Primeiramente buscamos compreender como ela funciona, como nossa mente reage ao entrar em contato com novas situações ou com situações que nos trazem insegurança ou que não temos o controle. Sempre que isso acontece, fazemos suposições, mas não podemos afirmar que assim será. Acabamos por preferir o conforto do que ja conhecemos. Não conhecemos, nos causa desconforto que por sua vez gera a ansiedade. Mas, precisamos realmente controlar o desconhecido? Porque?
O quadro de ansiedade tem início no momento em que sentimos-nos incapazes de controlar, sentimos que não temos as 'rédeas da situação'. A ansiedade pode vir a ser patológica. Tome cuidado para não deixar que isso aconteça
Imagine-se no dia anterior a uma prova de concurso que você quer muito passar. Você está numa cidade que não conhece, precisa ir fazer a prova num local que nem sabe onde fica e para completar, tudo o que estudou parece que evaporou de sua memória. Você apenas acredita que o concurso seja sério e que seja computado de maneira correta, mas será? A dúvida pulsa dentro de você... O que fazer nestas horas? Como lidar com isso? Mas, e se... e se... muitos " e se..." e não chegamos a lugar algum.
A todo este processo damos o nome de ansiedade. Como devemos agir numa situação como esta?
PROCURE DESACELERAR A MENTE
- Procure entender que quando um problema novo aparece, a solução não está na sua mente. Tampouco no seu pensamento. Está no fato em si. Quando for possível, analise o novo e busque entendê-lo. Aumente as informações e o conhecimento sobre ele.
- Admita - e aceite! - que você não possui o controle de tudo e nem precisa disso. Abra mão da prepotência de suamente e entenda que não tem poderes para controlar tudo.
-
- Admita a possibilidade de perder. Perder faz parte da vida e nos ensina muito.
- Aceite conviver com a insegurança quando ela surgir. Não queira se livrar dela, não tenha pressa. Quanto mais você aceitar conviver com a insegurança, mais calmamente ela irá embora e mais a sua mente se acalmará. Quanto mais rápido você tentar se livrar dela, mais ela se tornará ansiedade.
- Reconhecida como especialidade médica, a acupuntura costuma ser uma boa aliada. Massagens terapêuticas, Shiatsu, Do-in e terapias alternativas como a dos Florais, Cromoterapia e Biodança também podem ajudar a desace-lerar.
-Não tenha medo de usar expressões do tipo: "Seja o que Deus quiser", "Dane-se" ou "Estou preparado para o que der e vier".
- Tenha a coragem de experimentar. Tente. Porque não? Pode dar certo. Concentre-se no seu objetivo e faça o melhor que estiver ao seu alcance.
- Respire fundo pelo maior tempo que você for capaz. Isto ajuda a desacelerar fisiologicamente o cérebro e, por conseqüência, a mente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.
0 comentários:
Postar um comentário