Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

terça-feira, 29 de junho de 2010

TRATE DO CORAÇÃO PARA AGUENTAR A COPA DO MUNDO

Copa do Mundo sem emoção e torcida, não existe.
O evento que move multidões sempre causa euforia e mesmo os torcedores menos fervorosos, ficam apreensivos esperando pelo gol e pela vitória. As mãos suam frio, dá vontade de chorar e na hora que a bola entra (ou não!), haja coração. Durante a Copa de 2006, uma pesquisa realizada pela Universidade de Munique, na Alemanha, demonstrou que o risco de ataques cardíacos entre os alemães triplicava durante os jogos da Copa.
As mulheres sofreram menos, mas também tiveram um aumento no número de ataque cardíaco, cerca 1,8 vezes a mais do que em períodos sem jogos. O problema é tão grave, que nesta Copa, a Sociedade Brasileira de Cardiologia vai realizar uma pesquisa semelhante a da Alemanha e medir a influência de um jogo dramático de futebol sobre a saúde dos torcedores, durante as partidas da Copa do Mundo de 2010. O total de eventos cardíacos do mês de junho e sua gravidade serão correlacionados com crises de arritmias, angina, infartos e derrames durante os jogos na África do Sul.
Para te ajudar a manter a torcida a todo vapor, separamos uma lista com 10 alimentos que vão blindar seu coração.

Alcachofra: Suas fibras são resistentes à ação de enzimas e por isso apresentam muitas vantagens, entre as quais: diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos ; redução do risco de obesidade e diabetes, fatores de risco para a saúde do coração. Uma porção de 100 g possui apenas 50 calorias.

Aveia: Além das fibras insolúveis, a aveia contém uma fibra solúvel chamada betaglucana, que exerce efeitos benéficos ao nosso organismo. Ela retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade, melhora a circulação, controla a glicemia (açúcar no sangue) e inibe a absorção de gordura (colesterol).

Oleaginosas: Nozes e castanhas apresentam grande quantidade de antioxidantes, responsáveis por combater o envelhecimento celular e prevenir doenças coronárias, além de diversos tipos de câncer. A arginina, também presente em quantidades interessantes nas oleaginosas, atua como importante vasodilatador, contribuindo para a redução do risco de desenvolvimento de doenças do coração.

Peixes: Eles são excelente fonte de ácido graxo ômega 3, um tipo de gordura que não é produzida pelo nosso organismo, chamada de insaturada. A gordura insaturada ajuda na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol total do sangue; reduz o risco de formação de coágulos, além de tornar o sangue mais fluido; sendo uma importante aliada na prevenção das doenças cardiovasculares.

Laranja: Rica em vitamina C, a fruta faz bem ao coração porque diminui o colesterol ruim, que entope as artérias, e aumenta o colesterol bom, que tem a função de retirar o colesterol ruim do organismo.

Azeite: É fonte de ácido oléico, que regula as taxas de colesterol e protege contra doenças cardíacas. Faz bem ao aparelho cardiocirculatório e para controlar o diabetes do Tipo 2, reduzindo a taxa glicêmica. É também uma grande fonte de antioxidantes, como a vitamina E.

Vinho: A ingestão moderada da bebida (uma a duas doses por dia) promove elevação de aproximadamente 12% nos níveis de HDL, colesterol bom, semelhante à encontrada com a prática de exercícios. A maioria dos efeitos protetores do vinho tinto são atribuídos aos flavanoides, que possuem propriedades antioxidantes, vasodilatadoras e anti-coagulante plaquetária.

Farelos e cereais integrais: Ajudam a prevenir a prisão de ventre e a diminuir as taxas de colesterol no sangue. Reduzem o risco de alguns tipos de câncer, especialmente os associados à obesidade (no intestino e no estômago) e fortalecem o sistema imunológico.

Soja: Além de ajudar a controlar problemas hormonais para as mulheres que estão na menopausa, a soja é uma excelente opção para quem quer proteger o coração: ela ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL) e fortalece o organismo de infecções.

Chá: principalmente o chá verde, pois os flavonoides, encontrados nesse tipo de chá, funcionam como antioxidantes e ajudam a prevenir a inflamação dos tecidos. Estas substâncias também podem proteger contra a formação de coágulos, que são as principais causas de ataques do coração.
Saiba mais em http://www.minhavida.com.br/conteudo/11460-10-alimentos-que-ajudam-a-blindar-seu-coracao-durante-a-Copa.htm#fotogaleria=8

0 comentários:

Postar um comentário

Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena