Artigos sobre cuidados com Idosos, dicas para o bem viver, receitas culinárias e reflexões sobre temas variados...

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Eta terça feira braba... Um doce para animar!

Musse de Chocolate prática

Ingredientes

 3 ovos
 200g de chocolate meio amargo
 2 colheres (sopa) de açúcar
 1 lata de creme de leite

Modo de Fazer

  1. Bata as gemas até dobrarem de volume
  2. Junte o açúcar e continue batendo
  3. Derreta o chocolate e acrescente à gemada
  4. Junte o creme de leite batendo sempre
  5. Por fim, as claras em neve (bem batidas mesmo) misturando rapidamente na batedeira
  6. Adicione, se quiser, 2 a 3 colheres de licor de cacau para dar um gostinho suave
  7. Leve à geladeira.

Read More

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Sexta, dia de doce.

Este é um doce que só tem no sul do Brasil, é a Cuca. Um tipo de doce, mistura de pão doce e bolo, com ou sem recheio que pode ser servido a qualquer hora do dia, como lanche, sobremesa, café da manhã... Por isso, hoje a receita é de

CUCA ALEMÃ

2 1/2 xicaras de farinha de trigo
6 colheres de açúcar
1 colher de fermento para pão
2 colheres de manteiga sem sal
Raspas de limão
250 ml de leite morno
2 ovos
1 pitada de sal

Cobertura
 1 xícara e 1/2 de farinha1 xícara e 1/2 de açúcar
1 colher de chá canela em pó
2 colheres de manteiga sem sal

Modo de fazer

Misture o fermento com 1 colher de açúcar e metade do leite e deixe levedar por 30 minutos. Misture os outros ingredientes com o fermento e misture em uma tigela com a farinha, (a massa fica pegajosa).
Farofa: Misture os ingredientes formando uma farofa.
Coloque a massa em uma forma untada com auxílio de uma colher, deixe crescer, regue com a farofa e leve para assar por aproximadamente 30 minutos. Se quiser rechear pode colocar creme de chocolate, geléia de frutas ou outro doce de sua preferência em cima da massa, antes de deixar crescer, entre a massa e a farofa. Asse normalmente.
Read More

quinta-feira, 19 de julho de 2012

LIBERANDO ALEGRIA

Em nosso organismo, temos diversas fontes causadoras do bem estar. Uma delas é a endorfina.
A endorfina é um neurotransmissor, como a noradrenalia, a acetilcolina e a dopamina. São substâncias químicas utilizadas pelos neurônios (células do sistema nervoso) para a comunicação entre  eles e o restante do organismo. Sua denominação se origina das palavras "endo" (interno) e "morfina" (analgésico).
Existem mais de 10 tipos diferentes de endorfinas no nosso sistema nervoso, sendo a beta-endorfina a mais eficiente. Ela transmite ao cérebro o efeito de euforia. A endorfina é produzida em resposta à atividade física, relaxando e dando prazer, despertando  sensação de euforia e bem estar.
A beta-endorfina possui diversas funções no organismo como:
• Ativar a memória;
• Reforçar a resistência;
• Estimular o bom humor;
• Reforçar o sistema imunológico;
• Melhorar a disposição mental e física;
• Aliviar dores musculares;
• Ativar a concentração;
• Combater os radicais livres, ou seja, age contra o envelhecimento;
• Prevenir os vasos sanguíneos de possíveis lesões.
São muitas as maneiras de estimular a produção da adrenalina no organismo, mas a mais eficaz e garantida é a pratica de atividades físicas; após trinta minutos de exércíco, respeitando-se as limitações de cada um, a substância é liberada no organismo cumprindo a sua função.
Outra maneira de liberar é com o consumo de alimentos como o chocolate, cereais, banana e a pimenta que estimulam a produção.
O sexo é também um contribuinte para que a endorfina e muitos outros hormônios sejam liberados e estimulados no organismo fazendo a prevenção de algumas doenças e garantindo o equilíbrio.  Hábitos de vida saudável são a garantia de uma vida mais equilibrada e feliz.
Read More

terça-feira, 17 de julho de 2012

Como consertar unha quebrada

unha quebradaVocê sabia que tem jeito de consertar uma unha quando quebra?
Estou com as minhas unhas lindas!!! Nunca as tive tão compridas e bonitas... no outro dia fiquei super frustrada quando quebrou uma delas, bem a do indicador.
Bem, eu resolvi meu problema e vou deixar aqui as dicas para ajudar vocês.

Dica Nº 1 - Lave bem as mãos e seque-as com muito cuidado e bem secas. Use uma gota de cola para unhas postiças, colocando com cuidado na parte quebrada da unha, se possível cole entre as bordas quebradas e espalhe um pouco em cima da unha. Por cima da unha, cole um quadradinho de lenço de papel ou de filtro de café. Corte o quadradinho um pouco maior que o 'rasgo' da unha e sobreponha no local quebrado. Agora coloque mais uma gota de cola em cima do quadradinho de papel. Espere secar, lixe com lixa de polir unha e passe o esmalte. Fica muito bom.

Dica Nº 2 - Da mesma forma que na dica anterior, prepare a unha. Use uma cola instantânea, tomando muito cuidado. Melhor usar a cola com a ajuda de um palito. Coloque uma gota numa superfície e use o palito para colocar na unha. Passe a cola pelo local quebrado. Use fiapos de algodão para colar em cima do quebrado. Coloque mais uma gota de cola e deixe secar. Lixe para igualar e passe esmalte.

Ah, esqueci de falar antes que a unha deve estar sem o esmalte.
Outra dica: na hora de lixar precisa tomar cuidado pra não lixar demais e tirar o papel ou o algodão colado.

Espero que tenha ajudado!!!
Read More

TEMPO E IDADE

"A jovialidade e a coragem da vida, características da juventude, devem-se em parte ao facto de estarmos a subir a colina, sem ver a morte situada no sopé do outro lado. Porém, ao transpormos o cume, avistamos de facto a morte, até então conhecida só de ouvir dizer. Ora, como ao mesmo tempo a força vital começa a diminuir, a coragem também decresce, de modo que, nesse momento, uma seriedade sombria reprime a audácia juvenil e estampa-se no nosso rosto. Enquanto somos jovens, digam o que quiserem, consideramos a vida como sem fim e usamos o nosso tempo com prodigalidade. Contudo, quanto mais velhos ficamos, mais o economizamos. Na velhice, cada dia vivido desperta uma sensação semelhante à do delinquente ao dirigir-se ao julgamento.
Do ponto de vista da juventude, a vida é um futuro infinitamente longo; do da velhice, é um passado bastante breve. Desse modo, o começo apresenta-se-nos como as coisas ao serem vistas pela lente objectiva do binóculo de opera; o fim, entretanto, como se vistas pela ocular. É preciso ter envelhecido, portanto ter vivido muito, para reconhecer como a vida é breve. O próprio tempo, na juventude, dá passos bem mais lentos. Por conseguinte, o primeiro quartel da vida é não só o mais feliz, mas também o mais longo, e deixa muito mais lembranças, sendo que cada um poderia contar muito mais coisas sobre ele do que sobre o segundo quartel. Como na primavera do ano, também na da vida os dias acabam por tornar-se incomodamente longos. No outono de ambos, tornam-se mais breves, porém mais serenos e constantes."

Arthur Schopenhauer, in 'Aforismos para a Sabedoria de Vida'
Read More

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Hoje é dia de doce e o doce é.... Bolo de Chocolate molhadinho!

Muito fácil, é prático para a hora do lanche, é perfeito! Não leva gordura na massa, fica tipo pão de ló, bem leve.

Ingredientes
Bolo de Chocolate Molhadinho Receita Ana Maria Braga   Passo a Passo bolo de chocolate molhadinho
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de leite
  • 6 colheres de sopa cheias de chocolate em pó
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 6 ovos
Modo de Fazer
  1. Bata as claras em neve, acrescente as gemas, bata novamente, coloque o açúcar e bata outra vez
  2. Coloque a farinha, o chocolate em pó, o fermento, o leite e bata novamente
  3. Unte uma forma e coloque para assar por aproximadamente 40 minutos em forno médio
  4. Enquanto o bolo assa, prepare a cobertura com  1 copo de açúcar, 2 colheres de chocolate em pó, 1 colher de margarina, meio copo de leite e leve ao fogo até começar a ferver
  5. Jogue quente sobre o bolo já assado
  6. Está pronto! Sirva quente ou gelado, como preferir. 
Read More

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Com que unha eu vou???

As unhas e a escolha da cor dos esmaltes são de grande importância para as mulheres. “Unhas bem-feitas denotam mulheres seguras e bem posicionadas em suas carreiras”, garante o consultor de imagem Alexandre Krizek. Então, aproveite os conselhos para investir nesse detalhe do seu visual:

Entrevista de emprego
Invista nas cores mais claras, como os tons de branco, bege e rosinha. Evite unhas muito detalhadas: seja discreta!
Primeiro dia de trabalho
Unhas para cada ocasiãoAposte em uma base incolor ou um esmalte claro, já que você não sabe qual é o padrão da empresa.
Almoço de negócios
“A opção varia de acordo com a atividade. Empresas conservadoras, por exemplo, pedem unhas mais claras. Se for trabalhar de social, pode arriscar um cinza ou marrom-café, porém, evite os tons de vermelho”, sugere Alexandre Krizek.
Dia a dia no emprego
Observe como as colegas se portam, de acordo com o ambiente de trabalho, tendo sempre bom-senso na escolha dos esmaltes. Se não quiser arriscar, prefira cores neutras.
Encontro romântico
Aproveite a ocasião para utilizar os esmaltes que você mais gosta. “Fique livre com relação às cores: o pretendente tem que gostar de você do jeito que você é”, destaca Krizek.
Festas de casamento ou formatura
De acordo com o consultor de imagem, as festas pedem unhas mais elaboradas e você pode investir nas cores. As francesinhas também são uma boa opção, mas evite strass e adesivos. Escolha uma cor que harmonize com seu vestido.
Barzinho ou balada
Essa é a hora de ousar, investindo em cores, brilho e até glitter sobre os esmaltes, o que é uma tendência. Mas lembre-se de escolher opções que você gosta e que combinam com seu estilo.
Viagem de férias ou final de semana
“Como você provavelmente irá usar várias cores de roupas, esmaltes de cores neutras são ótimas opções, já que nunca irão interferir em seu vestuário”, aconselha o especialista.
Compras ou cinema
A dica é apostar nas mais variadas cores e tipos de esmaltes que lhe agradam. Escolha o que está na moda sem abrir mão do seu estilo pessoal.

Matéria baseada em http://papofeminino.uol.com.br/2011/revistas/malu/unhas-para-cada-ocasiao/
Read More

quarta-feira, 11 de julho de 2012

A ansiedade nos eventos do dia a dia


A ansiedade é uma característica da vida moderna que vem se mostrando cada vez mais e a cada dia, atingindo todas as faixas etárias.

É muita informação recebida num ritmo exagerado. Isso faz com que nosso cérebro se acelere de forma absurda e provoque uma descarga no sistema nervoso, causando excitação e desconforto.

Você já acorda cansado e não entende porque dormiu e não descansou. Estamos vivendo uma época de transição na história da humanidade. Temos tanta coisa disponível aos sentidos do homem. O progresso faz com que tudo se acelere. Aceleramos o ritmo de nossos sentidos diariamente. Isso não faz parte da natureza do ser humano.

Se você está no trânsito, tem uma gama de informações e propagandas que assimila. Olhando para qualquer dos lados, temos informação: seja de placas, figuras ou de informações auditivas que simultaneamente acontecem: buzinas, barulho dos veículos, vozes, motos, sirenes... Isso sem falar no celular que toca quando você mais precisa que ele se cale...

Toda essa aceleração provoca seu cérebro de alguma maneira. O resultado é que ele acaba tendo uma sobrecarga permanente que lhe causa estresse. E ele não dá conta do recado.

Na hora de dormir, se você não está completamente cansado a ponto de quase desmaiar, passa pela nossa cabeça um filme de tudo o que aconteceu e do que poderia ter acontecido durante o dia, de forma que o cérebro continuará trabalhando. A probabilidade de vir uma insônia carregada das incertezas diárias é enorme. Um receio que, dependendo da noite, poderá se transformar no maior dos medos. Seu corpo reage, você sua frio, não acha posição na cama e acorda na manhã seguinte, todo dolorido, além do cansaço.

Para ajudar a relaxar, existem diversas estratégias que podem ser usadas: um banho bem quente, um chá forte de camomila, um livro envolvente. Enfim, cada um busca uma forma de driblar a insônia. Não ligue a TV. Tem coisa pior que um noticiário ou um filme agressivo numa madrugada dessas

Todos nós estamos vivendo essa realidade. Uns com menor, outros com maior intensidade. Faz parte da vida contemporânea. Aí acordamos cansados. Temos a impressão de que não dormimos; a sensação é a de que tudo está atrasado e de que o dia precisaria ter bem mais horas

Vocês já perceberam que é à noite que tudo parece pior? A mim parece que quando clareia o dia, clareia junto alguma possibilidade que eu não havia vislumbrado...

Quando estamos assim, qual seria a possibilidade de diminuir tudo isso, excetuando-se remédios? Remédios só em caso extremo e com acompanhamento médico.

Penso que pessoas muito ambiciosas têm uma dificuldade em grau maior para lidar com a ansiedade. Não é necessário que se deixe de sonhar, mas, como eu sempre digo, “cabeça nas nuvens, pés no chão”. Sonhe, mas dentro da sua realidade, não queira coisas inatingíveis. Um passo de cada vez para chegar ao outro lado. Precisamos viver o agora. O tempo mais importante é o AGORA; nem temos certeza se o amanhã irá chegar.

A questão da ansiedade é real e faz parte do nosso dia a dia. Precisamos encontrar uma forma de conviver com ela sem nos prejudicar. Não existe uma fórmula definida pra isso, cada um de nós precisa encontrar a sua maneira de se adequar.
Read More

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Está de volta a sexta doce!

Para esta volta, um doce especial:

TORTA HOLANDESA

Você vai precisar de :

Creme::
  • 250 g de margarina
  • 180 g de açúcar refinado
  • 600 ml de creme de leite sem soro
  • 80 ml de leite condensado
Base::
  • 200g de biscoito maizena
Cobertura::
  • 200 g de chocolate meio amargo
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 10 g de margarina
Lateral::
  • 1 pacote de biscoito calipso
Modo de fazer

Creme:
  1. Bata na batedeira a margarina e o açúcar até obter um creme claro
  2. Acrescente o leite condensado e continue batendo
  3. Coloque o creme de leite e mexa bem
Cobertura:
  1. Derreta a barra de chocolate no microondas ou em banho-maria até ficar bem derretido, aqueça o creme de leite sem deixar ferver
  2. Misture o chocolate, a margarina e o creme de leite até ficar um creme bem homogêneo
Montagem:
  1. Coloque as bolachas maizena em baixo (forrando o fundo), dos lados da forma coloque os biscoitos calipso ou qualquer outro de sua preferência; deixe espaço entre um e outro, e adicione o creme levemente para que as bolachas não saiam do lugar; 
  2. Espalhe a cobertura. 
  3. Sirva como desejar
  4. Obs: Usar forma de fundo falso
Read More

terça-feira, 3 de julho de 2012

Auto Estima

papel de parede FloresSe um dia alguém fizer com que se quebre a visão bonita que você tem de si,
com muita paciência e amor reconstrua-a!
Assim como o artesão recupera a sua peça mais valiosa que caiu no chão,
sem duvidar de que aquela é a tarefa mais importante,
você é a sua criação mais valiosa.
Não olhe para trás. Não olhe para os lados.
Olhe somente para dentro, para bem dentro de você e faça dali o seu lugar de descanso, conforto e recomposição.
Crie este universo agradável para si.
O Mundo agradecerá o seu trabalho.

Achei linda esta poesia. Encontrei-a no endereço que segue. 
Read More

PRINCIPAIS DOENÇAS PSICOLÓGICAS DA ATUALIDADE

Conheça as principais doenças psicológicas

As doenças psicológicas estão diretamente ligadas aos sentimentos, as emoções. Hoje essas patologias não escolhem idade para aparecer. É preciso ficar atento para poder decifrar os sintomas das doenças psicológicas. Na maioria das vezes as pessoas sofrem por anos e não se dão conta de que há tratamento para essas doenças e que elas podem viver bem melhor se controladas.
Atualmente mais da metade da população mundial sofre com problemas psicológicos causados pela sociedade, seja pelo medo e a insegurança, a falta de estabilidade financeira e muitos outros fatores externos são os principais responsáveis pelo desenlace de um quadro clínico indesejável.

As principais doenças psicológicas da atualidade

Depressão – a depressão hoje afeta milhões de pessoas no mundo todo, por isso ela é considerada prioridade. Os sintomas dessa doença são comuns e fáceis de serem identificados, vejam quais são: tristeza, apatia, ansiedade, choro frequente, angústia, grande irritação, desespero, falta de sentimento, tédio, culpa, fadiga, desânimo, falta de apetite ou apetite exagerado,baixa autoestima, falta de desejo sexual e muitos outros. Os sintomas podem variar conforme cada indivíduo.
A depressão geralmente aparece quando algum caso muito grave acontece na vida da pessoa como: perda do emprego, morte de um ente querido, perda da casa, mudança de status, separação, e muitos outros acontecimentos. A depressão varia conforme a sensibilidade de cada pessoa.
O tratamento é a base de medicamentos controlados que só um médico especialista - psiquiatra - pode receitar mediante diagnóstico, e terapia com um psicólogo para amenizar o trauma.

Ansiedade – a ansiedade é ocasionada diante uma situação de perigo em que a pessoa se encontra em grande excitação. Esse sentimento é denominado ansiedade. A ansiedade está ligada a uma grande quantidade de sentimentos como: medo, apreensão, angústia, inquietação, desassossego que provoca na pessoa mal estar e muita tensão.
A pessoa que sofre de ansiedade tem dificuldade para dormir, o sono pode ser agitado ou leve, fazendo com que a ela se sinta cansada, sem energia, mas também podem ocorrer dores de estômago, perturbações intestinais e má digestão.
Os sintomas mais comuns da ansiedade são físicos. Entre eles estão a taquicardia, tensão muscular, sudorese, dor de cabeça, dor no peito falta de ar e tensão muscular. O tratamento para a ansiedade deve ser feito com acompanhamento médico, para que o paciente possa sentir melhora acentuada através de medicamentos controlados e como os outros transtornos, combinar o tratamento farmacológico com a terapia psicológica.

Transtorno Bipolar – a bipolaridade é uma doença que faz com que a pessoa tenha estados de euforia extrema e de tristeza extrema simultaneamente. O problema da pessoa que tem bipolaridade é que o humor está sempre em constantes mudanças, sem meio termo: é sempre extremo, ou está muito feliz ou muito triste. Quando o bipolar está em crise pode extrapolar e ter reações que fogem do controle e podem gerar muito sofrimento.
Geralmente a pessoa que sofre de bipolaridade está sempre em conflito e pode ter dificuldades em se relacionar com as outras pessoas a sua volta. Por isso o tratamento é indispensável com medicamentos estabilizadores de humor que são prescritos por médicos psiquiatras e é muito importante também o tratamento psicológico.

A cura das doenças psicológicas

É muito difícil avaliar a cura das doenças psicológicas, pois cada pessoa responde ao tratamento de maneira diferente. Alguns podem desenvolver uma crise devido a uma situação extrema e depois do tratamento, nunca mais se repetir. Outros necessitam fazer tratamento por toda a vida para poder viver de forma mais tranquila e saudável.

Os portadores destes tipos de transtorno necessitam de acompanhamento médico e psicológico periodicamente. Todo portador de qualquer tipo de transtorno pode conviver tranquilamente em sociedade e levar uma vida normal, desde que seja feito o acompanhamento por profissional especializado.

Read More

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Fábula da borboleta

Na postagem de hoje, deixo apenas uma fábula para que possamos refletir o quanto de verdade tem nisso e como podemos aplicar em nosso dia-a-dia.

Um homem, certo dia, viu surgir uma pequena abertura num casulo. Sentou-se perto do local onde o casulo se apoiava e ficou a observar o que iria acontecer, como é que a lagarta conseguiria sair por um orifício tão miúdo. Mas logo lhe pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso, como se tivesse feito todo o esforço possível e agora não conseguisse mais prosseguir. Ele resolveu então ajuda-la: pegou uma tesoura e rompeu o restante do casulo. A borboleta pôde sair com toda a facilidade... mas seu corpo estava murcho; além disso, era pequena e tinha as asas amassadas.
O homem continuou a observá-la porque esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e se estendessem para serem capazes de suportar o corpo que iria se firmar a tempo. Nada aconteceu! Na verdade a borboleta passou o restante de sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Nunca foi capaz de voar.
O que o homem em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura eram o modo pelo qual Deus fazia com que o fluido do corpo daquele pequenino inseto circulasse até suas asas para que ela ficasse pronta para voar assim que se livrasse daquele invólucro.
Algumas vezes o esforço é justamente aquilo de que precisamos em nossa vida. Se Deus nos permitisse passar através da existência sem quaisquer obstáculos, Ele nos condenaria a uma vida atrofiada. Não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nunca poderíamos alçar vôo
Fonte: "Para que minha vida se transforme"- Maria Salette e Wilma Ruggeri - Editora Verus
Read More

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Delírio x Delirium

Existe muita confusão no uso destes dois termos: delírio x delirium. O primeiro é um sintoma observado principalmente nas esquizofrenias e o segundo é uma categoria diagnóstica da Classificação Internacional de Doenças, a CID-10 (OMS, 1993) e do DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico da Associação Psiquiátrica Americana- APA, 1994). A palavra delírio etimologicamente significa "sair dos trilhos" (de: fora; e liros: sulcos). Por definição o conceito de delírio consiste em alteração do juízo de realidade (capacidade de distingüir o falso do verdadeiro) e implica em lucidez da consciência. Ou seja, para que se use o termo "delírio" Jaspers propõe que esta alteração do juízo não seja decorrente de uma perturbação da inteligência nem que seja secundário a um estado de consciência momentaneamente alterado. Quando a alteração de juízo é decorrente de um distúrbio da consciência, chamamos, então, de "delirium".

Para Nobre de Mello, é compreensível esta confusão, já que, além da semelhança entre os dois termos, também há um denominador comum que é a "atividade delirante do pensamento". Este autor explica:

"Pois bem: essa atividade anormal envolve modificações específicas da execução psíquica, que atingem e comprometem à intencionalidade do ato noético e dão origem tanto num como noutro caso, a desordens da apreensão das relações significativas puras, que constituem, em última instância, a base supra-individual do entendimento interhumano".

Em outras palavras, indivíduos acometidos tanto de delirium como de delírio têm alterações do pensamento (ato noético) no que se refere à compreensão do significado dos fatos. Estas alterações terminam por comprometer a interação com outras pessoas.

Do ponto de vista fenomenológico os pacientes com delirium (transtorno mental orgânico) têm alteração da atenção, da memória e consequentemente da orientação. Não apresentam pensamento sistematizado, somente fragmentos. Parecem não estar compreendendo o que se passa a sua volta. Existe piora noturna e em qualquer situação que diminua o "input" sensorial, já que sua atenção está reduzida. Podem apresentar alterações da psicomotricidade principalmente agitação noturna, retirando equipos de soro, sondas vesicais ou tentando pegar pequenos animais onde não há nada (alucinose visual). Por outro lado, se beneficiam de dados ou pessoas familiares, de ambientes calmos e iluminados. E suma, em vigência de uma desorganização das funções psíquicas (insuficiência cerebral aguda), os indivíduos ficam confusos. Por isso, frequentemente utilizamos outro termo para designar a síndrome que estes pacientes apresentam que é o "estado confusional". Em geral existe inversão do ciclo sono/vigília (os pacientes agitam à noite e ficam sonolentos durante o dia) e pode-se observar seu aparecimento de maneira abrupta relacionado a doenças físicas e/ou uso de medicamentos. Para maiores detalhes leia mais adiante as apresentações clínicas e etiologia do delirium.

Continuando com a fenomenologia, nos pacientes com delírio (principalmente visto na esquizofrenia), ocorre alteração do conteúdo do pensamento, mas não da memória e da atenção. Quando há a alteração da orientação está se dá em decorrência do delírio, sendo mais frequente a "dupla orientação". Assim o paciente informa corretamente o seu nome, idade, endereço, sabe a data e local onde está, mas, ao mesmo tempo, acredita ser "Jesus Cristo" e diz morar em "Jerusalém". Ocorre um distúrbio do juízo crítico não influenciado na sua lógica e coerência por qualquer outra experiência psicológica, não se deixando refutar pelo pensamento lógico. Ao contrário dos pacientes com delirium, os esquizofrênicos relatam uma transformação do mundo, no qual ocorrem novas significações. Em geral, ocorre uma fase inicial que chamamos de humor delirante, quando o paciente começa a perceber esta alteração do mundo. Nobre de Mello cita algumas indagações que estes pacientes frequentemente fazem nestes períodos: "Há qualquer coisa no ar"... "Essa luz, essa claridade, positivamente não são comuns. Tudo agora está mudado". Gradualmente, vão surgindo novos significados. Para Jaspers, nos esquizofrênicos "não se destrói a crítica. Coloca-se apenas a serviço do delírio. O doente pensa, examina razões e contra-razões assim como o faria se fosse sadio". Nobre de Mello descreve o novo mundo que os esquizofrênicos vivenciam, da seguinte maneira:

"Dir-se-ia que todo o mundo perspectivo circundante do enfermo passa a encher-se de significações ocultas, dantes inexistentes, abrangendo coisas, objetos, animais pessoas, um universo, enfim, de significações novas, que os doentes se esforçam em vão por aclarar. Tudo em torno adquire sentido. Não há evento, por mais banal e rotineiro, que não encerre alguma intenção, que o paciente deseje ardentemente decifrar. Tudo quer dizer alguma coisa. Nada ocorre por acaso".

Matéria completa pode ser encontrada em http://www.ccs.ufsc.br/psiquiatria/98dest-deli.html




Read More

Voltando...

Bom Dia pessoas!!!
Depois de um longo período de abandono, ou melhor, em standby, estamos retornando às postagens.
Sou grata a todos que fizeram visitas ao blog mesmo durante todo o tempo em que esteve inerte, rsrs. Vamos em frente, a vida segue e a luta continua...
Read More
Mari Salete Oldoni. Tecnologia do Blogger.

© VELHOS - IDOSOS IDOSOS, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena