Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Apresentamos: ela... a inimiga das mulheres... a celulite!

Hoje vamos saber um pouco mais sobre esta inimiga de todas as mulheres. Temida e odiada, sem exceção, todas queremos distância da celulite.
Mas, o que é a celulite? Porque ela nos persegue? Tem jeito de eliminá-la?
Vamos saber agora! Como o tema é extenso, vamos por partes...

O que é?
O termo celulite designa uma  inflamação nos tecidos subcutâneos.
Contudo, não é exatamente de uma inflamação que as mulheres se queixam quando empregam este termo, mas sim de uma deposição de gordura subcutânea, com distorção do tecido conjuntivo de suporte. Quase todas as mulheres a desenvolvem, mais cedo ou mais tarde, de forma visível, mesmo aquelas que tentam, a todo o custo, manter o seu corpo magro e em forma. É mais comum aparecer no ventre, nas nádegas, nas ancas, nas coxas e, também, na face interior dos joelhos. Estima-se que, pelo menos, 8 em cada 10 mulheres - inclusive adolescentes - sofram deste problema.
Porque aparece?
A numerosa quantidade de células adiposas do nosso organismo são os depósitos de gordura.
Situam-se entre a epiderme e o músculo e formam um tapete de gordura. A energia fica aí armazenada, para ser utilizada quando é necessária para satisfazer as nossas necessidades metabólicas.
Quando há um equilíbrio entre as calorias ingeridas e as que são queimadas, esse tapete não é perceptível. Mas se, ao longo do tempo, a energia que adquirimos, através da alimentação, exceder constantemente aquela de que o organismo precisa, esses reservatórios começam a ficar cheios e aumentam de volume, alongando-se. As paredes que circundam os adipócitos são flexíveis, mas não extensíveis. É esta associação de nódulos muito redondos a compartimentos inalteráveis que, à superfície da pele, desenha o conhecido aspecto de casca de laranja, feito de concavidades e de protuberâncias. Na maioria dos casos, também há dificuldades na circulação dos vasos sanguíneos e linfáticos e derrames que complicam a situação.
A celulite pode aparecer em pessoas com excesso de peso e obesas, mas também é comum em mulheres magras. É vulgar confundir-se esta inflamação com a gordura localizada, talvez porque ambas estão relacionadas com alterações nos tecidos gordos. No entanto, não têm as mesmas características, nem apresentam um aspecto idêntico. Enquanto a celulite resulta de alterações nos tecidos adiposos mais superficiais, junto à pele, a gordura localizada instala-se nos tecidos gordos mais profundos.


0 comentários:

Postar um comentário

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena