sirenes... Isso sem falar no celular que toca quando você mais precisa que ele se cale...

Toda essa aceleração provoca seu cérebro de alguma maneira. O resultado é que ele acaba tendo uma sobrecarga permanente que lhe causa estresse. E ele não dá conta do recado.

Na hora de dormir, se você não está completamente cansado a ponto de quase desmaiar, passa pela nossa cabeça um filme de tudo o que aconteceu e do que poderia ter acontecido durante o dia, de forma que o cérebro continuará trabalhando. A probabilidade de vir uma insônia carregada das incertezas diárias é enorme. Um receio que, dependendo da noite, poderá se transformar no maior dos medos. Seu corpo reage, você sua frio, não acha posição na cama e acorda na manhã seguinte, todo dolorido, além do cansaço.

Para ajudar a relaxar, existem diversas estratégias que podem ser usadas: um banho bem quente, um chá forte de camomila, um livro envolvente. Enfim, cada um busca uma forma de driblar a insônia. Não ligue a TV. Tem coisa pior que um noticiário ou um filme agressivo numa madrugada dessas

Todos nós estamos vivendo essa realidade. Uns com menor, outros com maior intensidade. Faz parte da vida contemporânea. Aí acordamos cansados. Temos a impressão de que não dormimos; a sensação é a de que tudo está atrasado e de que o dia precisaria ter bem mais horas

Vocês já perceberam que é à noite que tudo parece pior? A mim parece que quando clareia o dia, clareia junto alguma possibilidade que eu não havia vislumbrado...

Quando estamos assim, qual seria a possibilidade de diminuir tudo isso, excetuando-se remédios? Remédios só em caso extremo e com acompanhamento médico.

Penso que pessoas muito ambiciosas têm uma dificuldade em grau maior para lidar com a ansiedade. Não é necessário que se deixe de sonhar, mas, como eu sempre digo, “cabeça nas nuvens, pés no chão”. Sonhe, mas dentro da sua realidade, não queira coisas inatingíveis. Um passo de cada vez para chegar ao outro lado. Precisamos viver o agora. O tempo mais importante é o AGORA; nem temos certeza se o amanhã irá chegar.

A questão da ansiedade é real e faz parte do nosso dia a dia. Precisamos encontrar uma forma de conviver com ela sem nos prejudicar. Não existe uma fórmula definida pra isso, cada um de nós precisa encontrar a sua maneira de se adequar.

0 comentários:

Postar um comentário

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena