Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

terça-feira, 27 de abril de 2010

MITOS E VERDADES SOBRE HEMORRÓIDAS

Além do preconceito envolvendo o tema, ainda tem muitos mitos e muito senso comum envolvendo o assunto 'hemorróidas', mas, o senso comum não deve ser desprezado, pois ali também existe verdade e sabedoria. É preciso separar o joio do trigo. Cabe a você buscar o que é verdade e o que deve ser desprezado.
Com auxilio do proctologista da Universidade Federal de São Paulo, Dr. Hélio Plapler, vamos deixar aqui algumas informações que devem ajudar os nossos leitores a obter mais conhecimento acerca do tema.
As veias hemorroidárias localizam-se na região do ânus. Quando se dilatam, elas formam varizes que podem causar dor, sangramento ou coceira.
Durante a gestação, o crescimento do útero aumenta a pressão abdominal e a alteração hormonal deixa os vasos sanguíneos das gestantes mais frágeis e sensíveis à formação de coágulos, possibilitando a dilatação da veias hemorroidárias. Pessoas que tem familiares ascendentes com propensão à hemorróidas, tem mais chance de desenvolver porque o fator hereditário também conta, neste caso.
A pessoa pode conviver conviver com o problema. Caso não haja sangramento nem dor, indica-se a educação intestinal para manter longe as crises. Isso significa não ficar dias sem evacuar, ingerir muito líquido e alimentos ricos em fibras. Recomenda-se também evitar o uso de papel higiênico, sendo mais adequada a lavagem local. O uso de antiinflamatórios e pomadas anestésicas podem ajudar durante as crises.
Como prevenir:
O consumo de líquidos e alimentos fibrosos é fundamental. E deve-se evitar alimentos irritantes, como condimentos, ácidos, caso de abacaxi, ou vasodilatadores, como álcool.
Mas, atenção!!! Nem todo sangramento ou desconforto é sinônimo de hemorróidas. Outras doenças, como o câncer do reto e do canal anal, podem apresentar os mesmos sintomas. Por isso, a única maneira de se estabelecer o diagnóstico é por meio de exame médico.
Tema é cercado de tabus
Embora seja uma doença muito comum, muitas pessoas ainda se sentem constrangidas em procurar o médico, sofrendo desnecessariamente por décadas. E há muitos mitos sobre o tema. Sexo anal, por exemplo, não causa hemorróidas, mas pode ser um fator desencadeante pelo traumatismo que causa. Pimenta e álcool possuem substâncias vasodilatadoras que podem facilitar o surgimento em quem possui predisposição. O mesmo vale para a vida sedentária, bem como esforços físicos, como corrida ou levantamento de peso.

1 comentários:

  1. Boa matéria. Pode escrever alguma coisa com informações sobre asma e bronquite?

    ResponderExcluir

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena