Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

terça-feira, 27 de outubro de 2009

COMO CUIDAR DA DIABETES

Não só o diabético, mas todos que gostariam de manter um hábito alimentar saudável, devem fazer 6 pequenas refeições ao dia, e a composição da alimentação, para poder ser equilibrada, deve conter: 40 a 50% de carboidratos (glicídios); 30 a 40% de lipídios; 20% de proteínas.
Não comer sobremesas, mesmo quando dietéticas, após as refeições principais (almoço e jantar). Se forem consumidas nos lanches ao longo do dia em substituição, e não em adição, ao lanche tradicional, trarão melhores resultados ao controle glicêmico.
Jamais imaginar que o alimento dietético pode ser consumido à vontade. A maioria não contém açúcar mas, mesmo assim, não deixa de ser muito calórica.

Alimentos proibidos: carne de porco, creme de leite, queijos amarelos, frituras, molhos e temperos industrializados, frios e embutidos (salame, salsicha, mortadela, lingüiça etc.).

Alimentos permitidos sem restrição: água, alho, baunilha, café e chá sem açúcar, caldo de carne magra (preferivelmente feito em casa), canela, cominho, limão, louro, orégano, picles, pimenta, sal (se não tiver hipertensão) e vinagre.

As hortaliças podem ser consumidas sem restrições, pois não alteram a glicose no sangue; Portanto é uma solução como petiscos entre as refeições.
A água da fervura dos vegetais é rica em sais minerais; procure utilizá-la em sopas.
O diabético não deve utilizar açúcar, mas os adoçantes naturais e artificiais poderão ser utilizados como substitutos.
O uso da frutose deve ser evitado pelo diabético, se não houver um controle e acompanhamento médico. Mas não é considerado prejudicial em pessoas que mantêm controle constante.
Os adoçantes contendo aspartame podem ser consumidos na quantidade máxima de 8 envelopes/dia.
Alimentos diet são os que apresentam em sua composição redução ou ausência de açúcares, mas é preciso tomar um certo cuidado pois alguns apresentam frutose em sua fórmula, que também é considerada açúcar e contém calorias.
O diabético deve sempre consultar um médico e seguir os tratamentos indicados.
O exercício é indicado para as pessoas de um modo geral, inclusive para os portadores de diabetes. Assim, é conveniente que se torne um hábito, mesmo que seja em pequena escala. Mas lembre-se: antes de começar um exercício, procure orientação médica.
Dicas para o paciente diabético
  • Não fume; use escovas de dente macias, escove os dentes após cada refeição, massageie a gen­giva, use fio dental todos os dias; a boca pode ser foco de infecção no diabético.
  • Examine os pés diariamente, mantenha-os limpos, secos e sem calosidades; use calçados confortá­veis.
  • Consulte o oftalmologista uma vez ao ano e in­forme que é diabético, principalmente se a vi­são piorar ou ficar turva.
  • Ande sempre com identificação de diabético e leve consigo balas e chicletes.
  • Não use medicamentos sem aviso prévio ao seu médico, porque muitos deles podem aumentar ou diminuir o efeito do antidiabético que você está tomando.
  • Não fique muito tempo sem se alimentar; faça, no mínimo, 4 refeições por dia com pequenas por­ções.

http://www.comerbembarato.com/como-a-alimentacao-pode-controlar-a-diabetes.html

http://www.seaacamericana.org.br/Saude/idoso_e_diabetes.htm

0 comentários:

Postar um comentário

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena