Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Como os cabelos envelhecem?

Pessoal, estou de volta à ativa. Viajei e me dei férias até do blog. Esta semana estamos retomando as atividades e com elas, nossas informações de sempre.

Vamos verificar hoje o processo de envelhecimento dos nossos cabelos: o que ocorre com eles ao longo da vida?
Vamos partir do início da nossa vida:

Primeiro ano
A formação do cabelo começa ainda no útero da mãe, por volta da 9a semana. Até o bebê completar 1 ano de idade, ele apresenta fios bem finos e mais claros.
Até os 10 anos
Nessa fase, os cabelos ainda não sofrem a influência dos hormônios. Como a estrutura capilar ainda não se completou, nada de química, como alisamento e tintura!
Dos 11 aos 20 anos
Os hormônios estão à toda! Por isso, algumas adolescentes notam fortes mudanças na cabeleira, que pode ficar mais armada. A oleosidade também aumenta.
Dos 20 aos 40 anos
O acúmulo das agressões, como a do sol ou químicas, deixa os fios mais finos e as cutículas danificadas. Pode-se perceber uma diminuição no volume.
Durante a gravidez
Graças aos hormônios liberados na gestação, as madeixas ficam mais bonitas. Algumas mulheres sofrem alterações bruscas nos fios: de crespo a liso e vice-versa.
Na menopausa
Os hormônios femininos diminuem e os masculinos prevalecem. Resultado: afinamento dos fios e volume menor. Os cabelos brancos começam a se destacar.
Após os 60 anos
A renovação das células diminui. O couro cabeludo passa a ter a metade da espessura que tinha aos 20 anos. Os brancos são maioria, e o volume diminui bastante.

Vejamos alguns cuidados que devemos ter com nossos cabelos, em todas as idades:
Para quem frequenta praia ou piscina, o sol em excesso e a água também danificam a estrutura capilar, tornando-os mais ressecados e quebradiços, e, para ajudar a evitar maiores danos, siga as instruções:
• Utilize protetores para o cabelo para amenizar os efeitos nocivos;
• Use máscaras capilares reidratante;
• Lave o cabelo com menos quantidade de xampu, deixando-o menos tempo na cabeça;
• Use xampus e condicionadores específicos para quem freqüenta a praia ou a piscina. Depois, aplique um creme leave-in para o seu tipo de cabelo (ou algum pós-sol especifico) para ajudar na recuperação dos cabelos após um dia de sol. Manter os cabelos limpos é essencial para saúde dos fios;
• Evite prender os cabelos molhados. Nessas condições, a pressão sobre os fios pode prejudicar sua estrutura e danificar permanentemente os cabelos.

O calor excita a secreção de glândulas sudoríparas e sebáceas. Por conseqüência, o cabelo geralmente fica mais oleoso e úmido, tornando-se um local ideal para a proliferação de fungos e, principalmente, de bactérias - ambos se alimentam dessas secreções.

Precauções:
• Usar xampus à base de cetoconazol, que são anti-sépticos, antiseborreicos e antifúngicos. Esses produtos, no entanto, só devem ser usados sob receita médica.

http://mdemulher.abril.com.br/cabelos/fotos/saude-dos-fios/como-cabelo-muda-ao-longo-vida-revista-viva-504
http://dicaspara3aidade.blogspot.com/2009/03/verao-dicas-de-saude.html

1 comentários:

  1. Oi!Legal esta matéria! Parabéns! Sabe onde costumo ler matérias muito boas também para a terceira idade? No Portal Clube Vida Moderna. Muita coisa legal! Vários assuntos, blog também, comunidade e até uma agência de empregos só para nós. O endereço é www.clubevidamoderna.com.br. Valeu!

    ResponderExcluir

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena