Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

AMO PETIT GATEAU!!!!

Hoje, dia 30, é aniversário de meu filho Junior!!! Parabéns garoto intelectual!!!!

Vou fazer petit gateau e compartilho a receita com vocês!!! Hmmmm... que delícia!



Ingredientes:

200 g de chocolate meio amargo
2 colheres de manteiga sem sal
1/4 de xícara de chá de açúcar
2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
2 ovos inteiros(tirar a pele da gema)
2 gemas


Modo de Preparo
Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria. Bata os ovos e as gemas com açúcar na batedeira até ficar bem claro. Junte o chocolate derretido e a farinha de trigo, misturando com uma espátula, não use mais a batedeira, misture delicadamente. Depois, unte as forminhas de empadinha, passe trigo e coloque a massa até um pouco mais que a metade da forma.
Pré-aqueça o forno e leve para assar de 6 a 10 minutos em fogo alto até os bolinhos crescerem, mas o meio deve ficar molinho. Desenforme ainda quente diretamente no prato acompanhado com sorvete de creme.

Dica: Se quiser fazer bastante, dobre a receita.
Read More

terça-feira, 27 de outubro de 2009

COMO CUIDAR DA DIABETES

Não só o diabético, mas todos que gostariam de manter um hábito alimentar saudável, devem fazer 6 pequenas refeições ao dia, e a composição da alimentação, para poder ser equilibrada, deve conter: 40 a 50% de carboidratos (glicídios); 30 a 40% de lipídios; 20% de proteínas.
Não comer sobremesas, mesmo quando dietéticas, após as refeições principais (almoço e jantar). Se forem consumidas nos lanches ao longo do dia em substituição, e não em adição, ao lanche tradicional, trarão melhores resultados ao controle glicêmico.
Jamais imaginar que o alimento dietético pode ser consumido à vontade. A maioria não contém açúcar mas, mesmo assim, não deixa de ser muito calórica.

Alimentos proibidos: carne de porco, creme de leite, queijos amarelos, frituras, molhos e temperos industrializados, frios e embutidos (salame, salsicha, mortadela, lingüiça etc.).

Alimentos permitidos sem restrição: água, alho, baunilha, café e chá sem açúcar, caldo de carne magra (preferivelmente feito em casa), canela, cominho, limão, louro, orégano, picles, pimenta, sal (se não tiver hipertensão) e vinagre.

As hortaliças podem ser consumidas sem restrições, pois não alteram a glicose no sangue; Portanto é uma solução como petiscos entre as refeições.
A água da fervura dos vegetais é rica em sais minerais; procure utilizá-la em sopas.
O diabético não deve utilizar açúcar, mas os adoçantes naturais e artificiais poderão ser utilizados como substitutos.
O uso da frutose deve ser evitado pelo diabético, se não houver um controle e acompanhamento médico. Mas não é considerado prejudicial em pessoas que mantêm controle constante.
Os adoçantes contendo aspartame podem ser consumidos na quantidade máxima de 8 envelopes/dia.
Alimentos diet são os que apresentam em sua composição redução ou ausência de açúcares, mas é preciso tomar um certo cuidado pois alguns apresentam frutose em sua fórmula, que também é considerada açúcar e contém calorias.
O diabético deve sempre consultar um médico e seguir os tratamentos indicados.
O exercício é indicado para as pessoas de um modo geral, inclusive para os portadores de diabetes. Assim, é conveniente que se torne um hábito, mesmo que seja em pequena escala. Mas lembre-se: antes de começar um exercício, procure orientação médica.
Dicas para o paciente diabético
  • Não fume; use escovas de dente macias, escove os dentes após cada refeição, massageie a gen­giva, use fio dental todos os dias; a boca pode ser foco de infecção no diabético.
  • Examine os pés diariamente, mantenha-os limpos, secos e sem calosidades; use calçados confortá­veis.
  • Consulte o oftalmologista uma vez ao ano e in­forme que é diabético, principalmente se a vi­são piorar ou ficar turva.
  • Ande sempre com identificação de diabético e leve consigo balas e chicletes.
  • Não use medicamentos sem aviso prévio ao seu médico, porque muitos deles podem aumentar ou diminuir o efeito do antidiabético que você está tomando.
  • Não fique muito tempo sem se alimentar; faça, no mínimo, 4 refeições por dia com pequenas por­ções.

http://www.comerbembarato.com/como-a-alimentacao-pode-controlar-a-diabetes.html

http://www.seaacamericana.org.br/Saude/idoso_e_diabetes.htm

Read More

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

SEXTA FEIRA É DIA DE RECEITA CULINÁRIA

Hoje vamos ver a receita de um pão de queijo de liquidificador. Se a pessoa (como minha nora Fabiana) for alérgica a lactose, pode tirar o queijo e substituir o leite por leite de soja. Vou passar aqui a receita original, mas fica a dica para quem não pode ingerir lactose.

PÃO DE QUIJO DE LIQUIDIFICADOR

3 xícaras (chá) de polvilho doce
100g de queijo ralado
3 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de fermento em pó
sal a gosto

MODO DE FAZER

Bater tudo no liquidificador e por em forminhas untadas com óleo. Fica uma massa bem mole, um pouco mais espessa que a de panquecas. Levar ao forno para assar até que fiquem bem dourados. Consumir ainda quente. Esse tipo de pão de queijo deve ser consumido no mesmo dia, não fica bom para fazer de véspera.

Beijos a todos, Bom fim de semana!!!
Read More

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CABELO BRANCO É FEIO?

Como estamos no assunto de cabelos, outro dia uma amiga minha me disse que precisava pintar os cabelos porque 'ja estava ficando relaxada'. Ouvi e fiquei quieta, sem emitir opinião quanto a isso, mas depois fiquei pensando em como a nossa sociedade é medíocre e que nós muito contribuímos para isso.
Se um homem bonito e bem cuidado tem cabelos brancos, o que dizemos? "Nossa, Fulano está muito charmoso, os cabelos brancos deram um charme especial..." E se uma mulher aparece de cabelos brancos? Mesmo estando bem cuidada e sendo ainda bonita, o que as pessoas dizem dela? Como minha amiga falou: Fulana está ficando relaxada, não se cuida...
Nossa cultura é mesmo estranha: Será que "o que dá no Chico não dá no Francisco"? Estranho... mas fica aqui a reflexão... estamos, sim, contribuindo para essa medíocre mentalidade social generalizada. Cabe a nós, pelo menos iniciar um processo de mudança.
Read More

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Como os cabelos envelhecem?

Pessoal, estou de volta à ativa. Viajei e me dei férias até do blog. Esta semana estamos retomando as atividades e com elas, nossas informações de sempre.

Vamos verificar hoje o processo de envelhecimento dos nossos cabelos: o que ocorre com eles ao longo da vida?
Vamos partir do início da nossa vida:

Primeiro ano
A formação do cabelo começa ainda no útero da mãe, por volta da 9a semana. Até o bebê completar 1 ano de idade, ele apresenta fios bem finos e mais claros.
Até os 10 anos
Nessa fase, os cabelos ainda não sofrem a influência dos hormônios. Como a estrutura capilar ainda não se completou, nada de química, como alisamento e tintura!
Dos 11 aos 20 anos
Os hormônios estão à toda! Por isso, algumas adolescentes notam fortes mudanças na cabeleira, que pode ficar mais armada. A oleosidade também aumenta.
Dos 20 aos 40 anos
O acúmulo das agressões, como a do sol ou químicas, deixa os fios mais finos e as cutículas danificadas. Pode-se perceber uma diminuição no volume.
Durante a gravidez
Graças aos hormônios liberados na gestação, as madeixas ficam mais bonitas. Algumas mulheres sofrem alterações bruscas nos fios: de crespo a liso e vice-versa.
Na menopausa
Os hormônios femininos diminuem e os masculinos prevalecem. Resultado: afinamento dos fios e volume menor. Os cabelos brancos começam a se destacar.
Após os 60 anos
A renovação das células diminui. O couro cabeludo passa a ter a metade da espessura que tinha aos 20 anos. Os brancos são maioria, e o volume diminui bastante.

Vejamos alguns cuidados que devemos ter com nossos cabelos, em todas as idades:
Para quem frequenta praia ou piscina, o sol em excesso e a água também danificam a estrutura capilar, tornando-os mais ressecados e quebradiços, e, para ajudar a evitar maiores danos, siga as instruções:
• Utilize protetores para o cabelo para amenizar os efeitos nocivos;
• Use máscaras capilares reidratante;
• Lave o cabelo com menos quantidade de xampu, deixando-o menos tempo na cabeça;
• Use xampus e condicionadores específicos para quem freqüenta a praia ou a piscina. Depois, aplique um creme leave-in para o seu tipo de cabelo (ou algum pós-sol especifico) para ajudar na recuperação dos cabelos após um dia de sol. Manter os cabelos limpos é essencial para saúde dos fios;
• Evite prender os cabelos molhados. Nessas condições, a pressão sobre os fios pode prejudicar sua estrutura e danificar permanentemente os cabelos.

O calor excita a secreção de glândulas sudoríparas e sebáceas. Por conseqüência, o cabelo geralmente fica mais oleoso e úmido, tornando-se um local ideal para a proliferação de fungos e, principalmente, de bactérias - ambos se alimentam dessas secreções.

Precauções:
• Usar xampus à base de cetoconazol, que são anti-sépticos, antiseborreicos e antifúngicos. Esses produtos, no entanto, só devem ser usados sob receita médica.

http://mdemulher.abril.com.br/cabelos/fotos/saude-dos-fios/como-cabelo-muda-ao-longo-vida-revista-viva-504
http://dicaspara3aidade.blogspot.com/2009/03/verao-dicas-de-saude.html
Read More

terça-feira, 6 de outubro de 2009

RETENÇÃO DE LÍQUIDOS: MAL QUE AFETA 8 ENTRE 10 MULHERES

Você já passou pela situação de sentir que, de uma hora para outra, o seu jeans preferido está apertado? E a culpa disso pode ser não dos doces que você devorou, mas da retenção de líquido que afeta oito em cada dez mulheres. Esse problema deixa os pés inchados após o trabalho e os seios maiores nos dias antes da menstruação. Outro coisa que nos diexa desconfortável: a barriga continua estufada mesmo horas depois de um almoço. As causas da retenção vão além da TPM. Podem ser: comida cheia de sal, falta de exercícios, sapato alto, problemas nos rins, hormônios e calor, que fazem o corpo acumular água e aumentar de peso. Mas como saber se somos vítimas deste mal? Para descobrir, pressione uma perna com o dedo indicador, conte até 5 e solte. A região ficou esbranquiçada e a pele demorou para voltar ao normal? Xiii...

Antes de jogar o saleiro fora e aposentar o salto alto, saiba que já existe solução. Não precisa virar atleta nem viver à base de alface!

Como evitar o inchaço?

Siga as seguintes regrinhas básicas:

  • Beba muita água: tomar água estimula os rins, melhora a circulação e elimina as toxinas.
  • Hidrate seu corpo: cosméticos relaxantes ativam a circulação. Use os que têm cânfora e mentol.
  • Faça exercícios: praticar esportes faz bem à circulação do sangue e ajuda a controlar o peso.
  • Diminua o sal nas refeições: primeiro, tire o saleiro de cima da mesa - ele é um convite ao excesso. Depois, reduza a quantidade de sal usada no preparo das receitas.
  • Use meias elásticas: elas facilitam a drenagem.

Mas, quais os alimentos que ajudam?

Aposte em:

  1. Pepino, abobrinha, chuchu, alface, abacaxi, pêra e melancia, que têm 90% de água.
  2. Laranja, tomate, banana e manga, que ajudam a desinchar.
  3. Melão, salsão, aspargo, agrião, rúcula e almeirão, todos diuréticos naturais.
  4. Chás diuréticos: prefira chá verde, de carqueja ou cavalinha.
  5. Fibras como aveia, granola, ameixa seca e uva, que previnem a prisão de ventre.
  6. Folhas verde-escuras, que ativam a circulação.
  7. Ervas aromáticas e especiarias em geral. Alho, que diminui a pressão arterial e combate o inchaço.

Evite:

  1. Repolho, couve, couve-flor e batata-doce, que fermentam e provocam gases.
  2. Refrigerante (mesmo light e diet), porque é uma bebida rica em sódio.
  3. Embutidos (salame, mortadela) e carnes como bacalhau e carne-seca. Eles têm muito sal.
  4. Enlatados em geral: palmito, atum, sardinha, milho, ervilhas etc.
  5. Café, chá mate, guaraná, achocolatado e outros alimentos que contêm cafeína.
  6. Frituras e lanches servidos em fast-food.
  7. Condimentos prontos, como ketchup e mostarda. Doces. Aliás, abusar do açúcar acelera a produção de toxinas.

Matéria baseada em http://mdemulher.abril.com.br/beleza-dieta/reportagem/tratamentos/acabe-retencao-liquidos-396680.shtml#

Read More

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

ÊBA!!!! HOJE É DIA DE DOCE!!! DE NOVO!

Para hoje, a receita de doce é de um pavê bem prático, rápido e fácil de fazer.

PAVÊ PRÁTICO

1 caixa de leite de coco (200 ml)
1 caixa de creme de leite
1 lata de leite condensado
2 pacotes de biscoito maizena
2 colheres de chocolate em pó (Nescau ou Toddy)
Açúcar
Maizena

Para preparar:

Creme 1:

Coloque numa panela o leite de coco, 1 colher cheia de maizena disolvida em um pouquinho de água, 2 colheres grandes cheia de açúcar e mexa no fogo até engrossar.

Creme 2:

Coloque na panela o creme de leite, o Nescau e 1 colher de açúcar, deixe no fogo e mexa até que fique homogêneo.

Creme 3:

Cozinhe o leite condensado com a lata fechada na panela de pressão, por 20 minutos, retire e deixe esfriar bem. Não abra quente, ele vira uma panelinha de pressão. Abra após frio e dissolva em um pouquinho de leite para ficar cremoso. Também pode usar o doce de leite pronto, se preferir, é mais prático, porém nao fica tão gostoso.

Montagem:

Em uma travessa: coloque o creme de coco, umedeça os biscoitos (pode ser em leite puro, ou com um pouco de licor, conhaque, nescau... use a criatividade), coloque depois o creme de chocolate, os biscoitos umedecidos, o creme de leite condensado, e vai repetindo as camadas.
Finalize com o creme de coco.
Sirva gelado.
Read More

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O QUE SÃO VARIZES? O QUE PODEMOS FAZER?

Varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem sob a superfície cutânea. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre. A palavra variz se origina do latim: VARIX que sigifica SERPENTE. As veias mais acometidas pela doença varicosa são as dos membros inferiores: nos pés, pernas e coxas. Algumas pessoas apresentam minúsculas ramificações, de coloração avermelhada. Estes casos costumam ser assintomáticos e provocam apenas desconforto estético em seus portadores. Esses pequenos vasos são de localização intradérmica.

COMO SE FORMAM AS VARIZES?
As varizes se constituem num dos problemas mais antigos do ser humano. O sangue é bombeado pelo coração para dentro das artérias que, por sua vez, levam este sangue para todas as partes de nosso corpo. Todas as células de nosso organismo são nutridas por este sangue. Já as veias têm como função drenar o sangue de volta para o coração. Este caminho que o sangue percorre desde a sua saída do coração pelas artérias até o seu retorno pelas veias para o coração recebe o nome de CIRCULAÇÃO.
Andar sobre as duas pernas criou um sério problema para a circulação: o coração fica bem distante dos pés e das pernas. O sangue desce muito facilmente do coração até as pernas e os pés, através das artérias. Mas precisa desenvolver esforço muito grande para voltar dos pés e pernas até o coração. E este esforço é desenvolvido contra a força da gravidade. Esta tarefa de retorno venoso é executada pela veias. Por isto a natureza lança mão de alguns mecanismos para facilitar o retorno do sangue das pernas até o coração:
  • Válvulas venosas – a natureza municiou as veias dos membros inferiores com estruturas muito delicadas, porém resistentes, chamadas de válvulas venosas. Estas válvulas servem para direcionar o sangue para cima. E este trabalho tem que ser feito permanentemente, por anos e anos. Na pessoa normal a válvula se abre para o sangue passar e se fecha para não permitir que o sangue retorne. Esta atividade se torna mais fácil quando estamos deitados ou com as pernas elevadas. Em algumas pessoas, com o passar do tempo, váris fatores podem determinar ou provocar um mau funcionamento destas válvulas. Com a idade, ou devido a fatores hereditários, as veias podem perder a sua elasticidade. Essas veias começam a apresentar dilatação e as válvulas não se fecham mais de forma eficiente. A partir daí o sangue passa a refluir e ficar parado dentro das veias. Isto provoca mais dilatação e mais refluxo. Esta dilatação anormal das veias leva à formação das varizes.Algumas pessoas têm veias mais fracas e menos resistentes a este trabalho contínuo de promover o retorno venoso. Esta característica tem um importante componente hereditário. Por esta razão existem muitas pessoas com varizes dentro de uma mesma família.
  • A bomba plantar – cada vez que pisamos o sangue acumulado nos pés é bombeado para cima. Por isto é tão importante caminhar.
  • A bomba muscular da panturrilha – a contração dos músculos da batata da perna também serve de bomba para o retorno venoso.

Mais uma vez se confirma a importância de andar. É preciso que estes mecanismos que ajudam no retorno venoso funcionem perfeitamente; o mau funcionamento das válvulas venosas está entre as principais causas para a formação das varizes.

As maiores vítimas são as mulheres por causa dos hormônios femininos – principalmente a progesterona que favorece a dilatação das veias, sendo que o principal fator de risco para se ter varizes é a presença desta doença na família: a hereditariedade.

Veja agora outros fatores que contribuem para faforecer o aparecimento das varizes ou agravar as varizes de quem já as tem:

• Idade – costumam aparecer a partir de 30 anos de idade e podem ir piorando com o passar dos anos. É pouco freqüente antes dos 30 anos. Entretanto, as microvarizes ou “aranhas vasculares”, também chamadas de “vasos”, podem aparecer em pessoas bem mais jovens.

• Sexo – as mulheres são mais propensas do que os homens; fatores hormonais da gestação, menstruação e menopausa parecem ter relação com a maior facilidade de dilatação das veias; alguns pesquisadores relatam que as terapias de reposição hormonal e anticoncepcionais aumentam o risco de varizes.

• História Familiar – se há uma incidência de varizes na família, a sua chance de ter a doença será maior.

• Obesidade – o sobrepeso aumenta a pressão sobre as veias e dificulta o retorno venoso.• Traumatismo nas pernas;

• Temperatura – exposição ao calor por tempo prolongado pode provocar dilatação das veias. Não é à toa que a incidência de varizes é um pouco menor nos países mais frios. Portanto, cuidado com a exposição excessiva ao calor do sol, das saunas, dos fornos, etc.

• Tabagismo – pesquisas revelam que a parede das veias também sofre as agressões das substâncias contidas nos cigarros;

• Gravidez – Durante a gravidez a quantidade de sangue circulante aumenta e, portanto, aumenta o trabalho das veias. Aumenta também a quantidade de progesterona, aquele hormônio que dilata as veias. Outro fato que acontece na gestação: o útero vai aumentando de tamanho e vai comprimindo as veias do abdômen e da região pélvica da mulher, colocando assim um obstáculo para a subida do sangue das pernas para o coração. As “varizes” que aparecem durante a primeira gravidez frequentemente desaparecem após o parto. Já aquelas que surgem a partir da segunda gestação costumam permanecer após o nascimento do bebê.

• Sedentarismo – o movimento das pernas é muito importante para “bombear” o sangue das veias. Portanto, ficar muito tempo sentado ou em pé parado é muito ruim para o trabalho das veias. Os exercícios e o combate ao sedentarismo são muito importantes para a circulação corporal. Portanto, muito cuidado com os trabalhos em que somos obrigados a ficar parados muito tempo.

• Pílulas anticoncepcionais e reposição hormonal – mais uma vez encontramos o problema dos hormônios atrapalhando as veias da perna. Alguns pesquisadores já responsabilizam os hormônios anticoncepcionais pelo aparecimento de varizes em mulheres jovens. O Fórum da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (www.sbacv-nac.org.br) adverte inclusive para os cuidados que devem ser tomados com os remédios usados para a terapêutica de reposição hormonal (http://www.climaterio.org/).

QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS DAS VARIZES?
Na grande maioria das vezes a queixa principal é a estética: na posição de pé, as veias ficam dilatadas, tortuosas e muito visíveis. Além disso, outros sinais e sintomas podem estar presentes. Alguns desses sinais e sintomas são:

• Presença de veias azuladas e muito visíveis abaixo da pele;

• Agrupamentos de finos vasos avermelhados que alguns pacientes referem como “pequenos rios e seus afluentes”;

• Queimação nas pernas e planta dos pés;

• Inchação, especialmente nos tornozelos ao final do dia;

• Prurido ou coceira;

• Cansaço ou sensação de fadiga nas pernas;

• Sensação de peso nas pernas;

• Cãimbras

TRATAMENTO

Existem diferentes tipos de tratamentos para as varizes. O mais importante são as medidas preventivas. Quando estas medidas de precaução não são suficientes, o seu médico poderá indicar um ou vários dos tratamentos abaixo:

• Escleroterapia química– É provavelmente a técnica usada há mais tempo. Muito utilizada para as microvarizes ou vasos e para as varizes de calibre muito pequeno. Consiste na injeção de substancias esclerosantes que expulsam o sangue para as veias normais e entopem as veias que estão sendo tratadas. Embora essas injeções precisem ser repetidas em algumas veias, a escleroterapia costuma ser muito eficaz e com excelentes resultados quando realizada por médicos experientes.

• Cirurgia – as cirurgias de varizes estão cada vez menos agressivas. A grande maioria das varizes pode ser realizada hoje através de mini-incisões e o tempo de internação hospitalar raramente precisa passar de 24 horas. As varizes retiradas numa cirurgia não provocam danos à circulação, uma vez que as outras veias normais e o sistema venoso profundo normal se encarregam de garantir o fluxo de retorno.

• Laser escleroterapia – a escleroterapia com laser está em evolução e ainda não substitui a escleroterapia química. Não pode ser aplicada em todos os tipos de pele e ainda não dá bom resultado nos vasos de calibre maior. Novas tecnologias com laser em desevolvimento poderão ampliar a sua utilização. No Brasil alguns médicos fazem o tratamento misto: laser e injeções.

• Laser endovenoso – consiste na introdução de cateter com laiser dentro das varizes com a intenção de destruí-las pelo calor. É uma técnica ainda em fase experimental.

• Radiofreqüência – é a mesma técnica anterior usando o calor produzido por cateteres dotados de dispositivo de RF (radio-freqüência).
IMPORTANTE: Nunca se automedique.

Baseada em materia de http://www.varizes.org.br/

Read More
Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena