Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

sexta-feira, 11 de junho de 2010

9 alimentos que prolongam a vida



Com o objetivo de chegar aos nove alimentos que mais reúnem vantagens ao organismo, a revista VivaSaúde consultou médicos de diversas áreas, além de nutricionistas. Juntos, eles listaram os ingredientes que você pode consumir regularmente, se quiser garantir mais longevidade e qualidade de vida nos anos que terá pela frente. Eles atuam sobre o corpo todo, mas cada um tem função especial sobre órgãos como o cérebro, o coração, o pulmão, o intestino, o fígado, o estômago, a pele, os ossos e os olhos.
Se usados com frequência, e na medida certa, os alimentos funcionam como verdadeiros medicamentos. É bem verdade que os resultados aparecem em longo prazo. De qualquer forma, esses elementos naturais, como o nome indica, não oferecem contraindicações e podem ser amplamente consumidos. O que significa que você pode começar já a usufruir de todos os benefícios. Basta sentar-se à mesa.

Sardinha - Aliada especial do cérebro
O ômega-3, do qual a sardinha é uma rica fonte, serve para encapar os neurônios, protegendo-os e facilitando a comunicação entre eles; Ideal de consumo: 150 gramas, uma vez por semana.

Azeite de oliva - Aliado especial do coração
O azeite de oliva extravirgem é rico em gordura monoinsaturada, que ajuda a reduzir os níveis do LDL (colesterol ruim) no organismo, minimizando os riscos de um infarto agudo; Ideal de consumo: 1 colher de sopa por dia, pode ser acrescentado às saladas.

Alho - Aliado especial do fígado
Os compostos sulfurosos do alho ajudam no trabalho de desintoxicação feito pelo fígado: ativam enzimas que inibem o crescimento de bactérias e eliminam substâncias a mais; Ideal de consumo: 6 dentes ao dia, adiconados aos pratos do dia.

Laranja - Aliada especial do pulmão
Alimentos ricos em vitamina C são antioxidantes, reduzem a ação dos radicais livres e previnem o envelhecimento precoce das células pulmonares; Ideal de consumo: 1 laranja por dia, ao natural ou em suco.

Aveia - Aliada especial do intestino
Misturada à água, a aveia se transforma em um gel que ajuda a carregar todas as outras substâncias de que nos alimentamos pelo sistema digestório; Ideal de consumo: 2 colheres de sopa ao dia em vitaminas, sucos, papas...

Brócoli - Aliado especial do estomâgo
O sulforafano, encontrado no brócoli, é um composto capaz de destruir a bactéria Helicobacter Pylori, causadora de gastrite; Ideal de consumo: 100 gramas ao dia.

Leite - Aliado especial dos ossos
Ele é fonte de cálcio, substância que tem papel fundamental no processo de mineralização óssea.
O consumo inadequado de cálcio na infância pode provocar sérias consequências em idade mais avançada. Ideal de consumo: 1 litro por dia.

Soja - Aliada especial da pele
A soja contém grande quantidade de proteínas que favorecem a síntese de colágeno e de ácido hialurônico, o que proporciona mais firmeza e elasticidade à pele; Ideal de consumo: 25 gramas ao dia ou 1/4 de xicara de tofu.

Mamão - Aliado especial dos olhos
É fonte de carotenoides, como o betacaroteno, a zeaxantina e a luteína. O mamão tem ação benéfica sobre os quadros de catarata e pode ajudar a prevenir e a cuidar da doença, evitando que progrida de forma acelerada; Ideal de consumo: 1 fatia por dia.

*** Todos os referenciais de consumo são as dosagens mínimas necessárias.

1 comentários:

  1. Olá indique seus posts no diversus links, agregador somente para postagens referentes a área da saúde.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena