Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

terça-feira, 10 de maio de 2011

Chás e seus benefícios

Diz a sabedoria popular que para todas as todas e todos os amores, sempre tem um chá...
Depois da água, o chá é a bebida mais consumida em todo o mundo.
Tomar um chá é uma tradição que resiste à passagem do tempo e ganha toques modernos e sofisticados. Não aquele simples chá, mas o hábito milenar que mais parece um ritual, através dos pequenos detalhes que fazem parte do processo. Cada lugar tem a sua particularidade.
É uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores ou raízes. Geralmente é preparada com água quente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação e o contato com outras ervas, especiarias e frutos.
A China é considerada o berço da bebida e seu uso está registrado desde pelo menos o ano 1.000 A.C. O chamado "chá verdadeiro" é aquele proveniente da planta Camellia Sinensis, mas existem os chás populares como os de alecrim, alfazema, arnica, camomila, catuaba, erva cidreira e doce, hortelã, jasmim, carqueja, menta, malva e maracujá entre outros tantos.
Em países como a China e o Japão, o chá da tarde chega a durar horas. Na Inglaterra, o chá das cinco geralmente é servido “pontualmente” e em louças finas, acompanhado de bolos e frutas secas. Os indianos ganharam a fama de cultivar os chás mais famosos do mundo e guardam a sete chaves a receita do Chai. No Brasil, os habitantes do sul, não dispensam o seu chá mate servido como chimarrão.
Saborear um chá é como apreciar um bom vinho. A qualidade é fundamental e o segredo, segundo os especialistas, está no cultivo e acondicionamento das folhas. São quatro as categorias dos vários tipos de chás: chá branco (não fermentado), chá branco (levemente fermentado), chá oolong (com fermentação média) e chá preto (forte e bastante fermentado).
Como complementação, o chá é um elemento reforçador, mas não aconselho a usá-lo para tratar doenças. Essas devem ser tratadas pelo seu médico, com a medicação por ele indicada. Caso estejas em tratamento, pergunte ao seu médico se o chá de sua preferência não é contra indicado para ser tomado com a medicação. Embora a concentração dos chás, comparando-se com a medicação é mínima, podem influenciar no tratamento.
Lembre-se: tudo que é exagerado faz mal e a diferença entre o remédio e o veneno é só a dose. Se você tomar uma dosagem alta de remédio ele funcionará igual ao veneno.
 
Conheça as propriedade de algumas plantas medicinais:

Alecrim: ótimo para a pele, por ser adstringente. Também é fortificante para os cabelos, além de evitar a calvície. Por seu poder antisséptico, é indicado para aliviar aftas e gengivites.

Boldo-do-chile: utilizado para combater distúrbios biliares, estomacais e hepáticos. Tem efeito tranquilizante.

Calêndula: tem propriedades antissépticas e cicatrizantes. É usada para tratar cólicas menstruais.

Camomila comum: o chá das flores é indicado contra febre, insônia, cólicas, gases e indigestão.

Capim-cidreira: infusão e tintura de folhas e flores combatem a ansiedade e a má digestão.

Espinheira-santa: tem folhas com propriedades antissépticas, analgésicas, cicatrizantes e diuréticas. Pode ser abortiva.

Eucalipto: a inalação de seu chá ou óleo alivia efeitos de asma, bronquite, faringite, gripe, resfriado e tosse.

Guaco: usado contra gripe, rouquidão, infecção na garganta, tosse, bronquite.

Macela: indicada para o combate de cólicas e problemas estomacais. Acredita-se que as flores tenham poder calmante.

Malva: é usada na forma de gargarejos para inflamações. O chá é utilizado em casos de prisão de ventre. Compressas com as folhas aliviam queimaduras de sol.

Hortelã: em infusão e saladas, é estimulante, analgésica e diurética. Combate cólicas menstruais, vômitos e gases.

Laranjeira: o óleo e a infusão de flores são usadas em casos de estomatite, insônia e febre. Flores, no travesseiro, acalmam.

Poejo: usado em casos de gripe, insônia, reumatismo, má digestão, enjoo, bronquite e asma.

Quebra-pedra: em chás ou cápsulas combate infecções urinárias, cálculos renais e biliares, corrimentos e dores lombares.

Sálvia: os chás são indicados para casos de esgotamento nervoso, má digestão, cálculos renais e hepáticos.

Trançagem: gargarejos são indicados para inflamações na boca, gengiva e garganta. Os chás limpariam as vias respiratórias e diminuiriam a vontade de fumar.

Fonte: clicrbs.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena