Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O QUE DEVEMOS FAZER PARA AJUDAR OS IDOSOS?

Bem, em primeiro lugar, vamos iniciar respeitando a vontade do idoso e perguntar a ele se ele precisa da nossa ajuda ou se ele aprecia a nossa ajuda. Este é o primeiro passo. Não imponha nada. Respeito é fundamental.

Comece olhando para os idosos de seu convívio: seus pais, seus avós, seus bisavôs e seus amigos. Trate-os sempre com carinho, respeito e ajude–os no que estiver ao seu alcance. Mas, lembre-se que fazer as coisas por eles nem sempre é ajudar, às vezes você pode pensar que está ajudando e está privando-o de fazer um pouco de exercício ou de exercer o seu direito à dignidade e a sua independência.

Visite um Lar (antigo asilo) ou se proponha a fazer um trabalho voluntário, utilizando algumas de suas habilidades e conhecimentos para ajudar os idosos, ou, se pensa que não tem nenhuma habilidade específica, converse com eles, ouça-os...
Se puder e quiser, adote um idoso, tem muitos vivendo em Lares que apreciariam ser seu vovô ou vovó, e, não precisa levá-los para sua casa, bastaria apenas o seu compromisso de visitá-los, dar carinho, atenção e alguma doação de material de uso pessoal, se estiver ao seu alcance.

Estes são apenas alguns passos que você pode dar. Preste mais atenção quando estiver andando nas ruas, veja como são as pessoas que andam à sua volta, ao seu lado, preste atenção na idade delas e você vai perceber que nem todos são jovens. Experimente fazer isso, você vai se surpreender.
Faça a experiência, sorria para as pessoas ao andar pela rua, ande feliz, mesmo que você ache que está fazendo papel de tola. Se você encontrar algum conhecido, ele te conhece e sabe que você não é tola, vai pensar que você só está feliz... e quem não te conhece.... bem, não te conhece mesmo...

8 comentários:

  1. muito bom esse trabalho muito bom mesmo to copiando por meu
    quem fez parabens memso nota 10 "!!!

    ResponderExcluir
  2. Se todos nós fossemos um pouco que seja, mais atenciosos com as pessoas, o mundo seria, pelo menos um pouco, melhor.

    ResponderExcluir
  3. Oie Mari, faco parte de uma associacao se caridade destinada ao apoio a asilos. Pretendo o seu apoio em algumas dicas. Visite o facebook da associacao: "Associacao Lotus" e veja a nossa caridade ;)

    Entre por favor em contacto cmg atraves do endereco fmussa@xava.co.mz

    abracos e obrigado

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante e humana sua dica. Vou colocar em prática.

    ResponderExcluir

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena