Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

terça-feira, 3 de julho de 2012

PRINCIPAIS DOENÇAS PSICOLÓGICAS DA ATUALIDADE

Conheça as principais doenças psicológicas

As doenças psicológicas estão diretamente ligadas aos sentimentos, as emoções. Hoje essas patologias não escolhem idade para aparecer. É preciso ficar atento para poder decifrar os sintomas das doenças psicológicas. Na maioria das vezes as pessoas sofrem por anos e não se dão conta de que há tratamento para essas doenças e que elas podem viver bem melhor se controladas.
Atualmente mais da metade da população mundial sofre com problemas psicológicos causados pela sociedade, seja pelo medo e a insegurança, a falta de estabilidade financeira e muitos outros fatores externos são os principais responsáveis pelo desenlace de um quadro clínico indesejável.

As principais doenças psicológicas da atualidade

Depressão – a depressão hoje afeta milhões de pessoas no mundo todo, por isso ela é considerada prioridade. Os sintomas dessa doença são comuns e fáceis de serem identificados, vejam quais são: tristeza, apatia, ansiedade, choro frequente, angústia, grande irritação, desespero, falta de sentimento, tédio, culpa, fadiga, desânimo, falta de apetite ou apetite exagerado,baixa autoestima, falta de desejo sexual e muitos outros. Os sintomas podem variar conforme cada indivíduo.
A depressão geralmente aparece quando algum caso muito grave acontece na vida da pessoa como: perda do emprego, morte de um ente querido, perda da casa, mudança de status, separação, e muitos outros acontecimentos. A depressão varia conforme a sensibilidade de cada pessoa.
O tratamento é a base de medicamentos controlados que só um médico especialista - psiquiatra - pode receitar mediante diagnóstico, e terapia com um psicólogo para amenizar o trauma.

Ansiedade – a ansiedade é ocasionada diante uma situação de perigo em que a pessoa se encontra em grande excitação. Esse sentimento é denominado ansiedade. A ansiedade está ligada a uma grande quantidade de sentimentos como: medo, apreensão, angústia, inquietação, desassossego que provoca na pessoa mal estar e muita tensão.
A pessoa que sofre de ansiedade tem dificuldade para dormir, o sono pode ser agitado ou leve, fazendo com que a ela se sinta cansada, sem energia, mas também podem ocorrer dores de estômago, perturbações intestinais e má digestão.
Os sintomas mais comuns da ansiedade são físicos. Entre eles estão a taquicardia, tensão muscular, sudorese, dor de cabeça, dor no peito falta de ar e tensão muscular. O tratamento para a ansiedade deve ser feito com acompanhamento médico, para que o paciente possa sentir melhora acentuada através de medicamentos controlados e como os outros transtornos, combinar o tratamento farmacológico com a terapia psicológica.

Transtorno Bipolar – a bipolaridade é uma doença que faz com que a pessoa tenha estados de euforia extrema e de tristeza extrema simultaneamente. O problema da pessoa que tem bipolaridade é que o humor está sempre em constantes mudanças, sem meio termo: é sempre extremo, ou está muito feliz ou muito triste. Quando o bipolar está em crise pode extrapolar e ter reações que fogem do controle e podem gerar muito sofrimento.
Geralmente a pessoa que sofre de bipolaridade está sempre em conflito e pode ter dificuldades em se relacionar com as outras pessoas a sua volta. Por isso o tratamento é indispensável com medicamentos estabilizadores de humor que são prescritos por médicos psiquiatras e é muito importante também o tratamento psicológico.

A cura das doenças psicológicas

É muito difícil avaliar a cura das doenças psicológicas, pois cada pessoa responde ao tratamento de maneira diferente. Alguns podem desenvolver uma crise devido a uma situação extrema e depois do tratamento, nunca mais se repetir. Outros necessitam fazer tratamento por toda a vida para poder viver de forma mais tranquila e saudável.

Os portadores destes tipos de transtorno necessitam de acompanhamento médico e psicológico periodicamente. Todo portador de qualquer tipo de transtorno pode conviver tranquilamente em sociedade e levar uma vida normal, desde que seja feito o acompanhamento por profissional especializado.

0 comentários:

Postar um comentário

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena