Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ansiedade:é bom ou ruim?

Primeiramente buscamos compreender como ela funciona, como nossa mente reage ao entrar em contato com novas situações ou com situações que nos trazem insegurança ou que não temos o controle. Sempre que isso acontece, fazemos suposições, mas não podemos afirmar que assim será. Acabamos por preferir o conforto do que ja conhecemos. Não conhecemos, nos causa desconforto que por sua vez gera a ansiedade. Mas, precisamos realmente controlar o desconhecido? Porque?
O quadro de ansiedade tem início no momento em que sentimos-nos incapazes de controlar, sentimos que não temos as 'rédeas da situação'. A ansiedade pode vir a ser patológica. Tome cuidado para não deixar que isso aconteça
Imagine-se no dia anterior a uma prova de concurso que você quer muito passar. Você está numa cidade que não conhece, precisa ir fazer a prova num local que nem sabe onde fica e para completar, tudo o que estudou parece que evaporou de sua memória. Você apenas acredita que o concurso seja sério e que seja computado de maneira correta, mas será? A dúvida pulsa dentro de você... O que fazer nestas horas? Como lidar com isso? Mas, e se... e se... muitos " e se..." e não chegamos a lugar algum.
A todo este processo damos o nome de ansiedade. Como devemos agir numa situação como esta?


PROCURE DESACELERAR A MENTE

- Procure entender que quando um problema novo aparece, a solução não está na sua mente. Tampouco no seu pensamento. Está no fato em si. Quando for possível, analise o novo e busque entendê-lo. Aumente as informações e o conhecimento sobre ele.
- Admita - e aceite! - que você não possui o controle de tudo e nem precisa disso. Abra mão da prepotência de suamente e entenda que não tem poderes para controlar tudo.
-
- Admita a possibilidade de perder. Perder faz parte da vida e nos ensina muito.
- Aceite conviver com a insegurança quando ela surgir. Não queira se livrar dela, não tenha pressa. Quanto mais você aceitar conviver com a insegurança, mais calmamente ela irá embora e mais a sua mente se acalmará. Quanto mais rápido você tentar se livrar dela, mais ela se tornará ansiedade.
- Reconhecida como especialidade médica, a acupuntura costuma ser uma boa aliada. Massagens terapêuticas, Shiatsu, Do-in e terapias alternativas como a dos Florais, Cromoterapia e Biodança também podem ajudar a desace-lerar.
-Não tenha medo de usar expressões do tipo: "Seja o que Deus quiser", "Dane-se" ou "Estou preparado para o que der e vier".

- Tenha a coragem de experimentar. Tente. Porque não? Pode dar certo.
 Concentre-se no seu objetivo e faça o melhor que estiver ao seu alcance.
- Respire fundo pelo maior tempo que você for capaz. Isto ajuda a desacelerar fisiologicamente o cérebro e, por conseqüência, a mente.

0 comentários:

Postar um comentário

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena