Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Celulite. Quais são as causas?

Não há, até agora, nenhuma explicação científica indiscutível que nos elucide sobre quais são as causas que fazem desencadear a celulite. No entanto, têm sido levantadas várias hipóteses e é possível que o seu aparecimento se deva a uma série de fatores.
• Tudo indica que a causa principal da celulite seja uma deficiente circulação sanguínea, que afeta as trocas entre o sangue e as células. As toxinas que deviam ser eliminadas das células e do corpo - como seria normal - ficam retidas, originando a formação dos nódulos celulíticos.
• Defende-se, também, que são os desequilíbrios das hormonas fcminü1as (estrogéneo e  progesterona) que fazem desencadear esta situação. Estas hormonas interferem no metabolismo dos lípidos e são elas que gerem a distribuição de gordura na barriga, quadris e coxas, para dar ao corpo um aspecto feminino. Existem determinadas fases na vida que são mais propícias ao aparecimento de celulite e parecem estar ligadas ao ciclo hormonal da mulher (o ciclo menstrual, a gravidez).
• Uma outra tese é a de que existe uma predisposição genética que favorece o aparecimento desta inflamação.
Constatou-se que as pessoas que têm familiares que sofrem deste problema, apresentam também elas tendência para vir a ter celulite.
• Os problemas hepáticos podem causar distúrbios no metabolismo e favorecer a acumulação de gorduras, assim como alguns problemas do sistema nervoso e das próprias vias respiratórias.
Perturbações psicológicas como a  ansiedade e o stress contribuem, em larga escala, para esta alteração física, bem como fatores ambientais (a poluição atmosférica pode causar problemas respiratórios, que impedem uma boa oxigenação das células, favorecendo a acumulação de toxinas nos tecidos).
Uma alimentação pouco correta (comer excessivamente ou uma dieta rica em gorduras e açúcares) e uma vida sedentária, sem a necessária prática de exercício físico, também são fatores de extrema importância.
Mas não ficam por aqui as causas prováveis para o aparecimento desta inflamação. O (mau) hábito de fumar, o uso da pílula anticoncepcional e horas de sono e de repouso insuficientes são também fatores que parecem ser responsáveis pelo aparecimento da celulite.
Na próxima postagem falaremos sobre o diagnóstico.

0 comentários:

Postar um comentário

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena