Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Quanto mais velho, mais orelhudo!

Olha só que curioso!
Pesquisa mostra que a orelha cresce com a idade.
O médico inglês James Heathcote acha que descobriu por que os idosos têm orelhas tão grandes. Ele mediu a orelha de 206 pacientes entre 30 e 93 anos de idade e calculou que elas crescem naturalmente 1,2 centímetro em cinqüenta anos, em média.
Segundo Heathcote, o segredo do crescimento temporão está na cartilagem que forma as orelhas. É um tecido fibroso, parecido com os ossos. A diferença é que os ossos crescem por estímulo de hormônios que se tornam escassos depois da puberdade. Por isso os ossos param de crescer. Mas as cartilagens, aparentemente, não dependem de nenhum hormônio. Elas crescem sem parar e, segundo o médico inglês, elas também são culpadas por fazer o velhos mais narigudos.
Por volta dos 18 anos, algumas cartilagens viram osso, e a pessoa pára de crescer. Porém, nos adultos, há cartilagens em locais onde a flexibilidade é importante: como nariz e orelha. Nesses locais, as cartilagens não se ossificam, elas continuam crescendo, mas não se assustem com isso pois essas estruturas crescem muito pouco e só se tornará desproporcional ao corpo se vivermos pelo menos 200 anos!

1 comentários:

  1. Apesar de eu não confiar nadinha nos médicos ingleses, as evidências visuais que temos todos os dias parecem confirmá-lo... e portanto, devo me preparar seriamente para me tornar um goblin daqui a alguns anos...
    http://olgajacobs.com/kutya/hobgoblin.gif

    ResponderExcluir

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena