Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

terça-feira, 1 de junho de 2010

PEIXE: O SEGREDO PARA VIVER MAIS.

Os japoneses são o povo que mais vive no mundo. Medicina avançada, boa estrutura de saneamento... esses e outros fatores contribuem muito para a longevidade. Mas um ingrediente é essencial: alimentação à base de peixe

É comprovado cientificamente que a redução de calorias prolonga a vida de camundongos. Isso nunca foi testado em humanos, mas, para o homem, uma redução eficiente seria mudar para a tradicional dieta japonesa, em que se consome, por dia, cerca de 1.500 calorias. O peixe desempenha um papel essencial na dieta de baixa caloria. Para se ter uma idéia, a alimentação considerada saudável nos Estados Unidos, país que consome muita carne vermelha e pouco peixe, contém 2,100 calorias.
Os peixes ainda estão por trás de outra característica dos japoneses: a de não envelhecer muito. O baixo consumo de calorias reduz os efeitos negativos dos radicais livres, moléculas que agem no organismo e estão envolvidas nos efeitos degenerativos do envelhecimento. Pelo fato de possuírem baixo colesterol – e permitirem o aumento do colesterol bom, como faz, por exemplo, o salmão –, os peixes também são responsáveis pela pequena taxa de mortalidade por problemas cardíacos entre os idosos japoneses.
“Peixe é um alimento de baixo valor calórico e alto valor nutricional. A ingestão de peixes de água fria, como salmão, atum, arenque e sardinha diminui o risco de doenças coronarianas”, explica a nutricionista Maria Cecilia Corsi.
Quer mais benefícios? O peixe tem a carne mais saudável que existe. O tipo de gordura presente nele faz com que seja um alimento que deve ser ingerido semanalmente. Um adulto precisa, diariamente, de 1g de proteína para cada quilo de seu peso. Se consumir 125 g de peixe, terá 25 g de proteína, o que representa a metade das necessidades diárias para uma pessoa de 50 kg. A outra metade pode vir de proteínas vegetais (verduras, cereais, legumes e frutas).

Mesmo assim, não é aconselhável substituir o consumo de carne vermelha pelo peixe. “A carne vermelha tem uma proteína superior à do peixe. Possui vitaminas do complexo B, que possuem uma função indispensável na formação do sangue”, diz Maria Cecilia. “A dieta deve ser balanceada. No cardápio semanal de refeições principais, o peixe deve entrar de duas a três vezes por semana; a carne vermelha, duas vezes; a do frango também deve ser ingerida duas vezes”, sugere a nutricionista.

0 comentários:

Postar um comentário

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena